O que causa as rugas prematuras e como prevenir esse problema?

7 minutos para ler

É comum acreditar que as linhas de expressões serão adquiridas somente ao atingir uma idade mais avançada, pois essa condição da pele está diretamente ligada ao envelhecimento. No entanto, a falta de alguns cuidados diários também pode favorecer o aspecto mais cansado da pele causando as rugas prematuras, que não estão relacionadas com o passar dos anos.

Esse envelhecimento precoce é muito comum e está totalmente associado aos maus hábitos que as pessoas têm em seu dia a dia. Afinal, as rugas podem surgir, por exemplo, com a movimentação excessiva dos músculos, assim como podem ser causadas por agentes externos como exposição ao sol, tabagismo, má alimentação, sono desregulado, entre outros fatores.

Quer saber o que são as rugas prematuras e como preveni-las? Então continue lendo este artigo para descobrir como manter a saúde e equilíbrio, de modo que a pele fique ainda mais bonita.

O que são rugas e linhas de expressão?

Quando essas marcas tão temidas surgem, significa que o seu corpo está dizendo que a sua pele está envelhecendo. Isso pode acontecer de várias maneiras, sendo a mais comum (ou, pelo menos, a mais conhecida) por conta da idade.

Conforme o tempo passa, a pele perde substâncias que proporcionam a sua sustentação como o colágeno, elastina e o ácido hialurônico. Além disso, as expressões faciais favorecem o aparecimento de sinais relacionados aos movimentos mais frequentes. Tudo isso, resulta em marcas e linhas, as tão temidas rugas, principalmente nas peles mais maduras.

O que são rugas prematuras?

Como visto, o aparecimento das rugas pode ser causado por fatores internos ou por condições induzidamente externas. Isso porque uma má qualidade de vida pode ser brutal para sua aparência, já que muitos hábitos inadequados fazem com que você aparente ser muito mais velho do que realmente é.

O ideal, realmente, é que o seu cuidado com a pele fosse contínuo, pois quando cuidamos mal da epiderme, as rugas no rosto podem surgir a partir de qualquer idade, desde que você seja exposto a grandes causadores.

Por exemplo, quando uma pessoa trabalha a céu aberto, em constante contato com o sol, e não protege seu rosto, tem grandes chances de apresentar marcas antes do esperado. O mesmo ocorre com quem frequentemente tem noites de sono mal dormidas ou faz uso de cigarros. Quando isso ocorre com o público mais jovem, são conhecidas como rugas prematuras.

Quais são os tipos de rugas?

Rugas não são marcas únicas e uniformes, por isso, podem surgir de diversas maneiras em seu rosto. Elas também variam conforme a causa, profundidade e local do rosto. Os sinais mais comuns são:

  • bigode chinês — é uma marca de expressão que sai da região do nariz, desce até a lateral da boca e a sua origem é devido à diminuição de gordura naquele local, que causa uma deformação na elasticidade;
  • pés de galinha — essas sãs as marcas que ocorrem em torno da região dos olhos e se estendem para as laterais;
  • linhas de marionete — são conhecidas por serem localizadas no canto da boca, descerem até o queixo e, muitas vezes, ligarem-se ao bigode chinês, tornando-se grandes marcas;
  • sulcos faciais — são deformidades na pele, mais severas que as linhas de expressão, e que surgem em graus maiores de desgaste da elasticidade da pele e sua origem se dá por conta da diminuição de gordura naquele local do rosto.

Além desses tipos, as rugas ainda podem ser classificadas em grupos de acordo com a sua origem:

  • gravitacionais — acontecem devido à gravidade, que é a força que conduz algo para baixo e, dessa maneira, o efeito é determinado conforme o tipo de pele, genes ou cuidados diários com o rosto;
  • Dinâmicas – tem origem a partir das expressões dos músculos da face, com movimentos usados para falar e sorrir. No entanto, o causador da ruga dinâmica pode ser diferente para cada pessoa, já que as expressões e o modo como gesticulam não são os mesmo.
  • Origem mista – é uma combinação dos tipos de rugas gravitacionais e dinâmicas, que surgem principalmente no pescoço, logo abaixo do queixo, devido à gravidade, como também aparece nas linhas de expressões, por causa da repetição facial.

Quais são as principais causas das rugas prematuras?

Rugas prematuras devem ser uma grande preocupação de jovens com vidas agitadas e hábitos não saudáveis, que acabam contribuindo para os fatores de risco e o surgimento dessas marcas no rosto.

Por isso, fique por dentro e confira, a seguir, as principais causas do envelhecimento precoce da pele!

Cigarro

Fumar pode causar diversos problemas como câncer, mau hálito, danos os dentes e, claro, o envelhecimento da pele. A nicotina presente no cigarro gera problemas na pele por dificultar sua respiração. Além disso, o tabagismo também contribui para o surgimento de rugas ao redor dos lábios, já que o movimento nessa região é contínuo.

Estresse

O estresse, dependendo de sua intensidade, naturalmente modifica sua face. Na parte hormonal, libera substâncias como adrenalina e cortisol, que aceleram e promovem o envelhecimento da pele deixando-a com aspecto do rosto cansado. Além do mais, as rugas de preocupação favorecem o aumento de radicais livres e a alopecia (perda de cabelo).

Alimentação

Uma alimentação ruim pode diretamente prejudicar sua pele. Dessa maneira, insistir em uma dieta carente de alimentos ricos em vitamina C dificulta a produção do colágeno, assim como a ingestão exagerada de carboidratos aumenta a rigidez da pele, o que diminui a sua elasticidade e causa as rugas prematuras.

Genética

Todo o processo que o organismo realiza para o controle de envelhecimento e formação de novas células está preestabelecido em nosso DNA. Por isso, mesmo cuidando rigorosamente da pele, pode ocorrer a formação de rugas precoces.

Falta de sono

A carência de sono é outro grande fator que gera problemas à saúde e, ao mesmo tempo, forma rugas. Isso acontece porque o colágeno é produzido pelo organismo durante o processo de dormir, assim como a formação de novas células. Por isso, após a limpeza e hidratação da pele, é fundamental dormir bem por aproximadamente 8 horas por noite.

Expressões faciais exageradas

Utilizar exageradamente os músculos faciais torna muito mais rápido o desgaste da elasticidade de seu rosto. Realizar ações como franzir a testa e sorrir muito frequentemente com esforço aumentam suas chances de rugas.

Dessa forma, é essencial ter uma grande preocupação com sua pele e buscar sempre os melhores métodos para evitar as rugas. Por exemplo, prefira sempre produtos de qualidade e hidratantes ricos em vitamina C, que é um antioxidante, para retardar o surgimento de marcas na pele.

Ademais, lembre-se de escolher um dermocosmético certo para evitar as rugas e linhas de expressão. Para isso, é importante consultar um dermatologista para que ele indique o produto e tratamento adequados para o seu tipo de pele.

Como visto, com dieta balanceada, ingestão adequada de líquidos, uso do protetor solar e hábitos de uma vida saudável, também é possível prevenir o surgimento de rugas prematuras. Sendo assim, basta cultivar algumas novas práticas e colocar a saúde sempre em primeiro lugar para manter a beleza de sua pele.

Gostou do nosso artigo e quer prevenir as rugas desde cedo? Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Posts relacionados

Deixe um comentário