Entenda o que é drenagem facial e como fazer em casa

4 minutos para ler

Para eliminar a retenção de líquidos pelo corpo, é comum as pessoas optarem pela drenagem linfática. Mas, essa técnica também pode ser aplicada no rosto, já que a drenagem facial ativa a circulação sanguínea e melhora a aparência da pele, além de proporcionar outros benefícios.

A boa notícia é que esse procedimento pode ser feito em sua própria casa — basta tomar alguns cuidados para realizar ou escolher um bom profissional especializado.

Assim, reservando alguns minutos, você poderá recuperar a vitalidade da sua pele e a sensação de bem-estar. Interessou-se? Então, continue lendo este post e saiba tudo sobre o procedimento.

O que é a drenagem facial?

É uma massagem facial que tem como objetivo estimular o sistema linfático, para que ele atue de maneira mais eficaz e traga melhorias para o rosto. Dessa forma, tanto mulheres quanto homens podem realizar o procedimento, independentemente da idade.

Como fazer drenagem facial em casa?

É uma técnica simples, que pode ser feita por um profissional ou pela própria pessoa em casa, utilizando o auxílio de um espelho. O procedimento pode ser realizado todos os dias e dura, em média, dez minutos, com movimentos suaves e circulares de seis a dez repetições. No entanto, para conseguir o efeito esperado, é importante seguir alguns passos. Veja a seguir!

Preparar a pele

Primeiramente, você deve realizar uma boa limpeza e aplicar um hidrante que possa potencializar o efeito da drenagem, facilitando o deslizamento dos dedos.

Estimular os gânglios

Os linfonodos devem ser estimulados, sendo pressionados levemente, como em frente ao lóbulo, no osso atrás da orelha, abaixo da mandíbula e do queixo.

Iniciar pelo pescoço

Com os dedos acima da clavícula, pressione levemente para estimular a linfa. Posteriormente, faça movimentos em direção à clavícula na lateral do pescoço e nuca.

Realizar massagem no queixo

Posicione as pontas dos dedos médios e indicadores abaixo do lábio inferior e massageie até o queixo. Faça movimentos circulares do queixo para o lábio superior.

Fazer a drenagem nas bochechas e no nariz

Posicione as pontas dos dedos na bochecha e faça movimento em direção às orelhas. Da mesma forma, realize a drenagem da lateral do nariz e abaixo da pálpebra inferior até as orelhas.

Efetuar a massagem na região dos olhos

Coloque os dedos na lateral do rosto e realize os movimentos do canto dos olhos e sobre a pálpebra superior até as orelhas.

Executar a drenagem na testa

Para finalizar, posicione as pontas dos dedos na região da testa e realize movimentos circulares até a região das orelhas.

Quais são os cuidados indicados?

A drenagem facial é indicada para qualquer pessoa, porém, em caso de alguma doença de pele grave — como acne severa, câncer ou, até mesmo, sensibilização e alergias cutâneas —, o médico deve ser consultado antes de realizar o procedimento.

Além disso, a técnica deve ser aliada aos cuidados de rotina, utilizando produtos de acordo com o seu tipo de pele. É importante também sempre realizar com movimentos leves e circulares no sentido dos gânglios linfáticos. O ideal é que a drenagem facial seja feita por um profissional habilitado, pois, caso seja realizada de maneira errada, não terá efeito nenhum.

Quais são os benefícios da drenagem facial?

A drenagem facial é recomendada para fins terapêuticos e estéticos, pois promove diversos benefícios, especialmente para as pessoas que têm problemas de acne, estimulando a circulação e diminuindo as espinhas. A técnica também tonifica a pele do rosto, ajuda a eliminar toxinas e ainda previne o surgimento de rugas, sendo muito indicada como complemento no tratamento de hematomas oriundos de cirurgias plásticas e traumas.

Seus benefícios ainda suavizam manchas superficiais e diminuem linhas de expressão, já que estimulam a oxigenação dos tecidos e contribuem para uma melhor aparência do rosto. Contudo, sem os devidos cuidados com a pele, a drenagem facial por si só não substitui a eficiência de um procedimento mais focado. Mas, é um excelente auxiliar quando associado a bons hidratantes, cremes antioxidante e pró-idade. Por isso, para garantir benefícios sem correr risco, consulte o dermatologista e tenha uma pele revigorada.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a visita e saiba como deixar a pele limpa com um detox facial. Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário