Conheça 11 alimentos bons para a pele para incluir na dieta!

Conheça 11 alimentos bons para a pele para incluir na dieta!

17 de junho de 2019 0 Por admin

Muito além dos tratamentos externos, apostar em alimentos bons para a pele é uma excelente forma de manter o rosto saudável, macio e livre de manchinhas. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, como vitaminas, ômega-3 e colágeno, pode ser a chave para conquistar uma cútis mais bonita e sem imperfeições.

Alguns alimentos, além de nutritivos, têm propriedades que auxiliam na circulação sanguínea, combatem inflamações, trabalham na renovação celular e contam com ação antioxidante, protegendo as células contra os radicais livres. Quer conhecer quais são eles? Confira agora mesmo!

1. Tomate

Sabe por que o tomate tem a cor vermelha? Isso acontece em razão de uma substância chamada licopeno. Essa mesma substância é uma grande aliada no combate aos sinais do envelhecimento, suavizando rugas e linhas finas.

Além disso, esse alimento também conta com a vitamina A, que atua na reparação de células danificadas. Sua alta concentração de água também ajuda na hidratação, principalmente nas peles secas, que são mais suscetíveis ao ressecamento.

2. Iogurte

Rico em probióticos — bactérias que ajudam a regular o intestino —, o iogurte auxilia no equilíbrio do organismo como um todo, garantindo uma pele mais bonita. Também age na diminuição dos riscos de alergias que causam a dermatite atópica e aumenta a imunidade, reduzindo as inflamações.

Além disso, quem sofre com olheiras pode recorrer a iogurtes e coalhadas para atenuar a coloração escura das manchas e obter uma aparência menos cansada.

3. Uva

A uva é um importante antioxidante, pois é rica em resveratrol, um antibiótico natural que combate os radicais livres. Essa substância atua na renovação celular, impede o envelhecimento precoce e proporciona um efeito rejuvenescedor, melhorando a aparência das rugas e dando firmeza à pele.

Além disso, a fruta estimula as funções do fígado, aumentando o bem-estar do organismo e deixando a cútis com uma aparência mais bonita e saudável.

4. Castanhas

Oleaginosas, como a amêndoa, a castanha de caju, a castanha do Pará, as nozes, a macadâmia e o pistache, também são uma ótima pedida, pois apresentam boas doses de ácidos graxos importantes, como o ômega 3, 6, 7 e 9, além de zinco e selênio. Confira algumas de suas principais propriedades:

  • ômega 3: anti-inflamatório poderoso no combate à acne. Conta também com ação emoliente, auxiliando na hidratação da pele;
  • ômega 6: conta com ação cicatrizante;
  • ômega 7: dá à pele uma aparência luminosa e saudável e conta com ação protetora e cicatrizante;
  • ômega 9: oferece resistência à oxidação e à desidratação natural;
  • zinco: impede a ação das bactérias causadoras da acne, apresenta ação cicatrizante e atua no combate às estrias;
  • selênio: tem potente ação oxidante, o que auxilia no rejuvenescimento.

5. Batata-doce

A batata-doce é um alimento rico em fibras, que ajudam no bom funcionamento intestinal, contribuindo para a saúde da pele. É fonte, também, das vitaminas C e E, responsáveis pela prevenção do envelhecimento precoce, evitando rugas, linhas de expressão e flacidez.

A vitamina C também trabalha no processo de desintoxicação corporal, eliminando toxinas que podem dar à pele um aspecto envelhecido e cansado.

6. Cenoura

A cenoura não faz bem somente aos olhos. Ela também apresenta muitas propriedades que ajudam na saúde da cútis. Rica em vitamina A, atua na renovação celular, impedindo a obstrução dos poros e aumentando a absorção dos nutrientes.

Além disso, tem betacaroteno, um excelente antioxidante que também protege a pele dos raios UV, diminuindo as chances de câncer de pele e agindo no clareamento de manchas.

7. Salmão

Mais um alimento rico em ômega 3, o peixe apresenta uma potente ação anti-inflamatória, importante para controlar a acne. Também auxilia no combate ao estresse, à ansiedade e à depressão, doenças que prejudicam muito a saúde e a aparência da pele. Ademais, o salmão é uma fonte de vitamina D, responsável pela saúde dos ossos, cérebro e coração.

8. Chá-verde

Por conter flavonoides e polifenóis, que são poderosos antioxidantes, o chá-verde é um grande aliado contra os radicais livres. Além disso, protege a pele do envelhecimento precoce e dos danos causados pela exposição solar.

Esse tipo de chá também pode acelerar a produção de colágeno e elastina, auxiliar na microcirculação, aliviar a vermelhidão pós-sol e conferir hidratação, firmeza e elasticidade à pele.

9. Chocolate amargo

O chocolate é um ótimo alimento para a pele, contudo, é preciso consumir a versão amarga do doce, com pelo menos 80% de cacau, para obter os benefícios. Rico em antioxidantes, ácidos graxos e flavonoides, o alimento melhora o fluxo sanguíneo, diminuindo os danos causados pelo sol.

Ajuda, também, a reduzir as rugas e as marcas de expressão, bem como alivia os sintomas do estresse, deixando a pele mais luminosa e saudável.

10. Carnes vermelhas e brancas

Carne, peixe, frango sem pele, ovos, leite e derivados também são importantes, pois contêm colágeno, uma proteína que auxilia na estrutura, na firmeza e na elasticidade da pele. Esses alimentos agem na diminuição e na prevenção de rugas, estrias e flacidez, tornando a pele mais estruturada.

11. Água

Fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, a água ajuda a limpar, oxigenar e hidratar a pele, eliminando toxinas e garantindo que todos os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos e transportados para as células.

Ela ainda é essencial para manter a hidratação e a flexibilidade da cútis, impedindo que ela fique com um aspecto seco e craquelado. Ademais, também evita o envelhecimento precoce.

Manter uma alimentação variada e rica em nutrientes pode ajudar muito na busca por uma pele perfeita, amenizando os sinais do envelhecimento e garantindo uma cútis mais saudável e radiante. É importante destacar que apostar em alimentos nutritivos, consumir bastante água no seu dia a dia e ter uma atitude saudável são cuidados que também vão complementar a ação de cosméticos pró-idade.

Para ter resultados ainda melhores, crie uma rotina para a limpeza, a tonificação e a hidratação do rosto e lembre-se sempre de utilizar protetor solar antes de se expor aos raios solares. Assim, ao associar alimentos bons para a pele a esses cuidados, você garante a renovação celular e a integridade da sua cútis.

Você já conhecia o poder desses alimentos? Compartilhe este post e ajude outras pessoas a conquistarem uma pele saudável e perfeita!