Confira 5 benefícios da yoga em casa e como praticá-la

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A yoga é uma prática que proporciona diversos benefícios para o espírito, para a mente e para o corpo. A filosofia é milenar e o principal objetivo é levar o praticante a um estado de tranquilidade e paz, colocando-o em contato consigo mesmo. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, praticar yoga em casa pode ser uma maneira de relaxar e de deixar a preocupação e a ansiedade de lado.

A prática é fundamental para controlar o estresse e diminuir as dores na coluna e no corpo, além de promover a sensação de disposição e melhorar o equilíbrio. Para alcançar todos os benefícios, é importante praticar por, pelo menos, 3 meses para ter uma consciência corporal melhor.

Neste post, vamos mostrar quais são os benefícios de realizar yoga em casa e como praticá-la. Confira!

Quais são os benefícios da yoga em casa?

Praticar yoga em casa todos os dias combate a ansiedade e diminui o estresse e, nesse momento de incertezas em decorrência do novo coronavírus, muitas pessoas podem ser tomadas por sentimentos como esses. Por isso, fazer a atividade em casa é um bom modo de cuidar da saúde mental e física na quarentena. Confira, a seguir, os principais benefícios.

1. Melhora a flexibilidade

O aumento da flexibilidade é uma grande vantagem da yoga em casa. Durante a primeira aula, talvez você não consiga tocar os pés. No entanto, com o passar do tempo, o corpo se acostuma e, eventualmente, você terá uma melhora gradual, fazendo poses que nem imaginava.

É necessário ser paciente e avançar aos poucos nos movimentos para não correr o risco de haver lesões. Com dedicação e calma, é possível atingir bons resultados e diminuir as dores.

2. Melhora a postura

A prática da yoga em casa também auxilia muito na melhora da postura corporal. Esse benefício é importante para as pessoas que trabalham com computador e passam muitas horas do dia sentadas.

Manter a postura correta significa deixar o corpo alinhado e ter consciência do seu espaço. Algumas posições clássicas podem ajudar no desafio. Entre elas, estão:

  • utkatasana: possibilita maior flexibilidade da lombar e fortalece os joelhos;
  • shishu asana: auxilia no relaxamento dos ombros e das costas;
  • tadasana: é ótima para aprender o modo correto de ficar em pé.

3. Promove o bom condicionamento físico

As posturas, as técnicas e as atividades da yoga em casa podem melhorar o fortalecimento e a resistência dos músculos, de maneira mais ou menos intensa, dependendo da modalidade e do estilo praticado.

Isso auxilia no desempenho do corpo para as tarefas diárias e para exercícios físicos, aumenta a massa magra e mantém os músculos tonificados e definidos.

4. Controla os batimentos cardíacos e a pressão

A yoga em casa também possibilita a melhora do funcionamento dos pulmões e do coração, já que regula o sistema nervoso, além de auxiliar na circulação do sangue, nos batimentos cardíacos e na pressão arterial.

A capacidade respiratória também é beneficiada, em consequência dos exercícios de controle da respiração e de expansão dos pulmões. Logo, a prática melhora o condicionamento físico, mas de um jeito diferente das atividades físicas convencionais.

5. Alivia as dores no corpo

Ao praticar yoga em casa, a pessoa começa a ter uma consciência corporal maior, ou seja, ela tem uma percepção melhor da postura, da maneira como senta e anda e de sinais de tensão muscular. Com isso, algumas alterações são corrigidas como contraturas musculares.

Os exercícios de alongamento e tensão também auxiliam a dar flexibilidade aos músculos e a liberar a tensão, aliviando dores, como fibromialgia e hérnia de disco.

Como praticar yoga em casa?

Praticar yoga em casa é uma excelente maneira de manter o corpo ativo e evitar a ansiedade, o estresse e as dores corporais. Com apenas 30 minutos por dia, é possível sentir todos os benefícios que essa atividade oferece.

Veja, a seguir, como você pode praticar yoga em casa.

Escolha um lugar calmo

Um ponto muito importante da atividade é a escolha correta do lugar. Para isso, tenha em mente um ambiente calmo e sem muito barulho para realizar a prática. Os sons exteriores podem afetar o modo como o corpo descansa e relaxa.

Além disso, o único requisito é que o chão seja liso e plano para a sua segurança e para o conforto. Lembre-se também de verificar objetos e móveis antes de iniciar o exercício.

Use roupas confortáveis

Com a prática da yoga em casa, você vai se esticar e alongar. Assim, use roupas confortáveis e que não afetem a circulação do sangue. Outras dicas em relação às vestimentas incluem:

  • peças de tecido que absorvam efetivamente a transpiração, como o poliéster. Se você sua muito, escolha um tecido de algodão que absorva a umidade;
  • seja para a parte superior ou para a parte inferior do corpo, tenha atenção para não utilizar bolsos de zíper, o que evita lesões durante o movimento.

Acompanhe treinos profissionais

Vários profissionais costumam disponibilizar os seus treinos nas redes sociais ou na internet. Os canais de YouTube, por exemplo, são uma excelente alternativa para começar uma rotina ou fazer uma aula experimental.

Providencie um MAT

O MAT é o famoso tapete da yoga. Ele precisa ter aderência ao corpo e ser antiderrapante. Caso você queira, também é possível fazer substituições, usando almofadas, toalhas ou cobertores nas posturas deitadas e sentadas.

Contudo, essas substituições não são antiderrapantes e, com isso, não devem ser utilizadas para praticar posturas em pé. Para isso, tente adquirir um tapete específico, já que existem várias marcas no mercado, até mesmo online. Além disso, teste o MAT antes da compra, sempre levando em conta as regras de aderência.

Como vimos, praticar yoga em casa pode trazer muitos benefícios para o corpo como a melhora na flexibilidade, o bom condicionamento físico e o controle dos batimentos cardíacos. Por isso, inclua essa atividade no seu dia a dia e lembre-se de seguir as dicas de como praticá-la de maneira correta.

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