10 truques de beleza da época da avó que funcionam até hoje

7 minutos para ler

Antigamente, as mulheres não tinham tantas opções e nem tanta acessibilidade aos cosméticos como temos hoje. Entretanto, isso não era desculpa para não cuidar da aparência. Você já deve ter ouvido falar em alguns truques de beleza da época nas nossas avós, não é verdade?

Pois saiba que maioria deles não está fora de moda, e pode ser muito útil em nossa rotina de cuidados. E o melhor é que essas receitas costumam ser bem acessíveis, usando ingredientes que, muitas vezes, já temos em casa!

Neste post, reunimos os melhores truques de beleza das moças de outrora para você ficar ainda mais bonita. Se quiser conferir, basta continuar a leitura!

1. Escovar os cabelos antes de dormir

Você já ouviu falar em dar 100 escovadas nos cabelos antes de dormir, para que fiquem mais saudáveis e brilhantes? Esse hábito pode parecer sem sentido, mas ele ajuda mesmo os fios!

Ao passarmos a escova suavemente pelo couro cabeludo, fazemos uma massagem ativando a sua circulação sanguínea. Consequentemente, mais nutrientes e oxigênio chegam até a região, melhorando a qualidade das madeixas. Mas atenção: embora seja recomendada, tome cuidado com essa escovação. Ela deve ser feita de maneira gentil, para que não quebre os fios.

2. Usar água gelada para a maquiagem durar mais tempo

Até pouco tempo, não havia primer ou fixador de maquiagem. Então, como as moçoilas faziam para que a make durasse mais tempo? Usavam água gelada no rosto antes de se pintarem! Com o frio, os poros se fecham, deixando a pele mais lisinha e segurando a maquiagem.

Esse truque é bem simples: com a pele limpa, você pode borrifar água gelada, mergulhar o rosto em uma bacia com água gelada por alguns segundos ou, ainda, passar um cubo de gelo envolvido em uma gaze por toda a face. Só tome cuidado com a temperatura, para não se machucar, ok?

3. Reduzir olheiras com um sachê de chá de camomila

Hoje em dia, quem tem olheiras pode contar com diversos produtos e procedimentos comésticos para disfarçar esse escurecimento abaixo dos olhos. Já as nossas avós faziam diferente: apostavam nas compressas geladas de chá de camomila. Essa erva é calmante da pele, e a temperatura mais fria contrai os vasos sanguíneos, clareando a região.

4. Fazer hidratação com abacate

O abacate é uma fruta rica em gorduras boas, vitaminas e minerais, tendo o seu valor nutricional bem reconhecido na alimentação. Mas outra utilização muito interessante dele é a hidratação, tanto do rosto quanto dos fios. Isso porque as gorduras presentes na polpa são capazes de hidratar profundamente a pele e cabelos ressecados.

Amasse o abacate com ajuda de um garfo, misture-o em uma máscara hidratante e faça o procedimento de hidratação como de costume, enxaguando bem para retirar qualquer resíduo dos fios. Aproveite o restinho de polpa que fica grudado no interior da casca passando-a no rosto limpo, em movimentos circulares. Deixe por alguns minutos e enxágue.

5. Aplicar mel no rosto

Você já pensou em passar mel no rosto para hidratar a pele? Sim, essa iguaria é ótima para deixar o rosto com viço e hidratado! Além disso, ela tem propriedades bactericidas — o que é ótimo para quem apresenta cravos e espinhas. Para fazer essa máscara, basta aplicar uma camada de mel na pele limpa e seca e esperar por alguns minutos, antes de enxaguar o rosto.

6. Esfoliar a pele com borra de café é um dos truques de beleza mais antigos

Sabemos que, para potencializar os efeitos da hidratação e manter a pele saudável, é preciso fazer uma esfoliação regularmente. Essa prática ajuda a remover as células mortas, deixando os poros mais livres para receber os nutrientes das máscaras.

A maioria das nossas avós não tinha acesso aos esfoliantes que temos hoje, então, elas se viravam (e muito bem) com a borra de café. Os grânulos desse ingredientes são suaves, o que proporciona uma esfoliação delicada e eficiente, sem agredir a pele. Por isso, se tornou um dos mais conhecidos truques de beleza.

Para colocar esse truque em prática, umedeça a região desejada — que pode ser o rosto ou no corpo — e espalhe a borra de café com movimentos circulares. Depois, enxágue e prossiga com a hidratação de costume.

7. Usar babosa para o crescimento dos cabelos

Também conhecida por Aloe Vera, a babosa tem propriedades que purificam o couro cabeludo e ajudam as raízes dos fios a ficar mais fortes e saudáveis, melhorando o crescimento dos cabelos.

Para aproveitar isso, corte a folha da planta no meio no sentido do comprimento e remova o gel com ajuda de uma colher. Utilize esse gel nas raízes dos cabelos e no comprimento, deixando agir por 20 minutos. Depois aplique um creme de hidratação, enxágue e finalize como de costume.

8. Usar touca de meia para assentar os fios

Se o seu cabelo fica muito amassado quando você acorda, aposte na touca de meia! Sabe aquela meia-calça velha? Basta cortar a parte das pernas e fazer um nó, isso vai virar uma touca. Então, antes de dormir, com ajuda de uma escova e de grampos, enrole os cabelos em volta da cabeça e coloque essa touca. Na hora de acordar, você desfaz a técnica e vê que os fios estarão alinhados.

9. Hidratar os cabelos com azeite

O azeite de oliva extravirgem é um ótimo hidratante capilar, capaz de devolver a maciez aos fios. Para usufruir desse benefício, é só aplicá-lo no comprimento dos cabelos secos e sujos. Deixe-o agir por algumas horas — dá até para dormir com ele e retirar apenas no outro dia. Após essa pausa, lave com shampoo (certificando-se de que não sobrou qualquer resíduo) e condicionador. Finalize como sempre, evitando as fontes de calor.

10. Remover a maquiagem com óleo de amêndoas ou de coco

Se você está sem removedor de maquiagem em casa, não se preocupe: não vai ser por isso que você vai dormir de make. Pegue um pouco de óleo de amêndoas ou de coco e espalhe por todo o rosto, com as mãos mesmo. Você logo vai sentir que a maquiagem vai “derreter”. Depois, lave com o seu sabonete específico para o rosto.

Se mesmo assim você sentir que sobrou algum resquício, aplique novamente o óleo com um disco de algodão, e lave novamente o rosto com sabonete. Termine a limpeza com o seu hidratante e os outros passos normais da sua rotina de pele!

Enfim, todos esses truques de beleza de antigamente ainda são muito válidos hoje em dia, principalmente para nos salvar quando os cosméticos preferidos estão em falta. Aliás, muitos deles são bem fáceis e usam ingredientes que já temos em casa, o que facilita ainda mais a rotina de cuidados!

Agora, se você gostou das nossas dicas, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais! Assim você as leva para ainda mais pessoas.

Posts relacionados

Deixe um comentário