Principais dúvidas sobre tratamento para rugas respondidas aqui!

7 minutos para ler

Uma marquinha aqui, outra ali, e assim você percebe que a sua pele já não é mais a mesma. O envelhecimento é algo natural, não há problemas nisso — mas existem maneiras eficazes de amenizar essas linhas do tempo. Afinal, você sabe qual é o melhor tratamento para rugas?

Para responder essa e outras perguntas, trouxemos aqui a Karol Guedes, que é fisioterapeuta especializada em estética e cosmetologia. Ela atua na área há mais de 15 anos e está por dentro de tudo o que há de mais moderno. Ficou curiosa? Então continue lendo e tire suas dúvidas sobre tratamento para rugas!

Quando as rugas surgem?

Antes de tudo, é bom dizer que não existe uma idade certa para o surgimento das rugas, pois cada pessoa é única e vários fatores contribuem para esse aparecimento. No entanto, entre os 20 e os 30 anos de idade já é possível notar pequenas alterações na pele, por conta da redução da produção de substâncias que lhe dão firmeza e da exposição solar.

A seguir, vejamos o que pode influenciar essas alterações.

Fatores internos

A perda da qualidade do colágeno e da elastina é muito pessoal; em cada indivíduo acontece de uma maneira. Outro fator que afeta o surgimento das rugas é a flacidez dos músculos, que também varia de pessoa para pessoa.

Essas questões são genéticas e hereditárias, ou seja, se os seus antecessores têm uma pele mais macia, com poucas rugas, as chances de você também ter são grandes.

Fatores externos

Os fatores externos, por sua vez, englobam o autocuidado e a rotina de beleza. Exposição à poluição e aos raios solares sem proteção, má alimentação, pouca ingestão de água, tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas em grandes quantidades são hábitos prejudiciais à pele — e, é claro, à saúde como um todo.

Quais são os tipos de rugas?

Rugas não são todas iguais. Elas variam de acordo com a maneira e o local em que aparecem e a sua profundidade. Você pode perceber, por exemplo, que algumas são mais marcadas, outras mais rasas.

Neste tópico, vamos ver o que a Karol explica sobre o assunto.

Rugas superficiais

São aquelas que ficam ao redor dos olhos, são causadas principalmente pela exposição diária ao sol. Elas aparecem por volta dos 20 ou 30 anos de idade.

Linhas de expressão

Essas acontecem por conta dos movimentos repetidos que fazemos com a face, ou seja, as nossas expressões mesmo. O “bigode chinês” e o “pé de galinha” são exemplos clássicos desse tipo de marca, que aparece entre os 30 e os 40 anos.

Sleep lines

As linhas do sono são marcas que surgem pela posição em que ficamos ao dormir. Sabe o tal do “rosto amassado” quando acordamos? Ao longo dos anos, essas marcas ficam mais profundas, virando rugas. Além do rosto, isso pode acontecer no colo — como as dobras que surgem nele quando dormimos de lado, por exemplo.

Rugas profundas

Essas rugas são inevitáveis, já que são causadas pelo envelhecimento natural da pele. Elas surgem entre os 40 e os 50 anos e são aparentes mesmo quando o rosto está em descanso.

Rugas gravitacionais

Elas têm esse nome porque aparecem por causa da gravidade, que “puxa” a pele para baixo. São marcas acompanhadas da flacidez muscular, mais comuns ao redor do maxilar, queixo, pescoço e frente das orelhas.

É possível preveni-las?

Embora elas sejam inevitáveis — aparecerão mais cedo ou mais tarde — dá, sim, para retardar e prevenir as rugas. Quanto mais tarde elas surgirem, melhor, não é mesmo? Veja o que Karol fala sobre isso:

Como não podemos “brigar” com a genética, o ideal é não deixar que os fatores externos prejudiquem tanto a nossa pele. O uso de bons cosméticos e do filtro solar e a ingestão de bastante água e de alimentos ricos em vitaminas são algumas das dicas que ajudam muito essa prevenção.

Quais são os melhores tratamentos cosméticos para rugas?

Hoje em dia, encontramos uma grande variedade de cosméticos com princípios ativos muito potentes, capazes de amenizar as rugas existentes e prevenir o surgimento de novas. Para você ficar por dentro do assunto, Karol deu a dica de quais substâncias devemos procurar nesses produtos, àqueles que são eficientes no tratamento para rugas:

  • ácido hialurônico — ajuda a hidratar o tecido;
  • alistin — antioxidante e antiglicante, combatendo radicais livres e o envelhecimento precoce;
  • argireline — age na tensão muscular da face, prevenindo as rugas;
  • DMAE — tem ação firmadora e tensora;
  • fatores de crescimento — estimulam a atividade das células;
  • raffirmine — tensor e firmador, aumenta a elasticidade do tecido;
  • vitamina C — antioxidante e renovadora das células.

Você consegue encontrar esses ativos em cosméticos de farmácia, que podem ser cremes ou séruns de uso diurno ou noturno. Também é bom consultar um dermatologista, para que ele prescreva uma fórmula que atenda as necessidades específicas da sua pele. Então, basta pedir a manipulação em uma farmácia e usar conforme a orientação médica.

Como o adesivo antissinais pode ajudar o tratamento para rugas?

Os adesivos antissinais são placas de silicone grau médico que retêm a água na pele, ajudando a hidratá-la e a preencher os seus sulcos. Dessa maneira, eles são eficientes para amenizar as linhas já existentes e prevenir que outras apareçam.

Eles também evitam que a pele se “dobre”, prevenindo as linhas do sono, ou sleep lines. Veja o que a Karol tem a falar sobre isso:

Na verdade, a ideia de trabalhar com os adesivos é utilizá-los em associação aos demais tratamentos para as rugas, para manter os resultados e ainda prevenir o surgimento de novas rugas.

Confira outros diferenciais dos Adesivos Antissinais:

Por que buscar um tratamento para rugas?

A maioria das pessoas só vão se incomodar com as rugas e os sinais de envelhecimento quando as marcas já estão instaladas no rosto. É quando se olha no espelho e pensa: “Nossa, como eu envelheci… Olha quantas rugas!”.

Nesses casos, já é a hora de buscar um profissional de estética para obter os melhores tratamentos de acordo com as necessidades da sua pele. Como será preciso trabalhar os estímulos para haver a reestruturação do tecido perdido, esses procedimentos serão mais demorados e custosos.

Por isso é que é importante procurar cosméticos e tratamentos de prevenção, como os adesivos antissinais. Assim, você consegue evitar que as marcas fiquem mais profundas a ponto de serem resolvidas apenas com técnicas mais invasivas.

Por fim, Karol dá mais uma dica:

Acho importante ressaltar que a busca estética deve ser algo natural, e que foque realmente no esteja incomodando os clientes. Mas, principalmente, que ao utilizar algum produto ou cosmético a pessoa se certifique de que ele é próprio para a sua pele e tem a regulamentação devida por medidas de segurança.

Como vimos até aqui, o tratamento para rugas deve ser iniciado assim que elas comecem a incomodar. Atualmente, contamos com diversos cosméticos e técnicas supereficientes, como é o caso dos adesivos antissinais da Supérbia. Então, o quanto antes você perceber as marquinhas pelo rosto e achar que precisa de uma solução, não deixe para depois!

E aí, gostou da leitura? Quer saber mais sobre os adesivos antissinais da Supérbia? Entre em contato com a gente, tire suas dúvidas e faça o seu pedido!

Posts relacionados

3 comentários em “Principais dúvidas sobre tratamento para rugas respondidas aqui!

Deixe um comentário