Como usar os produtos Supérbia para o tratamento de cicatriz

7 minutos para ler

Uma pele saudável, uniforme e sedosa é sinônimo de bem-estar e de autoestima elevada. No entanto, ao longo da vida, ela pode sofrer alterações provocadas por acidentes, cirurgias ou acnes. Nesses casos, vale a pena investir em um tratamento de cicatriz para evitar o desconforto. A boa notícia é que a medicina já dispõe de procedimentos modernos, eficazes e acessíveis para esses casos.

Quando se trata de saúde, nada melhor do que um profissional para tirar todas as suas dúvidas, não é mesmo? Portanto, se você tem alguma marca que a incomoda, continue a leitura e confira a entrevista com a fisioterapeuta e pós-graduada em Estética e Cosmetologia Karol Guedes sobre tratamentos para cicatrizes.

As especificações das fitas e placas de silicone Supérbia

Não conhece o poder dos produtos de silicone na recuperação de lesões na pele? Então, veja, a seguir, as principais informações sobre o assunto e saiba como esse tipo de tratamento funciona na prática. Boa leitura!

O que são as fitas e placas de silicone Supérbia?

As fitas e placas da Supérbia são feitas em silicone grau médico, o mesmo utilizado na fabricação das próteses mamárias, sendo totalmente seguras para estar em contato direto com a pele.

A ação das fitas e placas de silicone Supérbia no tratamento de cicatrizes

Confira, na descrição da fisioterapeuta Karol Guedes, como os produtos de silicone agem na pele e atuam na recuperação das lesões.

Como as fitas e placas de silicone Supérbia agem no tratamento contra cicatrizes?

Elas mantêm a região da lesão coberta e aumentam profundamente a hidratação da pele e, consequentemente, da cicatriz. Essa grande hidratação mantém a água do tecido nele próprio, deixando a região menos avermelhada, diminuindo a sua espessura e evitando a formação de cicatrizes hipertróficas e queloides, melhorando de forma significativa a sua aparência.

As indicações para o uso das fitas e placas de silicone Supérbia

As fitas e placas de silicone podem ser usadas tanto em cicatrizes recentes quanto naquelas mais tardias. Veja alguns exemplos de acordo com a recomendação da fisioterapeuta.

Quais as indicações para esses produtos?

Os produtos são indicados para o tratamento de cicatrizes antigas e recentes (após a retirada dos pontos cirúrgicos); em caso de aumento de espessura da cicatriz; para cicatrizes causadas por feridas, traumas ou queimaduras e para evitar a formação de queloide, seja por histórico familiar ou por reações ocorridas em outras cicatrizes.

Os benefícios das fitas e placas de silicone Supérbia no tratamento de cicatrizes

Eis as informações mais esperadas: qual o resultado da aplicação desses produtos? Conheça algumas vantagens e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas com o seu médico.

Quais os benefícios desses produtos para pacientes com cicatrizes?

Confira, abaixo, as vantagens do uso:

  • promovem grande hidratação na região da cicatriz;
  • podem auxiliar no processo de renovação da pele, deixando a cicatriz com um aspecto mais natural;
  • podem melhorar a aparência da cicatriz, reduzindo a sua visibilidade;
  • evitam a formação de queloides;
  • previnem que a cicatriz se torne hipertrófica;
  • podem comprimir a região, evitando que a cicatriz se torne elevada ou espessa;
  • podem melhorar a textura da cicatriz, trazendo suavidade e uniformidade à pele;
  • servem como tratamento para cicatrizes.

A utilização das fitas e placas de silicone

Por que o silicone é tão importante no tratamento de cicatrizes? Trata-se de um polímero obtido a partir da sílica existente no quartzo, aperfeiçoado e adaptado para adquirir grau médico, isto é, uma variação do silicone projetada para não prejudicar o organismo e não irritar a pele. Por essa razão, o item é utilizado em diversos instrumentos médicos, como próteses, ponteiras de agulha e sondas.

As placas e fitas da Supérbia são produzidas pela Dow Corning Corp. — empresa líder mundial na produção de silicone — e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nos Estados Unidos, por exemplo, a técnica com elastômeros de silicone grau médico é recomendada por especialistas há mais de 20 anos. No Brasil, o tratamento vem se popularizando a partir da atuação da Supérbia no mercado.

No entanto, como o produto funciona na prática? Ao aplicar o adesivo na pele, ele utiliza a água do próprio corpo, estimula a hidratação e auxilia na renovação da pele. Por isso, de forma prática e indolor, o paciente obtém melhora na coloração e na textura da cicatriz, tornando a região afetada mais suave e uniforme.

O tempo de tratamento

Uma das perguntas mais comuns nos consultórios é sobre quando o resultado será perceptível. Isso é normal, afinal, quem não se sente inseguro com a aparência quando algo visível incomoda? Portanto, além de consultar o dermatologista, é importante conhecer o tempo de utilização de cada item do tratamento.

Qual o tempo de tratamento para pacientes que utilizam esse recurso?

O tempo de tratamento para cicatrizes varia de caso a caso. No entanto, a fita de silicone pode ser usada até que haja a melhora desejada pelo paciente. Por ser um material totalmente compatível com o nosso tecido, não obtemos nenhum caso de alergia. 

Existe restrição de tempo de uso?

Não há restrição para o uso prolongado da fita de Silicone para Cicatriz Supérbia, mas são recomendados a consulta e um acompanhamento com um médico especialista, principalmente nos casos de cicatrizes recentes.

A forma de compra e onde encontrar

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando onde comprar esses produtos utilizados no combate às cicatrizes. Confira as informações a seguir. 

Onde o paciente pode adquirir fitas e placas de silicone?

Diretamente no site da Supérbia, na categoria “Adesivos”. Lá, estão todas as opções dos adesivos de silicone. Para os tratamentos de cicatrizes, os adesivos mais indicados são: as placas e as fitas de silicone, que ainda podem ser cortadas de acordo com os tamanhos das lesões que se deseja tratar.

Como você viu, já existem alternativas para minimizar os efeitos das cicatrizes indesejadas. Portanto, se você tem alguma marca e gostaria de amenizá-la, consulte o seu dermatologista. Somente ele pode identificar o seu caso e indicar o melhor tratamento de cicatriz. Assim, você ficará em dia com a sua saúde, melhorará o seu bem-estar e ainda se sentirá mais segura e confortável ao olhar-se no espelho.

Gostou do conteúdo e ficou com alguma dúvida? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

 

Ana Carolina Guedes
CREFITO 3 – 98.289-F

Fisioterapeuta graduada na Universidade Paulista – UNIP; Pós-graduada em Fisioterapia Estética e em Estética e Cosmetologia; Atuando na área da estética há 14 anos; Atualmente é docente pelo ICosmetologia nos cursos de Pós Graduação e MBA; Docente pelo NOE, Docente nos cursos técnicos de estética e farmácia pelo Colégio 24 de Maio.

Posts relacionados

Deixe um comentário