Conheça 5 tipos de chás e como podem ajudar no seu bem-estar

3 minutos para ler

O ritual de consumo de diferentes tipos de chás é um dos hábitos mais antigos do mundo e não é para menos. A bebida, feita à base de ervas, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, além de uma incrível sensação de bem-estar desde o momento do preparo.

Há vários tipos disponíveis no mercado e cada uma das ervas apresenta propriedades diferentes que podem ajudar a garantir o bom funcionamento do seu organismo.

Quer conhecer mais sobre alguns tipos de chás e as suas propriedades terapêuticas? Então, confira nossa lista com cinco deles a seguir.

1. Chá-verde

O chá-verde é produzido a partir da planta Camellia sinensis e conta com diversos benefícios para o organismo. Essa bebida apresenta propriedades antioxidantes e termogênicas, que aceleram o metabolismo, facilitam a digestão, regulam o intestino, combatem a retenção de líquidos e reduzem o envelhecimento celular.

Além de proporcionar esses benefícios, o chá-verde ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, melhorando a saúde do coração, e é rico em nutrientes como as vitaminas B, E e C, cálcio, magnésio, zinco, potássio, ferro, polifenóis e cafeína.

2. Chá-preto

Rico em polifenóis e cafeína, o chá-preto é um energético natural que estimula o sistema nervoso central, o sistema respiratório, o coração e a circulação sanguínea. Além disso, essa bebida melhora o funcionamento do cérebro e, por causa da cafeína, diminui as sensações de cansaço e sonolência durante o dia.

Quem quer emagrecer também pode apostar nesse chá, porque ele conta com propriedades termogênicas, que estimulam a queima de gordura e aceleram o metabolismo.

3. Camomila

Com propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o chá de camomila é uma excelente opção para quem sofre de insônia, ansiedade e estresse. Além disso, ele auxilia na digestão e pode ser utilizado para aliviar enjoos, cólicas, gases, refluxo e indigestões. Essa erva é rica em nutrientes e tem vitamina A, potássio, zinco, ferro, cálcio e sódio.

4. Hortelã

Outra erva que auxilia na digestão e na eliminação de gases é a hortelã. Além de atuar no estômago e no intestino, o chá é eficiente no combate a gripes, dores de garganta e resfriados, e conta com ação expectorante, aliviando tosses e congestão nasal.

A hortelã também tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento contra vermes.

5. Hibisco

Devido às propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, o chá de hibisco é bastante utilizado por quem deseja diminuir a retenção de líquidos e perder peso. Mas a verdade é que as flores de hibisco trazem muito mais benefícios à saúde.

A bebida também auxilia na diminuição da pressão arterial, combate o envelhecimento celular e ajuda no controle do colesterol e da glicose no sangue.

Existem diversos tipos de chás que podem trazer benefícios à sua saúde. No entanto, é importante ter em mente que, além de consumir essas bebidas, é preciso levar uma vida saudável, com uma alimentação balanceada, exercícios físicos e menos estresse.

Gostou das dicas? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais artigos como este.

Posts relacionados

Deixe um comentário