Slow Fashion: descubra o que é esse conceito

2 minutos para ler

Você conhece o conceito de slow fashion? Esse é um movimento que surgiu na Europa e que, mais do que moda, envolve uma mudança na forma de agir, de pensar. O slow fashion é uma forma de combate ao consumismo exagerado, pois propõe compras conscientes e sustentáveis. Os seus adeptos buscam pensar mais no que estão consumindo e em como esses hábitos de consumo estão conectados a um sistema maior, que deve ser levado em consideração.

Slow fashion x fast fashion

Para começar a entender o slow fashion, é legal saber o que é fast fashion, que é o seu oposto. A moda fast fashion envolve lojas de departamento, que vendem roupas baratas e que acompanham as tendências das passarelas. Geralmente essas roupas acabam tendo um “prazo de validade”, tanto porque seus modelos ficam ultrapassados rapidamente, quanto pela qualidade, que tende a não ser excelente.

A maioria das roupas fast fashion são compradas por impulso e muitas vezes são descartadas após serem usadas uma ou duas vezes. O slow fashion, por sua vez, aposta no contrário: roupas de qualidade e atemporais, que deixam as tendências de lado e apostam nos clássicos que nunca saem de moda. Com essas qualidades, as chances de essas peças terem um aproveitamento maior do que as de fast fashion são certas.

Principais características

Pessoas que adotam o pensamento do slow fashion quando vão comprar as suas roupas, acabam valorizando alguns pontos-chave. Um deles é a visão minimalista da moda, em que o menos é mais e a qualidade sempre ganha da quantidade. Outra característica é que marcas pequenas, que usam fornecedores e mão-de-obra local, são priorizadas, enquanto os grandes conglomerados acabam sendo deixados de lado.

O mercado de usados e seminovos também é altamente valorizado por essa forma de ver moda, então muitos de seus adeptos estão sempre garimpando peças em brechós ou marketplaces do gênero. O mesmo acontece com o artesanato e a customização de peças antigas.

E você? O que acha do conceito do slow fashion? Conte para nós nos comentários!

Posts relacionados

Deixe um comentário