Como prevenir o surgimento de rugas nos olhos no verão

6 minutos para ler

Com a chegada do verão, o desejo de muitos é ter uma pele bronzeada e saudável. Mas, embora possa trazer benefícios, a exposição ao sol em excesso causa problemas sérios, como o aparecimento de manchas, rugas nos olhos e até o câncer de pele.

Inclusive, por ser mais delicada e fina, com características diferentes do resto do rosto, a região dos olhos é a que mais sofre com os sinais de envelhecimento. A boa notícia é que, adotando determinados hábitos, é possível proteger-se e prevenir o aparecimento de linhas de expressão.

Então, ficou interessada? Continue lendo este post e descubra tudo sobre o assunto!

O excesso de sol e o aparecimento de rugas ou linhas de expressão

Para que o nosso organismo sintetize a vitamina D, é preciso de uma exposição aos raios solares de alguns minutos por dia. No entanto, quando isso ocorre em excesso e sem os devidos cuidados, podem surgir consequências desagradáveis na pele — principalmente na região dos olhos.

Naturalmente, com o passar dos anos, o organismo envelhece perdendo elasticidade e colágeno. O que acontece é que a exposição excessiva ao sol acelera esse envelhecimento da pele, contribuindo para o surgimento das linhas de expressão e rugas.

Como curtir o sol e prevenir o aparecimento de rugas nos olhos

Como dissemos, a área dos olhos tem uma pele mais fina do que o restante do rosto, o que acaba exigindo certos cuidados especiais para prevenir ou mesmo atenuar o surgimento de rugas, linhas de expressão e outros sinais ada idade. Um deles é sempre remover a maquiagem com uma limpeza profunda, pois o acúmulo de resíduos na pele pode causar manchas e acelerar o envelhecimento.

Para isso, os movimentos devem ser suaves e delicados, para garantir a eliminação dos resíduos. Na região dos olhos, em especial, o ideal é usar apenas algodão, demaquilante ou água micelar. Prático e eficaz, esse procedimento é essencial para manter a pele bonita e saudável.

Além desse cuidado com a maquiagem, existem alguns hábitos que são fundamentais na hora de se expor ao sol. Vejamos, então, quais são eles!

Utilizar o protetor solar

Todos sabemos que esse é um fator de extrema importância, certo? O protetor solar garante que durante a exposição ao sol a sua pele estará protegida, evitando não só o envelhecimento precoce como o risco de câncer de pele.

Mas fique atenta: há produtos específicos para cada região, como rosto e corpo. Nesse caso, vale a pena seguir as instruções do fabricante. Além disso, não se esqueça de reaplicar o protetor de 2 em 2 horas, ou quando você entrar na água.

Manter uma rotina de skincare

Skincare é uma palavra do inglês que define os nossos cuidados com a pele, de modo geral. Mas essa prática vai além de apenas lavar o rosto e utilizar o protetor solar; ela envolve um zelo completo e rotineiro da nossa pele

Para isso, utilizam-se produtos e procedimentos que também eliminam olheiras, melasmas, ressecamentos e acnes. Também é importante considerar as estações do ano e usar produtos que atendem às necessidades das mudanças climáticas.

O mercado voltado para o skincare conta hoje com inúmeros produtos para cada tipo de pele. Por isso, o é fazer uma avaliação com o seu dermatologista, para que ele avalie as características da sua pele e indique cremes apropriados para cada região. Assim, você garante o melhor resultado!

Ter uma alimentação saudável

Muito se fala sobre a alimentação saudável, e não sem motivo. Além de estar associada à qualidade de vida, ela reflete diretamente na saúde da nossa pele.

Alimentar-se de maneira correta favorece um bom funcionamento do organismo, como um todo, repondo os nutrientes de que precisamos, combatendo os radicais livres e, assim, prevenindo o envelhecimento precoce. Uma boa opção é inserir opções integrais no dia-a-dia, como pão, macarrão e arroz. Consumir frutas variadas também é excelente: elas são ricas em minerais, vitaminas e fibras que agem de forma benéfica para o funcionamento do organismo.

O ideal é fazer refeições a cada três horas, em pequenas porções. Isso porque ficar longos períodos sem se alimentar faz com tenhamos vontade de comer mais do que o necessário.

Manter a hidratação e não abusar do álcool

Uma hidratação eficiente do organismo exige, em geral, duas coisas. Em primeiro lugar, é preciso manter um consumo regular e diário de água para garantir a manutenção dos órgãos, inclusive da pele. Para isso, o recomendado é ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.

Em segundo lugar, o ideal é evitar (ou, pelo menos, reduzir) o consumo de álcool. Devido à sua fermentação, ele desidrata o corpo e a pele, que se torna frágil e fica suscetível a dermatites.

Sempre utilizar óculos de sol

Quando estamos expostos a muita luminosidade no dia a dia, é comum que apertemos os olhos para reduzir o incômodo e enxergar melhor, não é? O problema é que esse movimento contribui, a longo prazo, para o surgimento de rugas nos olhos.

É justamente por isso que, além de ser usado como adereço para completar o “look”, os óculos de sol são fundamentais para proteger não só os olhos, mas também a pele ao redor deles. Lembre-se apenas de que as lentes devem ser de boa qualidade, ok?

Usar adesivos antirrugas

Embora existam diferentes cuidados e tipos de tratamento, um produto que vem se destacando no combate às linhas de expressão são os adesivos antirrugas. Eles utilizam a própria água do organismo para hidratação, e já exibem resultados em poucas horas: uma pele mais lisa, tonificada e com aparência jovial. Veja outros benefícios:

Enfim, como vimos até aqui, cuidar da pele não é tão difícil. Há hoje muita informação e uma vasta variedade de produtos à nossa disposição. Com passar dos anos a nossa pele sofre transformações, assim como o nosso corpo. Porém, para ter uma pele saudável e bonita, de verdade, é fundamental cuidar dela antes que os problemas apareçam. Então, se você deseja realmente evitar as famosas rugas dos olhos, basta mudar seus hábitos e comprovar os resultados!

Gostou da leitura? Agora que você já sabe a importância de prevenir as rugas nos olhos desde cedo, aproveite que está aqui e confira nossos adesivos antissinais!

Posts relacionados