Como reduzir o aspecto do rosto cansado?

6 minutos para ler

Quando nos preocupamos muito com a produtividade e negligenciamos os momentos de descanso, nosso corpo começa a dar sinais negativos. A sobrecarga de atividades gera desconforto e pode até induzir ao erro. Para evitar que isso aconteça, é preciso dar mais atenção aos momentos de folga e adotar bons hábitos no dia a dia.

Além disso, existem alguns truques capazes de minimizar a aparência de rosto cansado. Quer saber quais são eles? Então, continue esta leitura!

Evite excessos e adote uma rotina saudável

Manter a saúde em dia é o melhor skincare que você pode ter. Então, busque equilibrar o seu trabalho com o lazer, durma bem e evite excessos como álcool e tabagismo.

Uma saída durante a semana para confraternizar com os amigos em um barzinho, por exemplo, já deixa a vida mais leve. Quanto às festas, elas são melhor aproveitadas em dias de folga, pois há tempo suficiente para divertir-se e descansar.

Priorize alimentos ricos em selênio

Adotar alimentos ricos em selênio na sua dieta também é uma rotina de beleza. Esse elemento é uma forte arma contra o envelhecimento, pois deixa a pele mais viçosa e traz outros benefícios para o organismo.

Peixes como salmão, atum e sardinha são ótimas opções, e ainda ajudam a emagrecer. Se quiser aprimorar o consumo, acrescente uma salada com vegetais. Assim, você garante uma boa cota de vitaminas, fitoquímicos e sais minerais, que têm ação oxidante. Saúde e beleza nota dez!

Use protetor solar

Esqueça a ideia de que protetor solar é apenas um acessório de praia. Ele deve ser utilizado diariamente, mesmo quando o tempo estiver nublado ou quando permanecer em ambientes fechados. Isso porque, antes de ser considerado um produto de beleza, ele deve ser lembrado como um cuidado básico com a saúde.

Os raios UVA trazem muitos prejuízos à pele — como a perda de elastina, que provoca o aparecimento de rugas e flacidez. Os UVB são ainda mais pesados, pois podem provocar o câncer. A incidência dos raios é maior em ambientes abertos expostos ao sol, mas isso não torna os lugares fechados imunes ao problema, já que os raios penetram através de vidros de janelas, além da luz artificial.

Tenha um protetor solar sempre à mão e lembre-se de reaplicar o produto quando necessário. Para escolher o fator de proteção correto para o seu rosto e a frequência de uso ideal, consulte um dermatologista.

Mantenha a pele hidratada

“Beba água!” Por mais que essa seja uma frase repetida em muitas publicações, ela ainda merece mais atenção. A água é fundamental para o nosso corpo e precisa ser reposta com frequência.

Quando sentimos sede, esse já é um sinal de desidratação, por isso, não espere por ela para beber água. Crie esse hábito, mesmo que ele resulte em mais idas ao banheiro. Afinal, isso apenas é uma prova de que o seu organismo está funcionando corretamente.

Um bom começo para conquistar uma rotina de hidratação é beber um copo de água fresca ao acordar e tomar 2 litros de água no restante do dia. Se preferir, tenha uma garrafa de 1 litro sempre por perto e encare o desafio de finalizá-la duas vezes até a noite. Garrafas de material transparente e aplicativos de controle também podem estimular esse consumo, para quem ainda não está acostumado.

Pratique esportes

Exercícios físicos podem não ser tão motivadores, mas, quando vêm acompanhados de benefícios para a pele, sua prática se torna mais interessante, certo? É importante dizer, porém, que eles não são milagrosos, então, devem ser praticados com regularidade para que os efeitos surjam no seu rosto.

A prática de esportes aumenta a circulação sanguínea, estimula a produção de serotonina — o hormônio do prazer — e diminui os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e doenças. O resultado é uma pele mais jovem, firme, bonita e hidratada. Quer mais um incentivo? Ela ainda reduz a acne no rosto e o estresse e a ansiedade no seu dia a dia!

Sempre retire a maquiagem antes de dormir

O cansaço é um dos grandes motivos para negligenciarmos essa etapa tão importante para a nossa rotina de beleza. Há dias em que chegamos tão exaustas que a única vontade que temos é a de deitar na cama e dormir — mas isso não pode acontecer! Mesmo com poucas energias, lembre-se de que limpar a pele é muito importante para manter a saúde facial e evitar o aspecto de rosto cansado.

Em apenas alguns minutos, você pode evitar essa aparência de pele repuxada e o surgimento de espinhas. Portanto, evite usar maquiagem por mais de 6 horas seguidas e retire todo o produto antes de dormir. Demaquilantes e loções de limpeza são bem-vindos aqui, mas não ignore a lavagem com água e sabonete. E tire tudo, principalmente os excessos da máscara de cílios!

Adore uma rotina de autocuidado

De fato, “skincare” é um termo que está na moda. Produtos estéticos modernos trazem benefícios que ainda são potencializados quando aliados a procedimentos básicos, que você mesma pode fazer. Em outras palavras, não basta apenas aplicar o produto, é preciso sentir a sua pele e tratá-la com o devido cuidado que ela merece.

Estimular a área dos olhos e fazer movimentos circulares durante a esfoliação, por exemplo, são alguns exemplos que devem ser seguidos. Também, evite espremer cravos e espinhas, para não deixar a sua pele marcada.

Quando precisar de um resultado mais imediato para disfarçar o rosto cansado, experimente mergulhá-lo por alguns segundos em uma bacia com água gelada e alguns cubos de gelo. Esse processo ajuda a fechar os poros, diminui as olheiras e garante um rosto mais refrescante e renovado.

Consulte um dermatologista

O dermatologista é o profissional responsável pela avaliação correta da sua pele. Somente ele é capaz de investigar as causas dos problemas que causam a sua insatisfação e dar o diagnóstico e o tratamento adequados, além de indicar o fator de proteção ideal para a sua pele, como já dissemos. Para isso, ele avaliará a sua saúde hormonal e quaisquer possíveis transtornos biológicos que você tenha.

Então, viu como é simples driblar e combater o aspecto de rosto cansado? Trata-se de um problema comum, mas fácil de ser resolvido, e os resultados são ainda melhores quando se age de forma preventiva. Portanto, se você ainda não tem uma rotina de cuidados, procure ajuda médica e siga as suas recomendações o quanto antes! E, para os dias em que sua pele cansada estiver mais evidente, invista nos truques sugeridos aqui e melhore o seu visual.

Enfim, gostou da leitura? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba mais sugestões de conteúdos com assuntos do seu interesse!

Posts relacionados

2 comentários em “Como reduzir o aspecto do rosto cansado?

Deixe um comentário