Light, diet, zero ou integral, qual escolher?

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Aqui no blog já demos muitas dicas sobre diversos assuntos, inclusive sobre alimentação. Mas hoje vamos esclarecer dúvidas que muitas de vocês podem ter sobre alguns tipos de alimentos. Afinal, o que é melhor: alimentos light, diet, zero ou integrais?

Muitas vezes, quando decidimos entrar na linha e regrar nossa alimentação, essa dúvida aparece e é de extrema importância que se saiba as diferenças, para decidirmos qual é o melhor para nossa dieta ou objetivos que desejamos alcançar.

Sendo assim, veja abaixo as informações sobre cada categoria, as indicações e pontos a serem analisados antes de decidir qual alimento escolher:

LIGHT:

  • Tem redução de no mínimo 25% de algum componente ou do teor calórico em relação a versão tradicional do produto;
  • Indicado para quem faz dieta nos casos de redução de açúcar, sódio ou gordura;
  • Não vale apenas para quem quer emagrecer, mas também para quem simplesmente necessita diminuir a quantidade de algum nutriente da alimentação;
  • Por exemplo, não adianta consumir 3 unidades de um refrigerante light quando normalmente se tomava 1 unidade do convencional.

DIET:

  • Deve ter ISENÇÃO de algum componente, que deverá ser excluído ou substituído;
  • Mais indicado para grupos específicos de pessoas, como diabéticos, hipertensos, portadores de doenças metabólicas ou fisiológicas;
  • Se o objetivo é emagrecer, deve-se procurar qual é o nutriente que foi retirado da composição, verificando se realmente houve redução calórica;
  • Um chocolate diet é indicado a diabéticos mas não para perda de peso, pois ele não possui açúcar mas, para compensar, tem em seu lugar adoçantes e mais gordura.

ZERO

Uma das mais novas denominações dadas pelas empresas a seus produtos, o zero pode ser entendido como um produto isento de algum componente em relação ao produto convencional, assemelhando-se ao diet, já que não há uma diferenciação técnica ou científica entre eles.

INTEGRAL

  • São produtos geralmente ricos em fibras, vitaminas e minerais, o que não quer dizer que não possuem gorduras;
  • Indicados para quem gosta de levar um estilo de vida mais saudável e também para dietas, pois geram uma maior sensação de saciedade, ajudando na redução da vontade de comer;
  • Há algumas exceções, como é o caso do leite integral, que é rico em gorduras. Por isso, deve-se priorizar o consumo do leite desnatado, que possui menos calorias.

Sendo assim, sejam light, diet, zero ou integrais, os alimentos mais indicados para você e sua dieta são aqueles que melhor se encaixam na sua vontade ou necessidade, sem deixar de lado a saúde do seu corpo e o bem estar da sua mente.

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