Proteção solar: qual é a sua importância e como proteger a sua pele!

4 minutos para ler

Tomar sol é uma ótima forma de conseguir nutrientes para a pele, como a vitamina D. Porém, é preciso cuidado. Afinal, a exposição prolongada aos raios solares pode causar mais malefícios do que benefícios. Sendo assim, além de evitar os horários mais quentes, principalmente entre 10:00 e 16:00 horas, é importante investir em proteção solar, usando protetor diariamente.

Neste post, confira por qual motivo evitar o sol quente é tão importante e quais tipos de proteção existem. Além disso, saiba os benefícios do uso de protetor solar. Boa leitura!

Por que é importante se proteger do sol?

O sol é uma fonte de vida, porém, os raios UV também podem causar grandes danos à nossa pele quando nos expomos por períodos prolongados e nos horários mais quentes do dia. Entre eles, estão condições simples e severas como veremos a seguir:

Queimaduras

As queimaduras de pele ocorrem com facilidade, especialmente durante o verão, quando costumamos nos expor ao ar livre, em ambientes como praias e piscinas. Nesse caso, elas podem ir de reações leves, como pele avermelhada, até reações graves, com descamação e ardência.

Insolação

A insolação, outra consequência da exposição ao sol e ao calor, acontece quando o corpo não consegue se resfriar, causando diversos sintomas, como pele quente e náuseas, levando até a situações de emergência.

Câncer de pele

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e pode ser melanoma – mais comum – ou não melanoma – o tipo mais grave e raro. Ambos podem ser causados pela exposição prolongada ao sol, especialmente na infância e na adolescência.

Envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce, uma das consequências mais comuns, acontece quando o colágeno da pele sofre degradação. Com isso, ela pode ficar desidratada, favorecendo os aparecimentos de manchas, rugas e flacidez.

Quais são os tipos de proteção solar?

Agora que você sabe os malefícios que o sol pode causar, é importante conhecer os tipos de proteção solar. Veja a seguir!

Proteção física

A proteção física pode se dar de diferentes formas, por exemplo, usando chapéu ou um óculos de sol. Além disso, é possível complementá-la com o adesivo de silicone.

Nesse caso, como ele é feito com material de grau médico, consegue estimular a hidratação em diferentes áreas do corpo, como colo e rosto, que são algumas das mais afetadas pelo sol. Dessa maneira, evita-se as consequências do envelhecimento celular e que as rugas já existem fiquem aprofundadas.

Proteção química

A proteção química é aquela já conhecida, feita pelo protetor solar. Nesse caso, há uma variedade de opções que você pode adotar, além de diferentes fatores de proteção, que ajudam a proteger a sua pele em qualquer situação.

Quais são os benefícios do protetor solar?

Usar protetor solar todos os dias é importante para a pele, porque ajuda a protegê-la do sol e oferece vários benefícios.

Disponível em diversas formas

Você vai encontrar protetores solares de todos os tipos:

  • ideais para pele seca, mista ou oleosa;
  • com fatores de baixa, média ou alta proteção;
  • em creme, gel ou spray;
  • importados ou nacionais;
  • industrializados ou manipulados.

Por isso, há várias opções à sua disposição para não ficar sem proteção solar durante nenhuma estação do ano.

Evita o envelhecimento precoce

O protetor cria uma camada que absorve os raios UV. Com isso, o sol não afeta tanto a pele, o que ajuda a evitar as manchas e rugas do envelhecimento precoce.

Previne doenças

Com a sua ação protetora, o produto ajuda a prevenir as doenças de pele graves e evitar as consequências mais imediatas da exposição solar, como as queimaduras.

Muita gente gosta de tomar sol, afinal, ele faz bem. Porém, é importante evitá-lo nos horários mais quentes do dia, escolhendo o período da manhã, antes das dez horas, para se expor. Além disso, contar com proteção solar seja física ou química todos os dias é fundamental para manter a sua pele protegida dos danos e deixá-la sempre saudável.

Gostou deste post? Siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter para acompanhar mais novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário