5 pratos saborosos para curtir um Natal vegetariano

3 minutos para ler

Com o Natal chegando, as pessoas já começam a pensar nas delícias da ceia. Peru, leitão assado, bolinho de bacalhau e afins já são conhecidos pratos típicos desta época do ano. Mas, e os vegetarianos?

Você provavelmente tem algum parente ou amigo que adotou essa dieta – ou pelo menos pensou em adotar. Seja por motivos éticos ou de saúde, o número de adeptos do vegetarianismo cresce a cada ano. Para adotar esse estilo de vida é preciso montar um cardápio balanceado, com alimentos ricos em ferro, para evitar anemia e outros problemas.

Porém, seguida de forma correta e consciente, a dieta pode trazer inúmeros benefícios para a saúde – inclusive para a pele. O cardápio vegetariano é repleto de alimentos ricos em antioxidantes, como o betacaroteno e as vitaminas C e E, bons aliados no combate aos radicais livres, que danificam a pele e aceleram o envelhecimento.

Então, que tal aproveitar esta época do ano para experimentar alguns pratos saborosos na ceia de Natal? Veja aqui cinco pratos que prometem agradar seus convidados vegetarianos nas festas de fim de ano!

Assado de Seitan para o Natal vegetariano

O seitan, também conhecido como “carne de glúten” é uma ótima opção para substituir o tradicional peru de Natal e agradar quem gosta de honrar o ritual da ceia (desde que você não seja celíaco, é claro). Derivado do trigo, ele pode ser facilmente encontrado em lojas que vendem produtos naturais ou voltados para vegetarianos/veganos. Ele contém pequenas quantidades de ferro e vitamina B, mas não deve ser consumido em excesso por ser uma proteína de difícil absorção.

Farofa de legumes e ovos

A farofa é outro prato que é super natalino e que pode agradar os vegetarianos, dependendo de como for feita, claro. Um tipo super saboroso é a de legumes e ovos. Claro que essa ainda não é a melhor opção para aqueles que não comem também os derivados de animais, mas se esse não for um problema para você, separe os seus legumes favoritos e capriche na sua!

Risoto de quinoa com limão siciliano

A quinoa é um clássico dos cardápios vegetarianos. Um bom risoto feito com o grão e limão siciliano promete agradar até mesmo os não vegetarianos que vão comemorar o Natal com você. E mais: a quinoa é rica em ferro e zinco, que ajuda no combate aos radicais livres e retarda o envelhecimento.

Suflê de queijo e espinafre é perfeito para o Natal vegetariano

Outro prato que promete agradar muito aqueles vegetarianos que não se importam de comer derivados do leite é o suflê de queijo com espinafre. Super saudável, o espinafre ajuda a proteger a pele dos raios UV pois é rico em vitamina B; possui antioxidantes, o que ajuda a prevenir o envelhecimento da pele e ainda tem vitamina K, o que ajuda a melhorar a textura da pele.

Torta de nozes

A gente sabe que a sobremesa geralmente não costuma ser um grande problema para os vegetarianos, mas não podíamos deixar de citar a torta de nozes nessa lista. As nozes já têm um clima natalino e tradicional, então uma torta feita com o ingrediente é a sobremesa perfeita para comemorar a data.

Posts relacionados

Deixe um comentário