Afinal, como evitar a dilatação dos poros?

3 minutos para ler

Sabe aqueles pontinhos escuros que ficam abaixo dos olhos, perto do nariz? Se a sua pele é oleosa, é possível que esteja mais que familiarizada(o) com os poros dilatados. Toda pele tem poros, mas a dilatação é mais evidente em peles mistas ou oleosas.

Se a sua cútis é assim e você chegou aqui buscando alternativas para diminuir a aparência deles, aproveite as dicas a seguir.

O que são poros dilatados?

Os poros são pequenos pontos que servem para secreção sebácea e saída de pelos da pele. Eles se tornam mais aparentes quando a cútis é oleosa, ou seja, há mais produção de sebo, ou quando há resíduos (de maquiagem, poluição etc.). Na prática, as células mortas se juntam à oleosidade, entupindo os poros e, assim, tornando-os mais evidentes.

O que causa os poros dilatados?

Felizmente, os poros dilatados não causam danos à saúde, limitando-se ao fator estético. Além de ocorrer por causa do acúmulo de resíduos, a dilatação dos poros se torna mais comum com o envelhecer, pois a elasticidade da cútis reduz. Outro motivo relevante é a falta de limpeza — ou a limpeza inadequada da pele.

Como evitar os poros dilatados?

Apesar de serem naturais e não provocarem malefícios à saúde, os poros dilatados podem ser evitados com os devidos cuidados, que vão desde uma rotina de skincare adequada ao tipo de pele até o uso de cosméticos focados em evitar o acúmulo de sujeira.

Tenha uma rotina de cuidados com a pele

Se a sua pele é oleosa ou mista, aposte em produtos voltados para esse tipo, que contenham ácido salicílico ou retinoico, ideais para combater a acne e controlar a oleosidade. Limpe-a pela manhã e à noite, e esfolie-a uma vez por semana. Se possível, consulte um dermatologista para prescrever uma rotina específica.

Evite dormir com maquiagem (ou protetor solar)

Tirar a maquiagem e o protetor solar no fim do dia deve ser uma prioridade, assim como escovar os dentes. Não fazer isso gera mais acúmulo (além das células mortas e da oleosidade natural) e os resultados não são desejáveis.

Por isso, lembre-se de limpar a pele antes de dormir. Se você malha ou faz alguma atividade física que eleva a transpiração, limpe a pele em seguida. O suor estimula a obstrução dos poros.

Faça máscaras de argila

As argilas são grandes aliadas de uma pele saudável e viçosa. O uso delas pode ser esporádico. Aposte nas argilas verdes e brancas, que promovem uma esfoliação profunda, clareando a cútis e melhorando a saúde dos poros, desentupindo-os.

Proteja a sua pele contra o sol

O uso do protetor solar é essencial para evitar os poros dilatados, porque ele combate a ação dos raios solares que agem contra a elasticidade da pele. Quando ela está flácida, os poros ficam ainda mais dilatados e aparentes.

Por isso, uma forma de trabalhar contra eles é usar protetor solar todos os dias e investir em produtos rejuvenescedores, como os Adesivos de silicone da Supérbia.

A Supérbia oferece diversas opções de adesivos antissinais voltados para tratar rugas e cicatrizes, além de prevenir sinais. Nossos produtos não têm fármacos, são aprovados pela Anvisa, hipoalergênicos e recomendados por dermatologistas.

Visite o nosso site e saiba mais sobre os nossos adesivos.

Posts relacionados

Deixe um comentário