Conheça 7 cuidados com a pele no inverno

Conheça 7 cuidados com a pele no inverno

5 de julho de 2019 0 Por admin

Durante o tempo ameno, a umidade do ar cai e a temperatura mais fria leva à diminuição da transpiração corporal, fazendo com que a pele fique ressecada. Isso faz com que alguns problemas surjam, como rachaduras, vermelhidão, dermatites e coceiras. Além disso, é comum que as pessoas tomem banhos quentinhos nessa época, o que provoca a remoção da oleosidade natural, diminuindo a camada lipídica que retém a umidade da cútis.

Por isso, é essencial que os cuidados com a pele no inverno sejam redobrados para evitar todos esses problemas. Além da pele, os cabelos e unhas também sofrem e, para isso, é necessário realizar uma hidratação corporal mais profunda e manter uma alimentação apropriada, rica em antioxidantes e vitaminas.

Neste post, vamos mostrar 7 dicas de como cuidar da pele no inverno. Confira!

Por que cuidar da pele no inverno?

Alguns cuidados com a pele são fundamentais, já que ela está submetida a agressões de vários fatores, externos e internos. A diminuição da ingestão de água, o banho quente, a queda da umidade do ar e da temperatura fazem com que a pele fique bastante ressecada.

Assim, a aparência esbranquiçada que surge em algumas áreas pode ser indício de desnaturação de proteínas. Além disso, enquanto algumas ficam com esse aspecto, outras podem apresentar um aumento da oleosidade, coceira, descamação e vermelhidão. Logo, para mantê-la sempre saudável, bonita e equilibrada é preciso adotar alguns hábitos.

Quais são os cuidados principais?

1. Evite banhos muito quentes

Tomar um banho quentinho e demorado é uma tentação no inverno, mas isso pode ser prejudicial para a derme. Isso acontece porque a água quente pode retirar parte da barreira de proteção, o que propicia o ressecamento. Assim, ao longo dos dias, a pele fica com um aspecto craquelado.

O processo é o mesmo no rosto, mas as glândulas sebáceas tendem a produzir uma quantidade maior de sebo, pois percebem que a pele está desprotegida. Portanto, o ideal é tomar banho morno e, para conferir se a água está na temperatura ideal, teste na pele do pulso. Outra dica é fazer uma hidratação profunda antes ou após o banho. Para isso, use um sabonete hidratante ou cremes com enxágue e aplique em todo o corpo.

2. Tenha atenção à pele do rosto

pele do rosto precisa de produtos de hidratação diferentes. O recomendado é usar um creme de acordo com o seu tipo de pele. Uma boa opção são os hidratantes com protetor solar, já que o sol do inverno também é forte.

Os lábios também precisam de cuidados, pois geralmente são os primeiros a sofrerem com o frio, tornando-se craquelados e ressecados. Por isso, é muito importante usar hidratantes labiais e escolher o melhor para o lábio, já que no mercado você encontra uma infinidade de opções.

3. Abuse da hidratação

Para ter uma pele bonita e saudável durante o inverno, a dica é fortalecer a hidratação. Até mesmo a pele oleosa precisa de um hidratante, pois ela costuma ter uma exposição maior a alergias. Quem mora em lugares com índice de poluição alto, por exemplo, necessita redobrar os cuidados, já que existe uma formação maior de moléculas tóxicas que podem antecipar o envelhecimento.

Por isso, é essencial optar por um produto para o rosto e outro para o corpo, pois a concentração é diferente e o hidratante corporal tende a ser mais denso. Se você tem uma pele oleosa, escolha um hidratante de toque seco que é específico para esse tipo.

4. Use um óleo corporal

No inverno, a pele necessita de uma hidratação maior. Por isso, os óleos corporais são excelentes opções, já que eles hidratam tanto quanto um creme e podem ser usados na pele ainda molhada ou durante o banho. 

Um bom exemplo de óleo corporal é o da Supérbia, que hidrata e proporciona brilho à pele. Ele contém manteiga de karité, óleo de argan e óleos rosa de mosqueta, proporcionando hidratação e prevenindo o envelhecimento da pele.

5. Tome cuidado com os tônicos com álcool

O tônico serve para remover as impurezas, regular a oleosidade, nutrir a pele e combater cravos e espinhas, devendo ser usado após a limpeza. Algumas composições apresentam álcool em sua fórmula. No entanto, a presença desse componente pode ser prejudicial para a pele no inverno.

Portanto, é importante substituir a loção tônica por outra que não apresente álcool ou que tenha um pouco menos, dependendo do tipo de pele. Assim, se a sua pele é mista ou oleosa, opte por uma que tenha uma concentração de álcool menor e, se for seca, escolha produtos livres do ingrediente.

6. Mantenha uma alimentação balanceada

A ingestão de alimentos calóricos e gordurosos é muito comum nessa época do ano, influenciando tanto na beleza quanto na saúde da pele. Logo, é muito importante consumir alimentos antioxidantes, que atuam combatendo os radicais livres que aceleram o envelhecimento precoce.

Por isso, uma boa dica é ingerir frutas, verduras e legumes para manter a pele sempre viçosa e bonita, além de beber muita água ao longo do dia. Outra estratégia é apostar nos sucos verdes, que são feitos em casa e consumidos na hora, o que auxilia na aceleração do metabolismo e na eliminação de toxinas. Com isso, a pele se manterá saudável e limpa.

7. Evite esfoliações e buchas

Evitar o uso de muitas esfoliações e buchas no rosto e corpo nessa época é essencial. A bucha auxilia na remoção da hidratação natural da pele e pode provocar algumas irritações. Além disso, ela modifica a composição do manto hidrolipídico, que ajuda a proteger a pele, ressecando-a ainda mais.

Como vimos, é muito importante manter a rotina de cuidados com a pele no inverno. Por isso, abuse da hidratação, use protetor solar diariamente e evite banhos muito quentes. Além disso, use loção facial de limpeza específica para o seu tipo de pele, um primer hidratante e utilize produtos com manteiga de karité em sua composição, que auxiliam em uma hidratação extra.

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos diretamente em seu e-mail!