O que ácido hialurônico?

3 minutos para ler

Os tratamentos estéticos estão sempre em evolução para agradar cada vez mais as suas consumidoras, que querem se manter jovens e bonitas de forma natural e sem muita preocupação. Um dos maiores queridinhos do momento, usado em diversos produtos, é o ácido hialurônico. Quer saber mais sobre esse ingrediente tão popular no mundo estético? Fique tranquila que a gente te conta tudo!

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um tipo de polissacarídeo, que nada mais é que um tipo de açúcar. Ele está naturalmente presente no organismo de diversos animais, tendo a missão de preencher o espaço entre as células. No corpo humano, ele existe em todos os órgãos, mas a maior parte das moléculas (cerca de 56% do total) pode ser encontrada na pele.

Quando o organismo é jovem, a pele apresenta a substância em abundância, e como ela possui a propriedade de reter água ao seu redor, isso confere à pele uma textura mais homogênea, lisa e elástica. Com o passar dos anos, a quantidade de ácido hialurônico presente na pele vai diminuindo, o que deixa a pele menos hidratada e menos elástica, favorecendo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Ácido hialurônico na estética

Por ser encontrado naturalmente no organismo, o ácido hialurônico acaba sendo um ingrediente que tem pouquíssimas contraindicações e por isso é tão bem aproveitado pelos profissionais da estética. As moléculas de AH que são usadas nos tratamentos geralmente têm origem animal (sendo extraídas da crista dos galos), ou origem biotecnológica (sendo obtidas por meio de um processo de fermentação bacteriana).

Ele pode ser usado de três maneiras principais, sendo que a mais comum delas é como ingrediente de cremes hidratantes, cujo principal efeito é no combate às rugas. Outro método é o injetável, que deve ser sempre feito por um especialista (dermatologista ou cirurgião plástico) e com acompanhamento. Ainda é possível consumir AH via oral ou por meio de cápsulas, que ainda não estão a venda no Brasil, mas já podem ser manipuladas.

Diferentes usos do ácido hialurônico

O principal uso do ácido hialurônico é no combate às rugas e outros sinais da idade, pois ele é excelente para manter a pele jovem, lisa e viçosa, mas isso não significa que esse é o seu único destino possível. Um uso bastante comum quando usado de maneira injetável é o de preenchimento, sendo que as regiões que costumam receber mais preenchimento de ácido hialurônico são os lábios, o contorno da face e a área das olheiras.

Ainda na área da estética, o AH pode ser usado no tratamento de cicatrizes de acne e até mesmo como forma de combater as celulites. Outras áreas da medicina que fazem uso desse ingrediente para alguns tratamentos são a oftalmologia e a ortopedia.

Experimente usar o Primer Hidratante de Tratamento com Ácido Hialurônico e aproveite você também os benefícios que ele proporciona!

Posts relacionados

Deixe um comentário