Conheça 16 clássicos para quem ama música, livros e filmes

6 minutos para ler

A diversidade cultural ao redor do mundo gera produções incríveis na área das artes. Cada época produziu música, livros e filmes que conseguiram transpor barreiras e se tornar obras imortalizadas, que merecem ser experimentadas por nós.

Como existem muitos títulos imperdíveis para qualquer fã de entretenimento, trouxemos aqui uma lista de obras clássicas de música, livros e filmes para que você usufrua do seu tempo livre da melhor forma possível. Ficou interessada (o)? Então, continue lendo para conferir!

Clássicos do cinema

Os filmes clássicos são aqueles que conseguem ultrapassar as barreiras do tempo e da língua e ficam impressos na história como obras atemporais. Vejamos a seguir algumas delas que você precisa conhecer!

1. Tempos Modernos (1936)

Idealizado pelo famoso Charles Chaplin, esse é um dos principais filmes do cineasta. “Tempos Modernos” narra a história de um trabalhador comum na linha de produção fabril e utiliza o humor para fazer uma critica social a um sistema que busca cada vez mais lucro às custas dos seus operários.

2. Casablanca (1942)

Essa é, sem dúvida, uma das histórias de amor mais famosas do cinema! Lançado em plena Segunda Guerra Mundial, o filme conta a história de Rick Blaine, um americano amargo dono de um badalado café em Casablanca, que recebe como cliente um grande amor de seu passado. Ele levou três estatuetas do Oscar, incluindo as de melhor filme, melhor roteiro e melhor diretor.

3. Cantando na chuva (1952)

O musical, dirigido por Gene Kelly e Stanley Donen, narra uma história que se passa durante a transição do cinema mudo para o falado em Hollywood, nos anos 20. O destaque aqui fica para a cena icônica do diretor e da protagonista sapateando na chuva ao som de “Singin’ In The Rain”.

4. Psicose (1960)

Psicose é uma obra do aclamado Alfred Hitchcock. Sua trama gira em torno da secretária Marion Crane, que após dar um golpe em seu empregador, vai se abrigar no decadente Hotel Bates, dirigido pelo jovem e perturbado Norman Bates.

5. O poderoso Chefão (1972)

Referência, ainda hoje, para diversos filmes do mundo, “O Poderoso Chefão” é baseado no livro de Mario Puzo e dirigido por Francis Ford Coppola. Sua trama conta a história do mafioso Don Vito Corleone e da sua luta para garantir a proteção dos “negócios da família”.

6. A Central do Brasil (1998)

Responsável por levar o Brasil a uma indicação ao Oscar, “Central do Brasil” tem direção de Walter Salles e conta a emocionante história de Dora, uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas e precisa sair em busca da família de Josué, após o garoto perder a mãe em um grave acidente.

Clássicos da literatura

Para quem curte se perder nas páginas de um bom livro, listamos algumas das obras literárias mais importantes de todos os tempos para você devorar. Confira!

1. Romeu e Julieta (1595)

O casal mais famoso da literatura foi criado pelo inglês William Shakespeare e escrito em formato de peça de teatro. Essa tragédia é dividida em cinco atos e narra a história de amor proibido entre dois jovens apaixonados de famílias inimigas em Verona, na Itália.

2. Dom Quixote de la Mancha (1605)

Esse clássico espanhol é escrito por Miguel de Cervantes em formato de prosa e comumente, dividido em duas partes. O livro conta as aventuras do excêntrico Dom Quixote e de seu amigo Sancho Pança, que partem numa jornada pelo país para lutar em nome da justiça.

3. Orgulho e Preconceito (1813)

Escrito pela britânica Jane Austen, essa história se passa no início do século XIX, no interior da Inglaterra e conta a história de Elizabeth Bennet e sua família, abordando questões importantes da sociedade aristocrática daquela época.

4. Dom Casmurro (1899)

Um dos grandes clássicos da literatura brasileira, “Dom Casmurro” foi escrito por Machado de Assis e permeia o possível triângulo amoroso entre o casal Capitu e Bentinho e o melhor amigo do marido, Escobar.

5. O Pequeno Príncipe (1943)

Escrito originalmente para o público infantil pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, esse livro acabou se tornando um clássico muito importante para todas as idades. O protagonista da história é o próprio narrador, que após um acidente de avião cai no deserto do Saara e conhece um pequeno príncipe de outro planeta, com quem tem profundas conversas.

A versão mais famosa do livro é ilustrada pelo próprio escritor, e ainda hoje é uma das obras literárias mais vendidas do mundo.

Clássicos da música

Agora, se você quer relaxar e curtir um som, confira algumas das principais canções de todos os tempos que vão embalar o seu dia!

1. Asa Branca (1947)

Imortalizada na voz e na sanfona de Luiz Gonzaga, “Asa Branca” é um hino da cultura nordestina brasileira e retrata a poesia e o cotidiano dessa rica região.

2. Garota de Ipanema (1962)

A famosa canção brasileira composta por Tom Jobim e letrada por Vinícius de Moraes é um clássico da bossa-nova e já ganhou versões em diversas línguas, sendo interpretada por nomes famosos como Frank Sinatra e Madonna.

3. Imagine (1971)

Escrita e interpretada pelo beatle John Lennon, “Imagine” foi o single mais vendido de sua carreira solo. Como o nome já indica, a música é uma proposta de reflexão sobre como seria um mundo em paz e sem barreiras, ressoando com a nossa sociedade até hoje.

4. Your Song (1971)

Composta por Elton John e escrita por Bernie Taupin, esse clássico é conhecido por ter sido escrito e composto em um tempo extremamente curto. Desde então, a canção já foi regravada por inúmeros artistas, compondo até a trilha sonora do musical “Moulin Rouge”.

5. Tangled Up in Blue (1975)

Considerada uma das melhores músicas de todos os tempos, essa obra de Bob Dylan desafia a noção fixa de tempo e espaço e é descrita como uma música multidimensional. Sua letra também foi publicada em formato de poema no livro “The Seagull Book of Poems”, editado por Joseph Kelly.

Enfim, há opções para todos os gostos! Afinal, conhecer o que há de música, livros e filmes clássicos é importante para entendermos um pouco da história e do comportamento humano ao longo dos anos. Para conferir ainda mais opções de entretenimento, busque em outros sites e listas confiáveis — como o IMDB, por exemplo.

E aí, curtiu a nossa lista de música, livros e filmes? Então, aproveite para compartilhar este post com seus amigos!

Posts relacionados

Deixe um comentário