Meditação guiada: os benefícios e como fazer

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Certamente você já deve ter visto a expressão meditação guiada em sites, redes sociais e até em aplicativos. Mas você sabe, de fato, o que é meditação e como ela pode ser praticada por meio de um guia?

Além de ajudar a desenvolver o autocuidado, a técnica permite alcançar o pleno bem-estar. Nesse texto, você vai aprender mais sobre essa prática que traz inúmeros benefícios para a nossa saúde mental. Acompanhe!

O que é meditação e como praticar a meditação guiada?

A meditação é uma técnica milenar que promove a calma e desenvolve a concentração. Para quem vive em grandes centros urbanos ou tem uma rotina agitada, a prática da meditação traz o equilíbrio necessário para o corpo e a mente. Dentre os principais benefícios, estão a redução da ansiedade, que tem atingido cada vez mais pessoas, principalmente durante a pandemia da Covid-19.

A meditação consiste em concentrar-se no momento presente e desenvolver a auto observação. Para quem é iniciante, a meditação guiada é o melhor caminho. Trata-se de um recurso em que alguém indica o que fazer para alcançar o estado meditativo. Muitas vezes em vídeo, áudio e até por meio de sons, músicas, mantras e yoga. A prática indicará qual técnica funciona melhor para você e, futuramente, você conseguirá alcançar o estado meditativo sozinha.

Quais os benefícios da meditação guiada para a saúde mental e física?

A vida agitada nos impede de observar melhor o nosso dia a dia e tira o nosso foco do que realmente é importante. Muitas vezes, recorremos à medicação e até nos ancoramos em prazeres momentâneos, como a bebida alcoólica, para evitar sentimentos e situações desagradáveis.

No entanto, se você incorporar a meditação na sua rotina verá que não precisará de nenhuma fuga ou remédios para alcançar o bem-estar. Separamos, abaixo, alguns dos benefícios dessa prática. Confira!

Reduz o estresse

O corpo humano é uma máquina e também precisa descansar para recarregar as energias. Se você age no piloto automático, o estresse é garantido. Mas se você pratica a meditação diariamente, será mais difícil ser dominado pelas emoções. 

Aumenta a imunidade

A meditação é uma ação preventiva para a saúde física e mental. Torná-la um hábito é como tomar uma vitamina natural capaz de elevar a sua imunidade. Pratique sempre!

Melhora o sono

A meditação é uma grande aliada para quem tem insônia ou dificuldade para ter um sono tranquilo. Com total atenção ao momento presente, seu corpo vai identificar, naturalmente, a hora de descansar.

Como tornar a meditação guiada em um hábito?

Primeiro de tudo você precisa escolher um local tranquilo e um horário livre. Depois, utilize técnicas para desligar-se das preocupações do passado e do futuro, conectando-se totalmente com o momento presente. Pode ser uma música, um guia ou até um mantra. 

Com os batimentos cardíacos desacelerados, é a vez de respirar. Isso mesmo, respirar. Mas não como você está acostumado. É preciso ter atenção plena na inspiração e na expiração, dedicando o tempo necessário para isso.

Por fim, estabeleça essa prática na sua rotina. Pode ser ao acordar, antes de dormir ou até mesmo em uma pausa durante o dia. Incentive a si mesmo cada vez que atingir uma meta de dias seguidos praticando a meditação.

Três dias, uma semana, um mês… quando perceber, a meditação terá se transformado em um hábito! Não se preocupe, os benefícios constatados durante o dia a dia serão a motivação que você precisa.

Viu como a meditação guiada traz inúmeros benefícios para a sua rotina? Trata-se de uma prática de autoconhecimento que promove a reconexão consigo mesmo, elevando a autoestima, além de acalmar os pensamentos e renovar as funções vitais, restaurando a sua energia e disposição.

Com a prática diária, a meditação torna-se um hábito e futuramente você será o seu próprio guia para alcançar o estado meditativo. Experimente agora mesmo!

Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais com os seus amigos e ajude-os a praticar o autocuidado e preservar a saúde mental por meio da meditação guiada!

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