Mãos envelhecidas: aprenda como prevenir e tratar com dicas da esteticista Eli Monteiro

7 minutos para ler

Você já deve ter ouvido que, se quisermos saber a idade de alguém, devemos olhar para as suas mãos. Isso acontece porque muita gente cuida bem do rosto, mas se esquece dessa parte do corpo que mais fica exposta, sem proteção. A boa notícia é que há, sim, como reverter um quadro de mãos envelhecidas.

O skin care é o cuidado que temos com a nossa pele, de modo geral — inclusive a das nossas mãos. Pensando nisso, trouxemos a esteticista Eli Monteiro para contar para você por que essa cútis é tão sensível e quais são os tratamentos mais eficazes atualmente para prevenir o envelhecimento precoce. Continue lendo para conferir!

O que envelhece mais rápido: a pele do rosto ou das mãos?

De acordo com Eli, a pele das mãos envelhece mais rápido por dois motivos. O primeiro é que a derme dessa região contém menos colágeno — ou seja, é mais fina e sensível. Repare bem: qualquer arranhão nas mãos pode facilmente se tornar um corte, por conta da sua espessura.

O segundo é que as nossas mãos ficam muito expostas ao sol, à poluição e até a produtos químicos como detergente e sabão.

Quanto à pele do rosto, as pessoas se preocupam mais em limpar, hidratar e usar protetor solar; já as mãos ficam esquecidas na hora desses cuidados. Para protegê-las, é necessário repor sempre os produtos hidratantes e os filtros solares a cada lavada — mas nem sempre a gente faz isso, não é mesmo?

Agora, associe esses dois fatores: pele sensível e exposição solar sem proteção. Já dá para entender por que as nossas mãos apresentam envelhecimento mais rápido do que a face ou qualquer outra parte do corpo.

Quais são os sinais de envelhecimento das mãos?

Afinal, você sabe identificar mãos envelhecidas? Muitas vezes, só vamos reparar nos sinais quando eles já estão bem visíveis. A seguir, confira alguns indícios de que é preciso ter atenção redobrada!

Flacidez

Com o passar dos anos, a pele das mãos também perde sua capacidade de produzir colágeno e elastina. Na verdade, por ser mais fina, essa derme é ainda mais suscetível a problemas desse tipo.

Enrugamento

O enrugamento das mãos é outro resultado visível de que a produção de colágeno e elastina está diminuindo. Nesse caso, as rugas aparecem principalmente nas articulações dos dedos — mais um sinal de que o envelhecimento das mãos surgem mais cedo.

Manchas

As manchas amarronzadas no dorso das mãos é uma das queixas mais frequentes e que motivam a procura de um tratamento para clarear essa região. Elas costumam ser originadas pela exposição desprotegida da pele aos raios ultravioleta A.

Veias aparentes

Você já reparou que as veias de pessoas mais idosas são bem proeminentes nas mãos? Isso acontece por conta do afinamento natural da pele de todo o corpo ao longo dos anos. No entanto, como já tem uma derme mais fina, o dorso das mãos sofre ainda mais com essa redução de espessura, o que resulta em veias mais aparentes nessa região.

Ressecamento

A falta de hidratação é outra das causas do envelhecimento precoce da pele, pois favorece a sua perda da elasticidade. Vale dizer, por outro lado, que esse ressecamento também é uma tendência natural da idade. Por isso, uma derme seca e descamando nessa região é sinal de que é preciso reforçar a hidratação.

Como montar uma rotina de cuidados para a pele das mãos?

Se você quiser prevenir o surgimento de mãos envelhecidas, é importantíssimo adotar uma rotina de cuidado dessa região do corpo. Veja o que Eli Monteiro tem a dizer:

É necessário hidratar e fazer o uso de proteção solar também todos os dias. Esses são os cuidados básicos para fazer em casa, para uma prevenção do envelhecimento precoce das mãos.

Para lhe ajudar, trouxemos a seguir algumas dicas práticas para manter as mãos bonitas e joviais!

Skin care

Como dissemos, assim como o rosto, as mãos precisam de cuidados especiais diários. Lave as mãos com sabonete hidratante, passe depois um creme hidratante e finalize a limpeza com o protetor solar adequado para o seu tipo de pele. Além disso, uma vez por semana, aposte em uma esfoliação para remover as células mortas e revitalizar a derme.

Bons hábitos de vida

Bons hábitos de vida são imprescindíveis para a saúde de todo o nosso corpo — inclusive da pele, que é o maior órgão do organismo humano. Então, invista em uma alimentação saudável, beba a quantidade adequada de água diariamente, pratique atividades físicas regulares e abandone vícios como o alcoolismo e o tabagismo. Com certeza, sua saúde vai lhe agradecer!

Como tratar mãos envelhecidas?

Já dissemos como é possível adiar ou amenizar o envelhecimento da mãos. Mas e se ele já estiver acontecendo? Segundo Eli Monteiro, é preciso procurar um dermatologista ou um profissional da área de estética. Assim, você terá a segurança de que passará por um procedimento com a indicação correta.

Geralmente, o dermatologista cuida das peles já envelhecidas, enquanto o esteticista foca o tratamento preventivo, de melhora geral da aparência da pele.

Para clareamento de manchas, por exemplo, os ácidos manipulados podem ser recomendados. Já para a flacidez e as rugas, tratamentos que utilizam luz de LED e radiofrequência são os mais indicados, pois estimulam a produção de colágeno e a hidratação, melhorando o aspecto da pele.

O uso de adesivos antissinais funciona nesse caso?

Os adesivos antissinais são placas de silicone grau médico hipoalergênico que atuam nas camadas da derme para atenuar rugas e linhas de expressão. Eles agem aumentando a hidratação natural dessa área — na prática, é como se eles atraíssem a água do próprio corpo para os locais que apresentam os sulcos.

Nesse sentido, eles também podem ajudar, e muito, o tratamento e a prevenção das mãos envelhecidas. Já nos primeiros dias de uso é possível ver uma pele mais lisa e hidratada. Olha o que Eli Monteiro tem a falar sobre eles:

Os adesivos de silicone são ótimos para a prevenção. Eles ajudam a estimular a parte de colágeno, a proteção, a hidratação. Então, eles são ótimos para a parte preventiva, para nós podermos prevenir o envelhecimento precoce.

Enfim, as mãos envelhecidas são mesmo uma preocupação para muita gente, pois não há como disfarçá-las. Portanto, o ideal é manter uma rotina de cuidados com essa região do corpo para prevenir e tratar o envelhecimento precoce. Lembre-se de que, além de proteção solar, a hidratação é fundamental. Então, conte com os Adesivos Antissinais Supérbia!

Nossos produtos são grandes aliados de uma pele bonita e jovial. Quer saber mais sobre o assunto e onde encontrá-los? Entre em contato conosco e fale com um dos atendentes!

Posts relacionados

2 comentários em “Mãos envelhecidas: aprenda como prevenir e tratar com dicas da esteticista Eli Monteiro

Deixe um comentário