Pele madura: quais as causas das manchas no corpo?

4 minutos para ler

Com o passar dos anos, é comum surgirem manchas no corpo. Algumas podem representar perigo como as que mudam de cor ou aumentam de tamanho. Portanto, é necessário buscar ajuda médica para saber do que se tratam.

Há outras que não são nocivas, ou seja, não precisam de tratamento médico. Entretanto, elas podem incomodar pela aparência, pois impedem que você tenha uma pele de coloração uniforme. A boa notícia é que elas podem ser tratadas e, até mesmo, prevenidas.

Quer saber mais sobre esse tipo de mancha (hiperpigmentação)? Então, continue lendo, pois é sobre elas que falamos neste post. Vamos lá?

Quais são os tipos de manchas na pele?

Existem diversos tipos de manchas no corpo. Algumas são causadas por contato com substâncias cítricas expostas ao sol, como quando alguém deixa cair limão na pele em plena praia ensolarada. Já outras são ocasionadas somente pela exposição solar sem proteção sendo ainda mais comum.

O nome dessa mancha é melanose. Ela costuma aparecer no colo, costas, rosto, dorso das mãos e outras áreas com maior exposição. Há quem associe essas manchas à idade, mas saiba que, na verdade, elas estão mais relacionadas ao acúmulo de sol. Entretanto, uma pele madura tem mais chances de apresentar esse acúmulo, justamente pelo maior tempo de exposição ao sol.

Outra hiperpigmentação que surge com frequência nas mulheres é o melasma. Essa mancha está ligada a fatores genéticos, exposição solar e hormônios. Ela se localiza, comumente, no rosto — na testa, bochechas e buço. Mas essas manchas também podem aparecer no corpo, como braços e colo. Embora não tenha cura, ela tem tratamento que ameniza, e muito, a aparência, deixando a pele mais uniforme.

Quais são as causas das manchas no corpo e no rosto?

Como você viu, as manchas no corpo têm causas variadas. Portanto, é necessário saber quais fatores podem desencadear a hiperpigmentação. Sendo assim, podemos resumir nos seguintes principais agentes:

  • exposição solar sem proteção;
  • genética;
  • gravidez;
  • uso de anticoncepcionais;
  • menopausa.

Como reduzir as manchas?

Após entender quais são os fatores que podem causar manchas no corpo e no rosto, você deve aprender as maneiras de reduzir o incômodo. Atualmente, existem muitos tratamentos eficazes, incluindo os produtos de uso tópico.

Esses dermocosméticos tratam a pele sem serem invasivos como os procedimentos estéticos. Sendo assim, vale a pena tentar utilizá-los antes de investir em um tratamento mais agressivo. Para isso, busque a ajuda de um dermatologista, que indicará os produtos mais adequados.

Saiba que bons hábitos de saúde e cuidados com a sua pele também podem ajudar a amenizar as manchas e, até mesmo, preveni-las. Veja quais são:

  • praticar o skincare — limpando, tonificando, esfoliando, hidratando e protegendo a pele;
  • não se esquecer de passar protetor solar mesmo em dias sem sol ou quando você permanecer em casa, porque até as luzes artificiais comprometem a saúde da pele;
  • evitar banhos muito quentes;
  • beber bastante água;
  • praticar atividades físicas regularmente para melhorar a circulação sanguínea e, consequentemente, enviar nutrientes para toda a pele do corpo;
  • alimentar-se de maneira saudável, ingerindo alimentos que favoreçam a pele, como aqueles ricos em vitamina E e selênio.

Ao longo deste post, você pôde entender mais sobre as manchas no corpo e como elas surgem. Também viu que existem hábitos que favorecem uma pele mais bonita e saudável, amenizando a hiperpigmentação. Desse modo, não deixe de seguir as nossas dicas!

Você já conhece as nossas páginas nas redes sociais? Aproveite que está por aqui e nos siga! Estamos no Instagram, Facebook, YouTube e Twitter!

Posts relacionados

Deixe um comentário