Conheça 5 tipos de manchas na pele e suas causas mais comuns

Conheça 5 tipos de manchas na pele e suas causas mais comuns

Sem dúvidas, precisamos atentar ao corpo em busca de perceber aspectos irregulares nele, principalmente, certas manchas na pele. Afinal, algumas podem incomodar bastante e outras podem não irritar, mas devem ser tratadas o quanto antes.

Normalmente, elas surgem devido às alterações hormonais, infecções ou, até mesmo, à exposição ao sol desprotegida. Seja como for, são sinais de que é necessário realizar cuidados diários que envolvem não só o uso de produtos, mas também realizar mudanças na alimentação e procurar ter uma vida mais ativa.

De qualquer forma, vamos conhecer abaixo o que caracterizam as manchas na pele, cada tipo e de que maneira é possível tratá-las. Por isso, continue conosco e tenha uma boa leitura!

Os tipos de manchas na pele

De antemão, é muito importante manter a pele saudável e ter cuidados no decorrer da sua rotina para evitar que fatores internos e externos desfavoreçam o aspecto da sua pele. Veja abaixo as características e causas mais comuns das manchas na pele.

1. Pintas

Normalmente, há pessoas que dispõem de pintas na pele desde quando nasceram ou que apareceram no início da adolescência. Entretanto, se elas surgirem do nada, pode ser um sinal de alerta, uma vez que podem ser consideradas um câncer. Diante disso, observe se elas costumam ser simétricas e apresentam curvas irregulares. Sobretudo, se tiverem um tamanho maior de cinco milímetros e de cor mais escura, é fundamental procurar um médico para analisar com cuidado e iniciar um tratamento correto ao seu quadro, caso seja necessário.

adesivo-rosto

2. Melanoma

As manchas na pele causadas pelo melanoma são bastante características. No que lhe concerne, os médicos o consideram como um dos tumores malignos mais perigosos. Normalmente, a principal causa é a alta exposição à radiação ultravioleta (UV). Logo, é muito importante se prevenir e usar constantemente o protetor solar. Existem cirurgias de remoção e tratamento caso eles estejam em um estágio avançado.

3. Manchas senis

Com o passar do tempo algumas manchas surgem na pele madura. Normalmente, são marcas escuras que aparecem devido à exposição aos raios UV, alterações hormonais e o próprio envelhecimento. De todo modo, existem alguns procedimentos dermatológicos que ajudam a clarear e promovem a renovação celular. Neste caso, é bom procurar um dermatologista da sua confiança.

4. Sardas

Primordialmente, elas aparecem em indivíduos de pele clara nos primeiros anos de vida. Apesar de serem benignas e não se converterem em um câncer, torna-se fundamental que essas pessoas tenham cuidado e façam uso do protetor solar, independentemente da estação do ano.

5. Melasma

Normalmente, essas manchas na pele aparecem em locais do corpo muito exposto ao sol. Por exemplo, a testa e outras partes do rosto. Além disso, elas surgem em mulheres durante a gravidez ou que fazem uso de anticoncepcionais. Apesar de não ter cura, existem ativos que ajudam a clarear as manchas e uma alimentação balanceada que ajuda na regeneração da pele.

Neste conteúdo, você conheceu alguns tipos de manchas na pele. Logo, com a exceção das sardas, é fundamental procurar um médico especialista para que ele possa analisar e realizar os tratamentos indicados para cada tipo de mancha. 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então, não se esqueça de deixar seu comentário para que possamos ajudá-lo.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

Pop Up Image

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Se inscreva aqui!X