Limpeza facial: entenda qual é a maneira correta de fazê-la

Ter a pele bonita e viçosa é essencial para uma boa aparência e autoestima elevada. Para isso, além da hidratação e do uso de cremes pró idade, a limpeza facial também é uma grande aliada. Afinal, nosso rosto é exposto ao sol e à poluição diariamente.

Isso sem contar o uso de maquiagem, que, quando esquecida no rosto por horas e horas, pode obstruir os poros. Portanto, é necessário fazer uma boa higienização para evitar cravos, espinhas e, até mesmo, o envelhecimento precoce.

Mas, você realmente sabe como cuidar da limpeza da sua pele da melhor forma possível? Neste post, vamos falar sobre a importância de limpar a pele do rosto de forma adequada. Confira!

Por que devo me preocupar com a limpeza facial?

Com as agressões sofridas pelo rosto diariamente, seja pelos raios solares, poeira ou uso de maquiagem, há uma maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, como forma de defesa do organismo. Sendo assim, a pele fica ainda mais oleosa e com os poros obstruídos, aumentando a tendências de espinhas, cravos e inflamações.

Além disso, fica mais propensa às rugas e marcas de expressão, com aspecto envelhecido e sem vida. A limpeza facial remove as impurezas, abre os poros, desintoxica a pele, deixando-a mais renovada e com toque suave.

Dessa forma, traz um ar mais jovial e um visual mais bonito, sendo indicada, tanto para as mulheres quanto para os homens.

Por isso, se você quer manter a sua pele do rosto sempre saudável, é imprescindível que cuide dela diariamente. Também é bom observar que, quando você aplica qualquer creme para tratamento da pele, como os pró idade, é importante fazer uma limpeza antes. Se você aplicar um produto com a pele suja, ele não agirá da mesma forma, diminuindo sua absorção e eficácia.

Como fazer uma limpeza facial de forma adequada?

Optar por um sabonete qualquer não vai limpar a sua pele perfeitamente. Pelo contrário! Os sabonetes indicados para o corpo, além de não higienizarem corretamente, ainda ressecam o rosto. Como resposta, há um efeito rebote: as glândulas produzem ainda mais sebo e deixam a pele oleosa. Utilize sempre sabonete facial para o rosto. Portanto, se você quer ter uma pele limpa de verdade, preste atenção ao nosso passo a passo.

Limpar

Se você usa maquiagem, o primeiro passo é retirá-la com produtos específicos para essa função. O sabonete facial não é capaz de tirá-la totalmente.

Existem águas e cremes demaquilantes, além de lenços e esponjas que ajudam, pela praticidade. Depois, é hora de se livrar das impurezas com o uso de um sabonete específico para o seu tipo de pele.

No mercado, há diversas apresentações desse produto, podendo ser em barra, líquido, gel, mousse ou loções. Escolha aquela com que você mais se identifica e que seja de uma marca confiável.

Espalhe o produto com movimentos circulares durante, no mínimo, dez segundos, em todas as regiões e inclua a região do pescoço. Deixe o produto agir por volta de 30 segundos, em seguida remova, de preferência, com água corrente.

Não utilize água quente, prefira água fria ou morna, para evitar ressecamento da pele. Certifique-se de que a toalha usada na secagem esteja bem limpa e não utilize a mesma que usa no corpo.

Esfoliar

A esfoliação elimina as células mortas, fazendo com que a pele fique renovada e possa “respirar” novamente. Ela faz uma faxina, ajudando a desobstruir os poros e a reduzir o excesso de oleosidade.

Para quem tem acne, a esfoliação deve ser ainda mais cuidadosa para não causar ferimentos. Utilize o mesmo processo de aplicação do sabonete, porém de forma mais suave e utilizando um pouco mais de tempo.

Não faça a esfoliação na região dos olhos, pois a pele é mais delicada e requer cuidado especial.

O esfoliante pode ser com ou sem enxágue. Se for com enxágue, deve ser aplicado com o rosto úmido e depois retirado com água corrente. Se não for necessário o uso de água, deve ser removido com um algodão após o tempo de atuação. Mas, atenção!

Existem produtos para esfoliação suave que podem ser utilizados diariamente. Porém, aqueles que têm grânulos mais grossos devem ser usados com maior intervalo entre as aplicações. Por isso, observe na hora de comprar e seguir as instruções do fabricante sobre a frequência de uso.

Tonificar

O uso do tônico complementa a ação de limpeza das etapas anteriores, caso tenha ficado algum resquício de impurezas. Ele reequilibra o pH da pele, fortalece o tônus e a prepara para o próximo tratamento.

O tônico deve ser aplicado com um algodão e não precisa de enxágue. Ele pode ter outras substâncias em sua composição, como vitamina C e B5, que auxiliam na prevenção ao envelhecimento da pele.

Para quem tem pele mista a oleosa, o ideal é o tônico adstringente, que controla a oleosidade. Ele costuma ter ácido gólico, ou salicílico, além de óleo de melaleuca ou extrato de hamamélis, dentre outros.

Já para quem tem a pele normal a seca, o melhor é usar o tônico hidratante, uma vez que ele forma uma barreira contra a poluição e retém a umidade. Ele costuma ter ácido hialurônico, pantenol e aloe vera, dentre outros.

Hidratar

Se você acha que quem tem a pele oleosa pode pular essa etapa, se enganou! Existem hidratantes específicos para esse tipo de pele, assim como há produtos mais adequados para a pele ressecada. A hidratação repõe a água perdida durante o dia e ajuda a regenerar as células.

Dessa forma, previne rugas e o envelhecimento precoce. Nessa hora, você também pode usar os produtos pró idade e os de tratamento para pele, de acordo com as recomendações do fabricante ou do seu dermatologista.

Proteger

Quando fizer a rotina de limpeza facial ao acordar, lembre-se sempre de passar um protetor solar com fator suficiente para proteger a sua pele dos raios solares. Algumas maquiagens e hidratantes já têm proteção solar, o que torna o trabalho mais fácil.

Como não errar na limpeza de pele?

A limpeza facial deve ser feita pela manhã e à noite, e não mais do que isto — o excesso pode causar desequilíbrio. À noite, a limpeza é imprescindível, mesmo que não tenha sido usada maquiagem ou protetor solar. Isso porque você passou o dia com exposição à poluição e sujeira do ar da rua, e também pode ter suado.

De manhã, a limpeza retira impurezas que podem ter sido acumuladas durante o sono, além de resquícios de produtos de tratamento usados na noite anterior. A esfoliação não deve ser feita de manhã, deixe somente para a noite. É um processo mais profundo de limpeza e pode afetar a aparência da pele, devido à descamação. Durante a noite a pele entra em repouso e absorve melhor as substâncias dos produtos com maior profundidade e proveito.

Da mesma forma, ela absorverá as partículas nocivas, se você não limpar a pele corretamente. É por isso, também, que os produtos utilizados devem ter uma boa qualidade. Quanto mais qualidade, mais ingredientes positivos eles possuem. Isso impede que você se engane, achando que está tratando a pele, mas, em vez disso, está causando danos.

Para não errar na limpeza facial, é necessário seguir estes passos e dicas, e utilizar produtos de acordo com sua pele. Se você não tem certeza de qual é seu tipo de pele, consulte um profissional, que pode ser um dermatologista ou esteticista. Também saiba escolher uma marca confiável e de qualidade.

Como fazer uma limpeza profunda da pele?

A limpeza de pele profunda é aquela que remove os cravos, espinhas e miliuns — pequenos cistos feitos de queratina e que ficam na camada superficial da pele. Ela deve ser feita exclusivamente por um profissional especializado. Muitas pessoas tentam tirar esses “inconvenientes” da pele em casa e acabam se ferindo, pois não têm o conhecimento da técnica correta para fazer.

O resultado pode ser desastroso: infecção na pele, cicatrizes e manchas no rosto. Por isso, o ideal é procurar uma clínica de estética e fazer o procedimento com um profissional capacitado. Além do conhecimento, ele tem os instrumentos certos para fazer uma limpeza de pele profunda e deixar o rosto livre de impurezas, mas sem agredi-lo.

Em casa, é preciso continuar fazendo a limpeza facial diária com produtos específicos e de boa qualidade para o seu tipo de pele, para manter o rosto sempre saudável. Há uma infinidade de opções disponíveis no mercado, para que você possa seguir cuidando da sua pele. Busque aqueles que são os mais indicados para você e que tenham sido elaborados com os melhores ingredientes.

A limpeza profunda é um tratamento e deve ser feito uma vez por ano, ou quando você achar que sua pele está necessitando, como quando apresenta acnes. Já a limpeza caseira deve ser diária e funciona mais como um preventivo, para não ter essas indesejáveis inflamações e também para rugas e flacidez.

Pronto! Agora, você já sabe que a limpeza facial diária deve fazer parte da sua rotina para ter uma pele saudável, bonita e com vida. Seguindo os passos de limpar, esfoliar, tonificar, hidratar e proteger, você mantém o seu rosto ainda mais belo e previne o envelhecimento precoce.

Se você gostou do conteúdo e deseja mais informações siga nossas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram!

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Amo cuidar do rosto! sempre sigo as dicas!

    1. Não tem nada melhor do que cuidar de nós mesmas, né?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Se inscreva aqui!X