Qual é a importância do protetor solar? Confira 3 dicas para usá-lo corretamente

4 minutos para ler

A exposição ao sol traz inúmeros benefícios para a saúde, desde que seja feita da forma correta. Tomar sol, por exemplo, auxilia na absorção de vitamina D (que ajuda no fortalecimento dos ossos e funciona como modulador do sistema imune).

No entanto, a falta de proteção e os horários inadequados durante a exposição ao sol, podem causar o aparecimento de manchas, diferentes tipos de melasma, linhas de expressão, ressecamento da pele, queimaduras e até doenças como o câncer de pele.

Por isso, utilizar o protetor solar no dia a dia é essencial. Nesse texto vamos trazer algumas dicas para a utilização correta deste produto e que podem ajudar a saúde da sua pele!

1.Observe as recomendações do fabricante

O protetor solar foi criado para proteger a nossa pele dos danos causados pela radiação ultravioleta emitida pelo sol (UVA e UVB). O uso contínuo do produto reduz casos de insolação, envelhecimento precoce e doenças. A maioria dos itens levam óxido de zinco e dióxido de titânio: aposte neles!

Também é importante pensar no seu tipo de pele, para isso consulte um dermatologista e siga a recomendação médica. As crianças, por exemplo, devem utilizar produtos específicos para a sua faixa etária.

Para maior comodidade, escolha um item com o material de melhor adaptação à sua pele e rotina como o spray, o gel, hidratante, entre outros.

2.Lembre-se que o protetor deve ser utilizado em qualquer estação

Não pense que o protetor solar deve ser utilizado apenas no verão ou em regiões com maior exposição solar como o Norte e o Nordeste do Brasil.

Até os dias nublados e de inverno merecem proteção, afinal os raios solares continuam sendo emitidos, independentemente das condições climáticas. E não se engane, mesmo que sejam alguns minutinhos de exposição, o protetor é indispensável.

3.Utilize o protetor em ambientes com exposição direta ao sol

Quem não gosta de um banho de mar, piscina ou cachoeira? A diversão é válida, mas nunca se esqueça que o sol na pele de forma inadequada pode trazer danos irreversíveis. Por isso, crie o hábito de utilizar protetor solar todos os dias e, sempre que estiver em um ambiente aberto com forte exposição solar, reforce a aplicação.

As pessoas de pele clara devem redobrar os cuidados, pois tem menor concentração de melanina — pigmento responsável pela proteção natural da pele contra a radiação UV solar.

Outro ponto importante: muitas pessoas acreditam que não há necessidade de usar protetor solar em ambientes fechados, o que é um erro. Mesmo quem passa muito tempo em salas fechadas, como escritórios, precisa utilizar a proteção. Isso ocorre porque a luz artificial e a iluminação refletida das janelas também refletem no rosto e a pele.

Concorda, agora, com a importância do protetor solar no seu dia a dia?

Com o uso do produto é possível receber os benefícios dos raios solares, minimizar efeitos indesejados e prevenir doenças. Portanto, ponha a sua saúde em primeiro lugar e sempre siga as recomendações médicas optando pelo produto ideal para o seu tipo de pele, fator de prIoteção, horário e duração da exposição. Assim, você estará cada vez mais linda e saudável.

Esperamos que tenha gostado das dicas. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre a utilização do protetor solar, deixe o seu comentário neste post. Adoraríamos saber a sua opinião.

Posts relacionados

Deixe um comentário