Como fazer a melhor hidratação para os pés?

4 minutos para ler

A hidratação para os pés evita o aparecimento de rachaduras e deixa a pele mais macia. O ressecamento dessa região do corpo pode indicar determinados hábitos, como andar sem calçado, e ainda problemas de saúde, a exemplo do hipotireoidismo.

Os pés podem ficar ressecados também devido a fatores climáticos como o tempo mais quente ou mais frio. Para que essa parte do corpo fique mais bonita e saudável, você pode incluir, no seu dia a dia, o uso de produtos que apresentam propriedades esfoliantes e hidratantes.

A seguir, saiba como deixar os seus pés mais hidratados sem gastar muito tempo. Confira!

Saiba por que a hidratação dos pés é importante

A hidratação para os pés é necessária para deixar essa parte do corpo mais saudável e bonita por mais tempo. Com o passar dos anos, o organismo reduz a produção de colágeno, que deixa a pele mais resistente. Por isso, ela tende a ficar ressecada naturalmente devido ao envelhecimento.

O ressecamento dos pés pode ter algumas causas, a exemplo de andar sem calçado, como dito, usar muitos sapatos abertos e se expor ao sol. Além disso, também pode ser sinal de alguns problemas de saúde como a obesidade, o hipotireoidismo, as micoses, o diabetes e a insuficiência venosa. 

Entenda as razões de os pés apresentarem rachaduras

Assim como as mãos, os pés, normalmente, não têm uma grande quantidade de pelos. Portanto, também não contam com a lubrificação natural da pele, que garante mais hidratação e evita o aparecimento de rachaduras. Além disso, essa região do corpo costuma estar mais exposta ao atrito e já apresenta a pele mais espessa.

O clima também pode contribuir para o ressecamento, devido aos verões muito quentes ou aos invernos muito frios. Quando a pele fica mais seca, também deixa de ter elasticidade e passa a apresentar rachaduras. Por isso, criar e manter o hábito de hidratar os pés diariamente pode fazer com que fiquem mais bonitos e saudáveis.

Confira dicas de hidratação para os pés

Para garantir os pés macios e sem rachaduras, não é necessário gastar muito tempo e nem muito dinheiro. No entanto, é importante incluir na rotina os hábitos de usar esfoliantes e hidratantes. Saiba mais a seguir!

Faça uma esfoliação nos pés uma vez por semana

De acordo com a dermatologista Marcia Linhares, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não é indicado fazer esfoliação nos pés mais de uma vez por semana. Caso contrário, a pele tende a ficar ainda mais ressecada, mesmo com a aparência de maciez. Por isso, fazer o procedimento uma vez por semana já é suficiente.

No momento da esfoliação, também é necessário usar produtos de alta qualidade, como o creme esfoliante Supérbia para o corpo e o rosto. Com grânulos 100% naturais, o item é capaz de limpar profundamente os poros e eliminar, de maneira delicada, as células mortas da pele. O resultado é um toque mais suave e sedoso. 

Use cremes hidratantes 

Para deixar os pés hidratados, você pode contar com vários tipos de produtos disponíveis no mercado. É recomendado usar cremes que apresentam base de ureia e de lactato de amônio para melhores resultados. Além disso, a aplicação dos produtos à noite, com meias, pode fazer com que a pele absorva mais a hidratação. 

A hidratação para os pés impede o surgimento de rachaduras e confere mais suavidade à pele. Problemas de saúde, como o hipotireoidismo, e o hábito de andar sem calçado são algumas condições que contribuem para o ressecamento dessa parte do corpo. Para preservar a saúde dos pés, é essencial manter o uso de cremes hidratantes e esfoliantes. 

Se você gostou de saber como fazer a hidratação para os pés, assine a nossa newsletter e receba conteúdos diretamente em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário