Fita de silicone para cicatriz: o que é, para que serve e como utilizar

Fita de silicone para cicatriz: o que é, para que serve e como utilizar!

As cicatrizes podem surgir de diversas formas e acabam fazendo parte de quem somos ao longo da vida. Porém, muitas delas podem causar incômodos para quem as tem. Sendo assim, existem maneiras de suavizá-las para que a pele fique mais natural e bonita, mesmo com a presença da marca. Para isso, você pode usar a fita de silicone para cicatriz.

Confira, neste post, o que é essa fita e como ela funciona. Veja também os benefícios de usá-la — assim como a placa de silicone — nas marcas que você tem ou que podem surgir depois de certos procedimentos. Boa leitura!

O que é fita de silicone para cicatriz e por que usá-la?

Uma cicatriz nada mais é do que o resultado de alguma lesão. Ela pode surgir ao longo de toda a nossa vida, seja por algum pequeno acidente , seja devido a uma grande alteração no corpo como no caso de cirurgias.

Independentemente da origem, as cicatrizes, principalmente as maiores, devem ser bem tratadas. Do contrário, pode ocorrer o que os dermatologistas chamam de queloide.

Essa alteração na pele surge pelo crescimento anormal de tecido durante a cicatrização. Por ocorrer no local da cicatriz ou além dela, o queloide não apresenta riscos à saúde, mas pode comprometer a estética da pele.

Exatamente por isso, a fita de silicone para cicatriz é fundamental. Ideal tanto para a cicatriz normal e para o queloide quanto para os períodos pós-cirúrgicos, ela tem o poder de suavizar as marcas existentes, bem como evitar a má cicatrização.

Dessa forma, ela também evita que você recorra a algum procedimento estético. Afinal, você terá uma cicatriz suavizada e natural, que será parte de você. Veja o resultado com apenas 2 meses de uso:

Como usar a fita e de que forma ela funciona?

Nas cicatrizes, não há glândulas sebáceas, o que faz com que a pele fique muito mais desidratada e seca. Dessa forma, a fita vem para evitar essa perda. Ou seja, ela ajuda na hidratação da região por meio da semi-oclusão da pele, impedindo a perda de água e equilibrando a hidratação da cútis.

Outro fator, além do equilíbrio na hidratação da pele, é que a fita de silicone para cicatriz também evita o crescimento descontrolado de tecido epitelial, diminuindo a tensão nas extremidades da cicatriz e o risco do queloide.

Como fazer uso?

De forma geral, você deve usar a fita em cicatrizes recentes e hipertróficas, algumas horas ao dia. Nesse caso, vale seguir a recomendação médica, inclusive, para saber se você deve usá-la no banho ou não.

Independentemente do horário de uso, antes da aplicação, é recomendado que se higienize bem a pele, evitando o uso de cremes e outras substâncias que possam atrapalhar a sua ação. Além disso, é importante manter sempre a fita bem limpa para ser reutilizada.

Fita de silicone para cicatriz ou placa de silicone — qual é a ideal?

A fita e a placa de silicone têm a mesma função, mudando apenas o seu formato. Nesse caso, a diferença consiste em que a placa cobre uma região maior. Já a fita, dependerá do tamanho. Aliás, você pode cortá-la para cobrir áreas menores.

De forma geral, as duas são feitas com silicone grau médico, oferecendo a proteção para a sua cicatriz, mesmo em períodos pós-cirúrgicos. Por isso, seguindo as indicações corretas, podem ser utilizadas em torno de 20 a 30 vezes.

Para isso, é importante que a opção que você escolher esteja limpa para ser reutilizada, além de ser aplicada também sobre a pele devidamente livre de resíduos.

Quais são os benefícios de usar a fita ou a placa de silicone?

Independentemente de qual opção você escolha, os benefícios são bastante nítidos, como:

  • suavização da cicatriz em um período relativamente curto de tempo, podendo haver melhoras em dias ou meses, dependendo da frequência de uso, da pele e dos cuidados com a fita de silicone;
  • naturalização da cicatriz, sem necessidade de outros procedimentos complexos;
  • diminuição da coloração avermelhada da lesão;
  • impedimento de formação da cicatriz hipertrófica;
  • investimento com ótimo custo-benefício;
  • recuperação da autoestima.

Já deu para entender que usar a placa ou a fita de silicone para cicatriz é uma ótima ideia, certo? Afinal, ela é um tratamento eficiente, comprovado por estudos clínicos e muito indicada, já que suaviza cicatrizes existentes, além de prevenir queloides depois de um procedimento. E para que seu uso seja um sucesso, é ainda mais essencial contar com produtos de qualidade, fornecidos por quem é autoridade no assunto como a Supérbia.

Quer conferir um Guia Completo de Cicatrizes com tudo o que você precisa saber sobre o assunto? CLIQUE AQUI.

Quer saber como podemos ajudar você? Entre em contato!

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

8 Comentários

  1. Qual é a metragem da fita?

    1. Olá, Noemia. Tudo bem? Na embalagem vem 2 fitas com um tamanho de 2×30 cm cada. Elas podem ser recortadas de acordo com a sua necessidade e reutilizadas da 20 a 30 vezes. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

  2. Qual e o efeito dela em cicatrizes que ja estao hipertroficas?

    1. Olá, Vanessa! Tudo bem? A Fita de Silicone vai atuar na hidratação da pele, diminuindo a espessura de cicatriz e a coloração avermelhada.

  3. O uso da fita é usado somente após a retirada dos pontos cirúrgicos?

    1. Oi, Silvana. Isso mesmo. A fita só pode ser usado quando o corte estiver totalmente fechado e sem pontos.

  4. Olá minha cicatriz já tem um ano vale a pena usar a fita ainda ou não?

    1. Oi, Cami. Vale a pena sim, a fita vai melhorar o aspecto geral da cicatriz.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Se inscreva aqui!X