6 passos para ter equilíbrio emocional

4 minutos para ler

O equilíbrio emocional pode ser entendido como a capacidade de identificar e controlar suas emoções e, inclusive, as emoções alheias. Em muitos dos casos, pode passar despercebido, mas esse equilíbrio emocional, quando bem trabalhado, pode nos ajudar a ter um dia a dia mais tranquilo e a levar uma vida mais leve.

Sendo assim, o equilíbrio emocional é necessário para que possamos aproveitar a vida de uma forma mais produtiva, e o mesmo vale para nosso relacionamento com outras pessoas. Além disso, ao chegarmos a esse ponto de equilíbrio tendemos a melhorar nossos resultados no trabalho, vida pessoal e, principalmente, a forma com que enxergamos, entendemos e superamos os problemas e obstáculos que se colocam à nossa frente.

Por isso, a Supérbia separou 6 passos importantes para se observar e mudar no cotidiano e chegar mais facilmente a esse equilíbrio emocional que tanto pode nos ajudar. Confira:

1- Não se aprisione aos dramas alheios 

Pessoas equilibradas tem empatia e sabem lidar e ajudar os outros com seus problemas e sentimentos. Mas isso não significa nem deve significar que se permita que esses dramas trazidos pelos outros definam seus próprios pensamentos e forma de agir.

É claro que deve-se saber ouvir, aconselhar e dar suporte a quem amamos e queremos bem, mas é também necessário que seja determinado um limite nisso para que esses problemas não passem a fazer parte de você, sugar suas energias e diminuir seu bem estar.

2- Quer conquistar o equilíbrio emocional? Para de reclamar!

O ato de reclamar não significa resistência a um problema, que para ser resolvido requer a aceitação de que essa situação precisa ser enfrentada. Isso leva tempo e as reclamações, além de tomarem parte desse tempo, não direcionam à solução nem contribuem para a melhoria da situação.

Quando aceitamos que algum problema deve ser resolvido, podemos aplicar a nossa energia em soluções criativas e podemos transforma-los em oportunidades de evolução.

3- Não diga “sim” a tudo

Generosidade é uma ótima qualidade. Auto controle é algo melhor ainda! Por isso, não devemos dizer “sim” a todos os desejos, tanto dos outros quanto os nossos próprios.

Saber a hora certa de negar é uma qualidade que devemos adquirir e aplicar ao dia a dia. Ao fazer isso, poupamos energia e estamos mais prontos para cumprir nossos planos e já começar a traçar outras metas.

4- Largue as fofocas

Pessoas equilibradas não gastam seu tempo e energia discutindo e falando sobre a vida dos outros. Isso acontece porque sabem que o sucesso ou fracasso de qualquer pessoa não interfere na nossa própria situação.

Ao invés de olhar para os lados, podemos focar no nosso próprio caminho e utilizar nosso tempo de forma eficiente. Então, além de mudar nossa atitude, devemos buscar nos afastar de quem faz o mesmo.

5- Não deposite sua felicidade nos outros

O convívio com amigos, familiares e amores é fundamental para nossa felicidade e isso não deve ser deixado de lado! Porém, não devemos transferir a responsabilidade de sermos felizes a mais ninguém além de nós mesmos.

Nossa paz interior deve depender do auto controle dos nossos próprios pensamentos e energia. E quando estamos seguros da nossa própria condição, ninguém consegue abalar a nossa alegria.

6- Não se prenda ao passado nem ao futuro se quiser ter equilíbrio emocional

A atitude que mais nos faz felizes e torna a rotina mais leve é saber viver o agora! Acontecimentos passados devem ser, sim, tomados como aprendizado, mas não basear suas atitudes presentes. Além disso, ficar imaginando o que está por vir não resolve as coisas, uma vez que são, também, suas atitudes presentes que vão definir o futuro.

Essas são nossas dicas de hoje para tentar te ajudar a levar a vida de forma mais feliz, sempre com bem estar em alta e em harmonia com os outros!

Já que o assunto é felicidade e bem estar, vamos à nossa última dica de hoje: a linha Supérbia de tratamentos diários para a pele – ADESIVOS ANTISSINAIS para o ROSTO e COLO, LOÇÃO DE LIMPEZA e PRIMER HIDRATANTE COM ÁCIDO HIALURÔNICO.

Experimente novas atitudes cotidianas! E seja buscando o seu ponto de equilíbrio emocional ou usando a linha Supérbia, não se esqueça de dar uma passada por aqui e contar pra gente como foi sua experiência.

Posts relacionados

Deixe um comentário