Entenda o que é o efeito rebote na pele e como evitá-lo!

4 minutos para ler

Já aconteceu de você fazer uma limpeza no rosto e depois ficar com muita oleosidade, aumentando a acne? O nome disso é efeito rebote na pele. Esse problema ocorre justamente quando tiramos todo o sebo natural da cútis. Assim, o corpo entende que precisa produzir mais óleo, porém, em excesso.

Existem outros fatores que contribuem para causar esse efeito indesejado, mas ele pode ser revertido por meio de cuidados em casa. Nesse sentido, é importante observar a sua rotina para que você tenha uma pele mais viçosa por mais tempo. Afinal, a pele nos dá sinais de que há algo errado.

Neste artigo, vamos contar tudo sobre o efeito rebote na pele e como prevenir essa situação. Acompanhe!

O que causa o efeito rebote na pele?

A pele produz uma gordura natural para se manter hidratada e protegida. Porém, quando tiramos esse sebo, ela tende a ressecar, ficando mais vulnerável. Como uma defesa, ela produz mais óleo para repor a barreira de proteção e manter a hidratação.

No entanto, o uso de produtos inapropriados para o seu tipo de pele também pode causar esse problema. Inclusive, a falta de hidratação adequada e o uso de protetor solar podem contribuir para o aumento da oleosidade. Além disso, lavar o rosto muitas vezes por dia desequilibra a cútis. Consequentemente, é comum aumentar a acne na região.

O efeito rebote acontece só na pele oleosa?

Quem tem pele normal, mista ou seca também pode sofrer com o problema se usar produtos inadequados e que agridam a região. Como explicamos, todas elas estão suscetíveis à produção de óleo em excesso se os devidos cuidados não forem tomados em casa. Contudo, a pele oleosa é mais propensa ao efeito rebote, pois naturalmente já produz mais óleo em comparação com as outras.

Como evitar esse problema?

O efeito rebote na pele pode ser facilmente revertido por meio de cuidados diários e uso de produtos de qualidade. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma visita ao dermatologista para auxiliar nessa questão. Entretanto, veja algumas dicas.

Aposte nos ingredientes certos

Na maioria das vezes, a pele fica com aspecto ruim e oleosa por causa dos produtos utilizados durante a sua higienização. De modo geral, use cosméticos e faça tratamentos que não tenham detergentes na composição. Além de ser muito agressivo à pele, esse ingrediente facilita o ressecamento.

Faça uma limpeza adequada

O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, sendo uma ao acordar e outra antes de dormir (ou no banho). Nessa limpeza, é importante usar produtos próprios para o rosto que retirem os resíduos de creme, protetor solar e maquiagem. Os mais indicados são a loção facial e a água micelar da Supérbia para deixar a pele viçosa.

Invista na hidratação

Mesmo que tenha oleosidade, a pele precisa de hidratação, pois, caso isso não ocorra, ela vai produzir ainda mais óleo em sua defesa. Por isso, invista em cremes e máscaras faciais para controlar a gordura no rosto e evitar o ressecamento. Além disso, é vantajoso criar um spa em casa, adotando uma rotina de skincare com produtos faciais para manter a pele luminosa e saudável.

Por fim, invista em produtos de qualidade que sejam apropriados para a sua cútis. Esse tipo de atenção é significativo para evitar o efeito rebote na pele, manter a saúde e prevenir o envelhecimento precoce. A Supérbia oferece os ingredientes certos para você fazer os cuidados em casa.

Se você gostou deste post e tem interesse em cuidar mais da sua pele, aproveite para ler o nosso artigo sobre como recuperar o viço da pele.

Posts relacionados

Deixe um comentário