Por que dormir cedo e ter uma rotina de sono equilibrada é tão importante?

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Você sabia que dormir cedo é importante não apenas para a saúde mental como também para a saúde física? Além disso, um sono de qualidade nos ajuda a termos uma pele mais bonita e saudável.

Aliás, você já deve ter percebido que uma noite mal dormida prejudica o humor e a produtividade. Também fica visível em nosso rosto que dormimos pouco. Olheiras, pele sem brilho e com vincos são apenas alguns dos sinais que nosso corpo manifesta.

Para que você entenda ainda mais a importância do assunto, preparamos este post para explicar a relevância de dormir bem e, ainda, separamos dicas valiosas que ajudarão você a ir para a cama mais cedo todos os dias. Acompanhe!

O que uma noite mal dormida pode provocar?

Dormir mal, não ter uma rotina adequada de sono ou dormir menos de oito horas por noite podem prejudicar a sua saúde. Afinal, durante o sono, o organismo produz a leptina, um hormônio que regula a saciedade ao longo do dia.

Também é nesse período que produz os anticorpos, fundamentais para o nosso sistema imunológico. Ainda, uma noite mal dormida prejudica a síntese de cortisol e do hormônio do crescimento. Sendo assim, há consequências tanto em curto quanto em longo prazo. As principais são:

  • irritabilidade, ansiedade ou estresse;
  • falta de disposição e queda no desempenho físico;
  • sobrepeso;
  • dificuldade de raciocínio;
  • falta de concentração e memória;
  • alterações imunológicas;
  • resfriados constantes;
  • hipertensão e outras doenças vasculares.

Além disso, como já falamos, ficamos com uma aparência de cansaço, com olheiras e pele sem brilho. Com o passar do tempo, esses sinais ficam ainda mais visíveis.

Quais os benefícios de um sono de qualidade?

Manter o hábito de dormir cedo e conseguir ter um sono de qualidade faz com que você tenha diversos benefícios. Os principais são:

  • ajuda na renovação da pele;
  • diminui as olheiras;
  • melhora o humor;
  • reduz a irritabilidade, ansiedade e estresse;
  • aumenta a produtividade para as tarefas diárias;
  • diminui os riscos de hipertensão e doenças cardiovasculares;
  • melhora a memória, o foco e a concentração;
  • ajuda no controle do peso;
  • aumenta a resposta imunológica do organismo;
  • estimula o raciocínio;
  • controla o apetite.

Portanto, dormir bem é essencial para que o organismo funcione corretamente. Também, ajuda a melhorar a saúde e o aspecto da pele. Aliás, é possível cuidar da beleza, mesmo durante o sono. Utilizando um adesivo de silicone no colo, você evitará o surgimento de rugas na região, principalmente para quem tem o costume de dormir de lado.

Mas, como ter o hábito de dormir cedo?

Se você quer ter todos os benefícios acima, deve criar o hábito de dormir cedo. Com algumas ações simples, você verá como é fácil. Então, é importante que você:

  • evite bebidas e alimentos estimulantes após as 18 horas, como os com cafeína, canela, pimenta e excesso de açúcar;
  • programe um horário para dormir e cumpra-o todos os dias;
  • desligue os aparelhos eletrônicos;
  • prefira livros de papel, caso tenha o hábito de ler antes de dormir;
  • mantenha o quarto escuro e silencioso;
  • evite cochilos longos durante o dia;
  • faça refeições leves antes de dormir;
  • aposte nos chás relaxantes, como camomila, erva cidreira, melissa ou maracujá.

Manter essa rotina ajudará muito a criar o hábito de dormir cedo. Como resultado, você acordará com mais disposição, com humor melhor e, assim, elevará seu bem-estar e qualidade de vida. Portanto, não deixe de seguir nossas sugestões. Elas são simples e muito eficazes!

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