Quer saber como dormir bem à noite? Veja 5 dicas para isso!

Quer saber como dormir bem à noite? Veja 5 dicas para isso!

24 de julho de 2019 0 Por admin

Dormir bem a noite é essencial para mantermos o sistema imunológico fortalecido, a beleza em dia e a concentração lá no alto. Mas o estresse do cotidiano e a correria da vida acabam prejudicando o sono de muitas pessoas.

Se essa descrição se encaixa com você, não tema! Reunimos dicas incríveis que podem ajudá-lo a dormir bem a noite e acordar renovado para ter um dia maravilhoso. Confira!

1. Estabelecer uma rotina do sono

Se você é daqueles que a cada dia faz uma coisa diferente, pode acabar tendo problemas na hora de dormir, por conta de seu ciclo circadiano: o relógio interno do organismo, responsável por fazer você sentir certas sensações sempre no mesmo horário do dia. É ele que faz você sentir fome perto do mesmo horário, despertar cedo mesmo em finais de semana e também pegar no sono.

Para regular o ciclo circadiano, é preciso ter uma rotina do sono. Tome um banho relaxante, faça seus cuidados com a pele e vá relaxando antes mesmo de deitar na cama. Se repetir tudo por, pelo menos, 21 dias, seu ciclo ficará regulado e você poderá combater, aos poucos, a famigerada insônia.

2. Evitar os eletrônicos

É daqueles que gosta de ver série antes de dormir? Não resiste a uma checadinha nas mensagens antes de descansar? Se você quer dormir bem a noite, esqueça o celular.

Ao estabelecer sua rotina do sono, aprenda a ignorar o telefone, já que ele emite um tipo de luz azul que informa ao cérebro que é hora de ficar acordado. Essa luz pode fazer com que você perca o sono completamente ou vá dormir mais tarde do que o normal.

Deixe para checar as mensagens no dia seguinte e aproveite o momento de dormir para fazer outras tarefas relaxantes, como conversar com a pessoa amada e ler um bom livro.

3. Escolher móveis de qualidade

Não tem segredo: para dormir bem a noite, é preciso ter um colchão confortável e um travesseiro que se adeque às suas necessidades.

Se você tem problemas na hora de dormir e acorda com dores, pode ser o momento de trocar o colchão e encontrar um que se adapte melhor ao seu corpo. Vale lembrar que o travesseiro também precisa ser trocado de forma periódica para evitar o acúmulo e pó e de ácaros, que podem perturbar o nariz. 

Quer complementar o ambiente ideal para dormir? Use e abuse dos sons da natureza, como o barulho de chuva. Eles automaticamente relaxam o corpo e permitem uma boa noite de descanso.

4. Investir em chás relaxantes

Os chás são um jeito natural de tranquilizar o nosso organismo. Até mesmo o vapor suave e o calor da xícara nas mãos são formas de fazer os músculos relaxarem.

Incorporar o consumo de chás à rotina do sono também é uma forma de ajudar a regular o ciclo circadiano. Existem diferentes sabores que ajudam a tranquilizar e facilitam o momento de dormir, como camomila, erva-cidreira, mulungu, lavanda e valeriana.

Se você não curte chás, mas, ainda assim, quer um auxílio na hora de descansar, um bom suco de maracujá também pode ser de grande ajuda.

5. Usar aromaterapia

A aromaterapia é cada vez mais popular e pode vir na forma de velas aromáticas ou de sprays de ambiente, que você pode espirrar no quarto antes de deitar.

Existem ainda águas perfumadas que são feitas especificamente para os travesseiros e bastões roll-on, que você pode aplicar em certos pontos do organismo, como os pulsos, embaixo do nariz e atrás das orelhas. Os aromas que mais ajudam a pegar no sono incluem lavanda, valeriana e cânfora.

Dormir bem a noite permite que a gente mantenha nossas energias recarregadas, com direito a muito bom humor e alegria. Quem dorme bem tem uma saúde mais forte e ainda mantém a beleza em dia, evitando as temidas olheiras.

Agora que você já tem todas as dicas para uma boa noite de sono, que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais? Assim, você divide essas informações preciosas com seus amigos que também podem ter problemas na hora de dormir!