Dia internacional da felicidade

3 minutos para ler

Você sabia que no dia 20 de março é comemorado o dia internacional da felicidade? E sabe o porquê dessa data?

Esse dia foi criado em 2012 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para reconhecer a relevância de felicidade e do bem-estar. A iniciativa de criar a data surgiu em uma reunião onde o tema era “Felicidade e Bem-Estar: Definindo um novo paradigma econômico”. A inspiração partiu de um pequeno país no Sul da Ásia, o Butão, o qual reconheceu a supremacia da felicidade sobre a renda desde o início dos anos 70 e incluiu como parte do seu Produto Interno Bruto (PIB) a “Felicidade Nacional Bruta”. Eles avaliavam o quanto seus moradores estão felizes.

Na data em questão, é ressaltada a importância da felicidade para o fim dos conflitos e da pobreza no mundo. A ONU criou um site especial para esse dia (http://24hoursofhappiness.com/). Lá você pode doar a um projeto especial para pessoas vítimas de desastres naturais e conflitos armados e acompanhar a campanha em parceria com o cantor Pharrel Williams e a música “Happy”. É possível ver qual a reação das pessoas ao escutarem a música que fala de felicidade, e elas são as mais variadas possível, desde os mais retraídos até os mais escandalosos.

O que nós podemos fazer nesse dia e ajudar para espalhar a felicidade? Atitudes simples, como ajudar o próximo sem esperar nada em troca, ter um pensamento positivo sobre o seu dia e não desistir caso o dia não tenha sido da maneira que você imaginava, ter momentos em família, esquecer um pouco das tecnologias que cada vez mais nos distancia do contato “com o mundo real”, compartilhar bons momentos, e os ruins também, por que não?! Às vezes, a solução do seu problema pode estar bem à sua frente, basta uma pequena ajuda para você enxergar… Ver os amigos, jogar conversa fora apenas para dispersar o estresse do dia intenso de trabalho.

É comprovado cientificamente que um abraço traz benefícios à saúde, liberando uma substância chamada oxitocina, mais conhecida como hormônio do bem-estar. O abraço também libera endorfinas, a mesma substância que é liberada depois de comer um chocolate (tem coisa melhor do que ter a mesma sensação do que quando comemos chocolate?!). Um simples abraço reduz a sua pressão arterial e diminui o seu stress, reduzindo o risco de doenças cardíacas, estresse e ansiedade.

O sorriso também possui benefícios cientificamente comprovados: libera altas doses de endorfina, sem contar que é algo contagiante. Quando temos um sorriso retribuído seja pelo parceiro(a), pelos filhos, pelo chefe, o seu dia com toda certeza irá ser muito melhor.

Então separe esse dia para distribuir sorrisos e abraços e não se esqueça de não ter apenas um dia da felicidade, mas que todos os seus dias possam ter momentos de felicidade e que o seu corpo receba muita endorfina e oxitocina. Tenho certeza que ele irá agradecer através de uma pele mais bonita e saudável.

Lembre-se de que chegar à maturidade é adquirir conhecimento e experiências que nos faltaram na juventude. Se aproveitarmos cada minuto como se não houvesse amanhã, teremos vivido da melhor maneira possível. Se lembrarmos que todo dia é dia para ser feliz e isso só depende de nós, aí sim a maturidade tem todo o sentido do mundo.

Posts relacionados

2 comentários em “Dia internacional da felicidade

Deixe um comentário