Desvendando mitos sobre nutrição

Desvendando mitos sobre nutrição

19 de agosto de 2016 0 Por admin

Quem faz academia, atividades físicas, dietas ou qualquer coisa que busque nos ajudar a emagrecer, perder gordura ou simplesmente melhorar a qualidade de vida sempre busca informações das mais diversas fontes. Porém, é preciso muito cuidado com o que nos é dito quando se trata de alimentação!

Muita gente passa adiante informações que ouviu de um conhecido, que por sua vez ficou sabendo algo por um amigo e por aí vai… Mas e como saber no que acreditar e o que colocar em nossa rotina?!

O ideal é procurar um especialista, que é quem vai fazer todo o acompanhamento do seu caso específico e entender quais são suas reais necessidades, carências e problemas. Porém, para evitar que quem não passa por esse tipo de acompanhamento acredite em informações erradas que ouve, a Supérbia preparou uma lista com alguns mitos sobre nutrição que precisam ser desmistificados e esquecidos por você. Confira:

1- COMER GORDURAS TE ENGORDAM:

SIM, você não leu errado! É claro que deve-se comer gorduras com cautela, afinal, qualquer tipo de alimento em excesso não nos traz bons resultados. Mas, ao contrário do que muitos pensam e dizem, é importante e recomendado inserir na dieta diversos tipos de gordura que nos trazem mais energia e ajudam a ficarmos saciados por um período maior de tempo. Inclusive, é provado que gorduras bem distribuídas podem ser mais eficazes à perda de peso quando comparadas a outros tipos de dieta. As melhores indicações são: abacate, azeite de oliva, castanha do Pará, entre outras.

2- É NECESSÁRIO INGERIR PROTEÍNAS LOGO APÓS SE EXERCITAR:

Quem faz academia ou outras atividades físicas com certeza vai se identificar com a seguinte situação: desespero após demorar para ingerir proteínas após o exercício. Não entendam errado… Ingerir proteínas após a atividade é importante, o fato é que não há necessidade desse desespero para consumir as proteínas tão rapidamente! Estudos comprovam que o mais importante é a quantidade de proteínas consumida durante o dia, e não esse tempo entre o exercício e a ingestão. *Há a exceção para casos específicos em que o nível de intensidade do esporte requer esse tipo de alimentação, mas, para um contexto geral, essa regra não se aplica.

3- CALORIAS E CARBOIDRATOS SÃO A MESMA COISA:

De modo geral, a única semelhança entre esses dois termos é que todos os carboidratos possuem a mesma quantidade de calorias. Porém, mais importante que isso é saber que os tempos de digestão e absorção de cada um deles é muito diferente. Para se entender melhor, é preciso entender que cada alimento tem um valor calórico, quantidade de carboidratos e funções específicos. Por isso que, por mais que pareça repetitivo, o mais indicado é procurar um especialista para montar a dieta ideal para você!

4- A GEMA DO OVO GERA PROBLEMAS CARDÍACOS:

Muita gente culpa a gema do ovo pelos problemas cardíacos, de colesterol e aumento de peso da população. Porém, ao contrário do que essas informações dizem, não há fontes seguras que garantam a relação da gema do ovo com o aumento do colesterol. Em contrapartida, as gemas de ovos possuem nutrientes e proteínas que protegem o coração, tais como Omega 3, vitaminas do complexo B e Colina. Por isso, com exceção de casos específicos de contraindicação, não há porque temer a parte mais gostosa do ovo!

5- O QUE MAIS ENGORDA É COMER CARBOIDRATOS À NOITE:

O metabolismo de quem pratica atividades físicas regularmente é ativado e acelerado mesmo nos momentos de descanso. Isso quer dizer que não existe uma diferença metabólica tão grande entre o dia e a noite! Também não é indicado que se coma o quanto quer durante a noite, porém, para quem tem em sua rotina as atividades físicas a alimentação noturna não é um grande problema.

Como sempre, essa foi outra dica da Supérbia para trazer mais bem estar à rotina da sua vida.

Então, depois de derrubar esses mitos sobre alimentação, vale lembrar aquelas velhas dicas para manter uma pele cada vez mais linda e jovem: a linha Supérbia de cuidados completos com a pele – ADESIVOS ANTISSINAIS para o ROSTO e COLO, LOÇÃO DE LIMPEZA e PRIMER HIDRATANTE COM ÁCIDO HIALURÔNICO.

Para qualquer uma das dicas que demos por aqui e você testou, não esqueça de voltar e deixar sua experiência nos comentários!