Conheça agora todos os benefícios do óleo de argan
Sentir-se bem é a melhor forma de se perceber bonita, não é mesmo? Encontrar produtos de qualidade atualmente, que trazem benefícios comprovados sem perder de vista um envelhecimento saudável e natural, muitas vezes pode ser um desafio. Se você sente essa dificuldade, fique tranquila! O óleo de argan veio para revolucionar o mercado da beleza e garantir mais saúde e bem-estar para você.
Desenvolvido a partir de uma árvore presente apenas no Marrocos, o óleo de argan é um produto que contém diversos benefícios para o funcionamento do organismo e, também, para a estética, já que possui diferentes elementos e compostos químicos que garantem uma ação potente e confiável.
Ficou curiosa? Neste post, separamos todos os benefícios do uso do óleo para o cabelo e a pele. Continue a leitura para saber mais!
Por que o óleo de argan é tão utilizado?
Antes de virar um tratamento eficiente para a nutrição e hidratação da pele e cabelos, o argan já era utilizado na medicina e culinária marroquina. Com os diversos benefícios observados na cultura africana, hoje ele foi adaptado para trazer vantagens também na área estética e de cosméticos.
Rico em propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, antioxidantes, ácidos graxos, caroteno, fenóis e em vitaminas A, D e E — que promovem a hidratação do organismo —, o produto tem ação rejuvenescedora e fortalecedora da pele, unha e cabelos, além de auxiliar no processo de cicatrização.
Ainda, sua fórmula conta com elementos como os polifenóis, que protegem a epiderme contra a radiação ultravioleta, e os esqualenos, que promovem uma alta proteção da pele contra os radicais livres, potencializando o efeito antioxidante e combatendo o câncer.
Quais são seus benefícios?
Sejam eles estéticos ou não, os benefícios do produto são muito versáteis, já que o óleo pode ser utilizado em diferentes partes do corpo, para as mais variadas situações. Com o intuito de facilitar a compreensão, listamos todas as vantagens para o tratamento do cabelo e da pele. Confira!
Para os cabelos
Um dos maiores benefícios proporcionados é a sua fácil aplicação em qualquer tipo de fio, sendo eles cacheados, crespos, lisos, finos, oleosos ou ressecados. Isso porque o produto é capaz de dar vida aos fios, promovendo a maciez e o brilho.
Dê uma olhada nos outros benefícios!
Combate o frizz
O cabelo naturalmente possui queratina, que o protege e cria uma carga elétrica negativa que deixa os fios arrepiados. Ao utilizar o óleo vegetal, as madeixas são encapadas e perdem a carga negativa, fazendo com que o atrito diminua, retirando o frizz e trazendo maleabilidade para os fios.
Além disso, a ação antioxidante e a presença de diversas vitaminas no argan auxiliam no combate ao frizz e na proteção contra agentes externos que causam danos, como o calor, o vento, a oxidação e o excesso de escova e químicas no cabelo.
Hidrata profundamente
Além de criar uma camada protetora, o óleo de argan é capaz de hidratar o cabelo de maneira profunda, devolvendo o brilho natural dos fios. Dessa forma, eles ficam macios e renovados, tratando alguns sinais de envelhecimento de maneira natural e nutritiva.
Estimula o crescimento
É importante ter em mente que o produto não atua somente nos fios. Ele é capaz de penetrar no couro cabeludo e agir na parte mais superficial da derme, onde ficam os bulbos capilares.
Nesse sentido, o argan estimula a produção de novos fios ao ser aplicado de maneira regular, visto que contém diferentes nutrientes que permitem uma ação mais profunda do que outros óleos vegetais.
Para a pele
Agora que você já conhece como ter madeixas saudáveis e livres de ressecamento, confira os benefícios que o produto traz para a pele!
Trata os sinais de envelhecimento
Como você já deve ter percebido, o argan tem alta concentração de antioxidantes e vitamina E, que tem propriedades anti-inflamatórias. Esses dois aspectos potencializam a produção de colágeno no organismo, que combate os radicais livres e, por consequência, as rugas e linhas de expressão que surgem com o tempo.
Hidrata profundamente
Se ele estimula a produção de colágeno, ele também hidrata o corpo, não é mesmo? Ao aplicá-lo na pele, seja através de cremes, pomadas ou até mesmo puro, cria-se uma camada protetora que impede a saída da água, mantendo a pele mais macia e estimulando a regeneração da membrana protetora da derme.
Auxilia na cicatrização
A fórmula do óleo é rica, também, em triterpenóides que se ligam com outras moléculas e auxiliam na cicatrização da derme, sobretudo de feridas, inflamações e irritações. Ainda, esses compostos são capazes de auxiliar a prevenção e o tratamento de estrias.
Protege a pele
Da mesma maneira que o argan é capaz de criar uma camada protetora nos fios, ele também desenvolve a mesma função quando aplicado na pele. Isso acontece porque sua composição contém polifenóis que atuam na proteção contra raios ultravioletas, poluição do dia a dia, cloro e sal.
Como utilizá-lo?
Outra grande vantagem do óleo é a variedade de aplicação, podendo ser administrado na forma tópica ou através de uma mistura entre produtos. Para facilitar, separamos as diferentes utilizações abaixo.
Nos cabelos
É possível optar pela forma de administração, variando a quantidade do produto de acordo com a necessidade de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Dessa forma, você pode escolher entre passá-lo puro nas madeixas, misturado no shampoo ou condicionador e, ainda, adicioná-lo na máscara de tratamento e tinturas para a maior proteção dos fios.
Se você optar por utilizá-lo puro, o indicado é aplicar algumas gotas nos fios logo após o enxague, duas vezes na semana para evitar o surgimento da oleosidade. Já quem prefere utilizar com outros produtos, o ideal é deixá-lo agir de 20 a 30 minutos antes de enxaguar, para que os fios absorvam com facilidade os nutrientes.
Ainda, lembre-se de utilizá-lo antes de secar o cabelo com secador ou fazer o uso da chapinha, já que ele atua como protetor térmico.
Na pele
O procedimento é muito parecido com o tratamento nos fios, podendo ser administrado tanto na maneira pura quanto associado a cremes hidratantes. Sua diferença, no entanto, é a possibilidade de incorporá-lo às soluções pró-idade para potencializar seu efeito e reduzir ainda mais os sinais de envelhecimento.
Isso acontece porque o argan auxilia a derme a absorver os ativos da solução, resultando em efeitos mais rápidos, eficientes e duradouros. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade e tornar a pele oleosa: o indicado é utilizá-lo de duas a três vezes na semana.
Ter pele e cabelos saudáveis, hidratados, brilhantes e renovados nunca foi tão fácil, não é mesmo? O óleo de argan é capaz de transformar a sua rotina de beleza, trazendo diferentes benefícios que contribuirão para uma melhora na sua autoestima e autoconfiança!
E aí, gostou do post? Quer ter acesso a artigos como este na sua caixa de entrada? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização!