Saiba como usar o protetor solar com 8 dicas

Saiba como usar o protetor solar com 8 dicas

30 de janeiro de 2019 0 Por admin

Todo mundo conhece a importância de se proteger do sol. Afinal, a exposição em excesso ao astro rei provoca inconvenientes que podem ser graves. Pensando nisso, você sabe como usar protetor solar corretamente?

Pode parecer uma tarefa simples, mas existem alguns fatores que devem ser considerados ao utilizar esse produto para que ele seja realmente eficaz. Se usado da maneira certa, ele previne o envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e, até mesmo, o câncer de pele.

Quer aprender como aproveitar todos esses benefícios? Então, continue a leitura e confira!

1. Escolha o produto

Tudo começa na escolha do seu protetor solar. Além da variação no fator de proteção, existem diversas apresentações, como loções, cremes, séruns, sprays e maquiagens. Com tantas opções disponíveis no mercado fica até difícil saber qual é o melhor para o seu caso, não é mesmo? Por isso, se atente a alguns detalhes que fazem a diferença.

  • para peles oleosas, dê preferência aos produtos oil free, que são isentos de óleos vegetais em sua composição e mantêm a pele mais sequinha;
  • prefira FPS acima de 30 no dia a dia e acima de 50 em situações com maior exposição solar, como atividades ao ar livre, praia e piscina;
  • se a pele é muito clara, sensível ou já teve câncer de pele, o ideal é FPS igual ou superior a 60;
  • se quiser mais praticidade, procure por protetores com cor que também têm a função de base.

2. Passe a quantidade adequada

Nessa hora não tem como economizar: o protetor solar deve ser aplicado em abundância para ser realmente eficaz. Pois é isso mesmo! A quantidade é fundamental para determinar o fator de proteção

Se você coloca pouco produto é como se baixasse o poder dele em protegê-la, entende? Por isso, o ideal é passar generosamente até que todo o corpo fique bem coberto, ok?

3. Reaplique o protetor solar

Muita gente faz certinho em passar o protetor, mas falha na reaplicação por esquecimento ou falta de cuidado mesmo. O produto tem tempo de ação limitada e, por isso, têm que ser passado novamente a cada 3 horas no dia a dia e a cada 2 horas em condições de maior exposição, como praia, piscina, prática de esportes, transpiração excessiva e passeios ao ar livre.

E não pense que basta reaplicar de qualquer maneira. Após um mergulho ou se estiver muito suada, seque o corpo com uma toalha e aí sim pode passar o seu filtro solar conforme as orientações.

4. Espalhe bem

Um dos maiores pontos de atenção é ao espalhar o produto sobre a pele. É comum as pessoas passarem de qualquer maneira e ficarem com o corpo manchado. Aliás, o perigo maior são as queimaduras. Por esse motivo também a quantidade é importante, para que você distribua bem o produto por toda a cútis.

Se você vai à praia ou tomar banho de sol, não se esqueça que a primeira aplicação deve ser feita sem roupa. Assim, você garante a proteção das áreas em que o biquíni ou maiô saem do lugar, como as alças e o colo.

Atenção! Dê prioridade às orelhas, sobrancelhas, perto da raiz dos cabelos, nuca e dorso dos pés que são partes que muitas pessoas se esquecem e ficam desprotegidas.

5. Utilize o protetor solar diariamente

Se você é daquelas que olha pela janela para decidir se vai passar protetor solar ou não, esqueça esse mau costume! Não importa se está chovendo, nublado ou é inverno: você pode até não sentir, mas os raios solares continuam sendo emitidos. Por esse motivo, não deixe de proteger o seu rosto e o corpo o ano todo, pois mesmo o sol mais brando também causa danos à pele.

6. Use em todos os ambientes

Outro grande erro é achar que não precisa usar filtro solar em ambientes internos. Bom, você pode até pensar que isso é estranho, mas a verdade é que devemos usar o protetor mesmo dentro de casa ou no trabalho, principalmente se você fica exposta às luzes artificiais, como lâmpadas fluorescentes e telas de computador.

Isso mesmo! Chamada de luz visível, ela causa manchas, acelera o envelhecimento e aumenta a produção de radicais livres — compostos produzidos pelo organismo que, em excesso, são capazes de alterar as células de todo o corpo, inclusive da pele.

Para se resguardar desse problema é necessário usar o filtro solar que tem barreira física, ou seja, os que são à base de zinco e que deixam a cútis esbranquiçada. Se isso for um inconveniente para você, utilize os que têm cor e disfarçam esse efeito.

7. Inclua o protetor nos cuidados diários

Para manter uma pele bonita e jovial é fundamental ter uma rotina de cuidados. Limpar com sabonete adequado, equilibrar o PH com tônico e hidratar são passos a serem seguidos. Se você pula a etapa do filtro solar e vai direto se maquiar porque os produtos contêm alguma proteção, é melhor rever isso.

Embora muitos itens de maquiagem tenham filtro solar, o fator de proteção deles não é o suficiente para prevenir os danos causados pelo sol. Sendo assim, o ideal é passar um protetor solar antes de fazer a sua make.

8. Complemente a proteção

Por fim, não deixe toda a responsabilidade da proteção do seu corpo no protetor solar, principalmente em casos de maior exposição. Na praia, não se esqueça do chapéu ou boné e fique embaixo de uma sombra, pode ser árvore ou sombrinha. Também é importante preservar a saúde dos olhos. Portanto, no dia a dia use óculos escuros que contenham proteção UV 400.

Viu como usar protetor solar de maneira adequada faz toda a diferença? Esse produto é essencial para manter a pele saudável, evitar o envelhecimento precoce, rugas, manchas e queimaduras e prevenir doenças. Por isso, não deixe de usá-lo na sua rotina de beleza.

Você sabia que para ter a pele sempre bonita e jovial, além do filtro solar, é preciso usar bons produtos? Bom, para ajudar você nessa missão conheça a Supérbia e se surpreenda! Entre na loja virtual e conheça a nossa linha!