Como tirar rugas da testa? Confira 8 dicas

12 minutos para ler

Elas são as primeiras a surgirem com o passar dos anos e podem incomodar muita gente — basta franzir um pouco a expressão que lá estarão elas. A boa notícia é que existe solução! Afinal, como tirar as rugas na testa? 

Mais cedo ou mais tarde, essas marcas e as linhas no rosto aparecem, principalmente a partir dos 30 anos de idade, mas isso não significa que não podemos dar um jeitinho de suavizá-las, não é verdade?

Para ajudar você nessa missão, trouxemos algumas dicas incríveis, que deixarão a sua pele ainda mais bonita, viçosa e jovial. Quer aprender como tirar marcas de expressão da testa e preveni-las? Então, continue a leitura deste post! 

Como surgem as rugas na testa?

Assim como os outros tipos de rugas e linhas de expressão, as que se localizam na testa surgem, principalmente, pela perda de substâncias que dão firmeza e elasticidade à pele, como o colágeno e a elastina. É por esse motivo que elas são inevitáveis após certa idade. 

O agravante dessa região é que, além de ser muito exposta ao sol e à poluição — fatores que levam ao envelhecimento precoce —, a testa é muito utilizada nas expressões faciais. Quer saber como? Fique em frente ao espelho e teste: faça cara de brava e de surpresa e veja como a área fica franzida. 

Isso vale até mesmo para uma pessoa que precisa usar óculos e não o faz ou está com o grau da lente diferente. Já percebeu que ela enruga a testa toda vez que não consegue enxergar direito? Assim, sem nem percebermos, acabam surgindo as rugas nessa área. 

Além disso, as linhas do sono — que são aquelas que aparecem por dormirmos com o rosto no travesseiro — também são grandes vilãs. Se a pele não estiver devidamente hidratada e recebendo os nutrientes adequados, as rugas na testa ficam cada vez mais marcadas. 

E a aparição precoce de rugas na testa? 

É importante notar que, às vezes, as rugas na testa surgem mesmo em quem é mais jovem — e isso acontece devido a diversos fatores. 

Primeiramente, podemos apontar a exposição ao sol sem os devidos cuidados. Há quem se descuide exatamente por ser jovem e ter a falsa sensação de que o corpo se recupera, mas não é bem assim que acontece, e esse longo prazo ao sol pode, inclusive, levar ao aparecimento de doenças sérias, como o câncer de pele

Outros dois fatores importantes estão relacionados ao estilo de vida da pessoa. O primeiro deles é a alimentação inadequada. Por exemplo, quando se trata de rugas na testa e perda de elasticidade, bebidas com álcool são as mais perigosas, por causarem uma desidratação intensa e interferirem no sono. 

O segundo fator é um dos maiores maus do século: o estresse. Quando alguém se estressa, favorece o aumento do hormônio cortisol. Com isso, o corpo fica com várias funções desequilibradas, inclusive na pele. Somando-se a isso alguma predisposição genética, surgem resultados como acne intensa e o temido envelhecimento celular. 

Como prevenir o surgimento de rugas?

Embora o envelhecimento da pele faça parte do ciclo da vida, é possível adiar o aparecimento das rugas ou, pelo menos, fazer com que elas não sejam tão marcadas. Você já ouviu falar que a prevenção é o melhor remédio?

Confira algumas dicas: 

  • alimente-se bem, de maneira saudável; 
  • beba água, pois a hidratação vem de dentro para fora; 
  • evite dormir de bruços; 
  • utilize óculos e lentes adequados, sempre que necessário; 
  • não se esqueça de passar o filtro solar, mesmo em dias nublados; 
  • use cremes hidratantes apropriados para o seu tipo de pele; 
  • aposte nos adesivos antissinais, que não somente tratam, mas também previnem as rugas na testa. 

Quais nutrientes ajudam na prevenção de rugas?

Além da hidratação constante, a alimentação saudável é um dos principais fatores para evitar as rugas na testa, portanto, é preciso saber quais nutrientes são necessários para deixar a pele sempre bonita. Confira, a seguir, alguns dos principais! 

Vitamina A 

A vitamina A está diretamente relacionada à regulação da queratina na pele, que protege e dá forma a várias estruturas do nosso corpo, como a epiderme, os cabelos e as unhas. Essa vitamina ajuda a diminuir a oleosidade, além de evitar a descamação e as temíveis rugas.

Para aproveitá-la, você pode consumir alimentos como: 

  • damasco; 
  • abóbora; 
  • couve; 
  • manga. 

Vitamina E 

A vitamina E é um composto solúvel em gordura, que não é fabricada no corpo. Por essa razão, ela precisa ser ingerida em alimentos como nozes, oleaginosas e vegetais verde-escuros. Assim, você pode se beneficiar de sua principal função: antioxidante, que previne o envelhecimento precoce, melhora a hidratação da pele e reduz as linhas de expressão. 

Vitamina C 

Outra vitamina importantíssima para o nosso corpo é a C, afinal, ela tem importantes funções, como: 

  • atuar na produção de colágeno, que deixa a pele firme; 
  • proteger a pele dos raios UV e UVA; 
  • ter ação anti-inflamatória. 

Para consumi-la, você pode apostar em frutas como o kiwi e a laranja, além de incluir legumes como o brócolis, a pimenta e o pimentão na sua dieta. 

Como escolher um protetor solar de fator adequado? 

O passar dos anos é inevitável e o surgimento de rugas na testa, e em outras regiões, é um sinal do avanço da idade, mas os hábitos de franzir a testa e de não usar protetor solar são uns dos principais fatores que contribuem para acelerar o processo. 

Além dos cremes pró-idade, para diminuir as linhas de expressão do rosto, é fundamental utilizar um protetor solar com fator adequado. Para escolhê-lo bem e aproveitar seus benefícios, vale a pena seguir algumas dicas como:

  • observe o tipo de pele e suas características;
  • escolha um fator adequado, conforme a região onde você mora e o nível de exposição ao sol;
  • aplique, pelo menos, duas vezes ao dia.

Como tirar marcas de expressão da testa?

As rugas na testa já se instauraram no seu rosto e, toda vez que olha no espelho, você fica incomodada com a presença delas? Fique tranquila, porque trouxemos 8 dicas de como tirar marcas de expressão dessa região. Acompanhe! 

1. Invista nos cremes pró-idade 

Além de prevenir as rugas, os cremes pró-idade contêm substâncias ativas que ajudam a preencher os sulcos da pele, deixando-a mais lisinha e suavizando as linhas já existentes. Por exemplo, você pode optar pelo creme anti-idade da Supérbia, que conta com ácido hialurônico, retinol e vitaminas C e E para recuperar a firmeza da pele e suavizar as rugas e sinais de expressão.

2. Conheça os procedimentos estéticos 

Diversos procedimentos estéticos prometem tirar as rugas da testa. Alguns são mais suaves, já outros são mais agressivos. É preciso conhecê-los antes de se submeter a tratamentos desnecessários. Veja alguns mais indicados a seguir.

Peeling químico

O profissional aplica produtos que fazem uma esfoliação das camadas superficiais da pele, estimulando a produção de colágeno e de elastina.

Peeling físico

Como o de diamante ou cristal, tem a mesma função do anterior, mas, em vez de substâncias, a abrasão é feita por jatos de microcristais.

Preenchimento com ácido hialurônico

Com agulhas finíssimas, o profissional injeta ácido hialurônico nos sulcos da pele, a fim de preenchê-los e deixar a pele mais uniforme.

Toxina botulínica

O profissional aplica a toxina nos músculos da testa, que ficam semiparalisados por alguns meses, evitando as expressões e, consequentemente, as linhas que se formam. 

3. Aprenda a ginástica facial 

Você já ouviu falar na ginástica facial? Assim como a corporal, ela tem o intuito de fortalecer os músculos e fazer com que eles sustentem melhor a pele, evitando a flacidez e, consequentemente, as rugas na testa.

Com alguns minutinhos por dia, é possível ter ótimos resultados, e olha que você nem vai precisar de ajuda! Basta aprender quais são os movimentos e as técnicas para aplicá-las.

Atenção: a ginástica facial não promete efeito instantâneo, e os frutos vêm com a persistência nos exercícios. Quanto mais disciplinada você for e mais frequência tiver na execução das atividades, mais cedo você verá os resultados. 

4. Aposte nos adesivos antissinais 

Como vimos, os adesivos antissinais servem tanto como algo preventivo quanto para o tratamento das rugas e dos sinais de expressão. Você sabe o que são eles?

Muito conhecidos no meio da estética, essas placas de silicone grau médico são hipoalergênicas e prometem — e cumprem — suavizar as rugas da testa ou de qualquer outro lugar do corpo. Parece até milagre, né?

Imagina, você colocar o adesivo antes de dormir e, com o passar dos dias, perceber que suas linhas de expressão e rugas ficam cada vez mais finas?! Pode acreditar que isso acontece e há explicações científicas por trás dessa tecnologia! 

O que ocorre é que os adesivos favorecem a hidratação natural da pele, ou seja, elas fazem com que o organismo reponha a água nos sulcos, preenchendo as linhas de expressão. Acredita que você já consegue perceber a diferença logo na primeira aplicação? Veja alguns resultados reais: 

     

Confira abaixo como funciona a atuação dos adesivos antirrugas. 

Além disso, os adesivos antissinais esticam a pele e previnem as rugas do sono. Existem diversos formatos, cada um para um tipo de ruga, como testa, bigode chinês, pés de galinha e até mesmo no colo, onde as linhas também teimam em aparecer.

Confira outros diferenciais dos Adesivos de Silicone para rugas:

5. Utilize cremes DMAE 

Esse nome é dado ao dimetilaminoetanol, que é conhecido popularmente como DMAE, um creme que promete o rejuvenescimento facial com a ação na região da contração muscular. Isso acontece porque os níveis de acetilcolina são aumentados na área da musculatura como tensor, estimulando a formação de colágeno. 

Assim, a pele tende a ficar com uma aparência mais jovem, melhorando o contorno e a firmeza ao reduzir as rugas e os vincos, mantendo esse efeito no curto e no longo prazo, desde que o uso seja contínuo e diário. 

6. Faça acupuntura 

A acupuntura é uma técnica da medicina oriental que tem como objetivo equilibrar o corpo e a mente, mas ela também pode ser utilizada para suavizar as marcas de expressão da testa por meio da estimulação da circulação sanguínea na região. 

Isso acontece devido à aplicação direta, que eleva a oxigenação e promove a produção de elastina e de colágeno na pele, diminuindo as chamadas “rugas de preocupação”. 

7. Aplique carboxiterapia 

Esse tratamento estético é utilizado para suavizar depressões na pele, como rugas e celulites. O gás carbônico é injetado na região da pele para o nivelamento das camadas, atuando nas rugas tensionadas e estáticas. 

Com a aplicação subcutânea da técnica de carboxiterapia, a oxigenação e a circulação dos tecidos tendem a melhorar, promovendo a regeneração deles. Apesar de ser um tratamento de baixo risco, ele é contraindicado para pessoas com algumas condições, como: 

  • hipertensão arterial; 
  • insuficiência cardiorrespiratória; 
  • epilepsia; 
  • gangrena; 
  • gravidez. 

8. Use o laser fracionado 

Outra técnica bastante utilizada é o tratamento com laser fracionado, que pode ser aplicado na testa ou em todo o rosto, variando a profundidade das rugas com o número de sessões. O laser promove microperfurações na região selecionada, com o intuito de estimular a produção de elastina e de colágeno. 

Dessa forma, as rugas vão sendo suavizadas no decorrer das sessões, tendo como princípio ativo o colágeno. É preciso consultar um dermatologista para saber se a sua pele receberá os benefícios do tratamento, afinal, o laser fracionado não é indicado para peles bronzeadas. 

Vale ressaltar que antes de optar por qualquer técnica, é importante consultar um médico, para que ele possa analisar o caso e recomendar o tratamento mais adequado para o seu tipo de pele.

Além disso, os procedimentos invasivos citados são opções de possíveis tratamentos contra as rugas na testa e em outras regiões, mas as formas mais naturais de cuidar da beleza são as mais indicadas. Afinal, você pode aproveitar as vantagens de procedimentos mais econômicos e seguros, que oferecem igualmente um bom resultado, como ginásticas faciais, cremes e adesivos de silicone.

Viu como tirar rugas da testa não é tão difícil? Basta prevenir a aparição de novos sinais e tratar as já existentes, usando o adesivo antissinais da Supérbia, que previne e trata, sem qualquer tipo de dor ou incômodo, além de poder ser utilizado em casa. Gostou? Entenda melhor como ele funciona: 

Ótimo, né? Com o adesivo Supérbia e uma vida com hábitos saudáveis, além dos cuidados com a pele por meio de bons tratamentos, você consegue reduzir as rugas na testa e quaisquer outras linhas de expressão de forma bem natural. 

Quer saber onde encontrar os adesivos Supérbia? Entre em contato conosco e faça seu pedido!

Posts relacionados

12 comentários em “Como tirar rugas da testa? Confira 8 dicas

  1. Olá,

    Primeiro gostaria de dizer que achei o artigo bem explicativo.
    Recentemente uma pessoa me disse que está tomando colágeno, eu gostaria de saber se vocês conhecem esse tipo de produto e se acham que realmente é válido. O colágeno é esse aqui http://rugas-na-testa.weebly.com se puderem me dizer alguma coisa a respeito do uso de colágeno agradeço.

    1. Olá, Marcos! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Em relação ao uso do colágeno, sugerimos que você leia um outro artigo nosso que explica como pode ser feita a reposição (https://www.soubeautiful.superbia.com.br/2019/01/colageno-na-pele/). Não conhecemos o produto que você mencionou, então não poderíamos indicá-lo, mas recomendamos que você procure um médico especialista, com certeza ele irá te dar as melhores recomendações.

  2. Boa tarde chamo me Benilde tenho 45 anos,sou d Moçambique n África, gostei das dicas vou fazer porque tenho linhas expressa n testa que me encomodam me muito,gostaria de poder livrar me delas peco ajuda me sinto feia e velha

Deixe um comentário