Como diminuir a ansiedade? Confira 4 técnicas de relaxamento

3 minutos para ler

Com a rotina corrida e a falta de tempo para relaxar, é cada vez mais comum que tensões apareçam, trazendo a ansiedade. Caracterizado pela preocupação antecipada sobre alguma possibilidade futura, esse problema afeta a mente e é capaz de provocar tontura, queda de cabelo e tensão muscular, podendo se manifestar em pessoas de todas as idades.

A boa notícia é que existem algumas técnicas de relaxamento para ansiedade, cujo objetivo é justamente auxiliar as pessoas a atingir um estado mais calmo por meio da regulação da respiração e a eliminação da tensão muscular.

Ficou interessado? Neste post, vamos apresentar 4 dessas técnicas para quem quer saber como diminuir a ansiedade. Continue lendo e confira!

1. Controle da respiração

O controle da respiração é uma das técnicas principais para diminuir a ansiedade. Mas não adianta deixar para se preocupar com isso somente durante a crise: é importante fazer com que essa técnica se torne um hábito. Em geral, dedicar 5 minutos por dia para inspirações e expirações profundas e longas já é suficiente para se perceber os benefícios da respiração.

2. Meditação

A meditação é uma ótima forma de relaxamento, pois além de ser eficiente ela pode ser praticada em qualquer lugar. Durante essa prática, a nossa concentração aumenta e alguns pensamentos confusos capazes de originar a ansiedade são eliminados. Isso promove um bem-estar emocional e físico, além de desenvolver paz interior e equilíbrio a longo prazo.

Existem diversos tipos de meditação, como:

  • mindfulness — se baseia no treino e no foco da consciência para viver mais no momento presente;
  • yoga — baseada em exercícios de respiração e postura, com uma música relaxante, proporciona uma mente calma e um corpo mais flexível;
  • mantras — se baseia na repetição lenta de um pensamento, frase ou palavra que ajude o praticante a se acalmar, evitando distrações.

3. Prática de exercícios físicos

Praticar, no mínimo, 30 minutos de atividades físicas todos os dias pode trazer muitos benefícios para as nossas emoções. Isso porque, ao manter-se ativo, o corpo humano diminui a produção de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) e libera endorfina na corrente sanguínea, o que promove o bem-estar.

Além disso, esse é um ótimo momento para refletir sobre os problemas e encontrar táticas para solucioná-los As atividades mais indicadas para isso são as aeróbias — então, reserve alguns minutos do seu dia para caminhar, correr, andar de bicicleta ou fazer natação.

4. Relaxamento dos músculos

É importante lembrar que, por mais que a ansiedade seja psicológica, ela também pode se manifestar fisicamente. Os músculos, por exemplo, tendem a se contrair involuntariamente, provocando bastante desconforto e tensão. Os que mais sofrem nesse sentido são os das pernas, costas e pescoço.

Por conta disso, aposte em pequenas seções de alongamento. Realize movimentos circulares com os tornozelos, pulsos e pescoço, para que as tensões da musculatura sejam aliviadas.

Enfim, como podemos ver, com algumas técnicas de relaxamento para ansiedade é bem possível controlar esse problema. Agora que as conhece, experimente cada uma delas, descubra a sua favorita e dedique atenção diária a ela como forma de prevenção!

Então, gostou do nosso post sobre como diminuir a ansiedade? Se quiser ficar por dentro das próximas novidades, aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Posts relacionados