Saiba como cuidar da beleza durante a gravidez
O período da gravidez é um período de preparação para a chegada de uma nova vida, um momento cheio de mudanças, novidades e emoções.
Não é surpreendente que as futuras mamães queiram passar por esses meses da melhor maneira possível. Uma forma de fazer isso é continuar cuidando da beleza.
Para isso, entretanto, algumas atenções são necessárias. Por isso vamos te contar quais são os cosméticos e tratamentos que precisam de mais cuidado durante a gestação.
Cosméticos ideias para usar na gravidez
O ideal, quando se descobre estar grávida, é que toda mulher conte para o seu médico quais são os cosméticos que está acostumada a usar para que ele veja se o uso pode ser continuado ou interrompido momentaneamente durante a gravidez. Para facilitar esse processo, no entanto, citamos aqui alguns ingredientes que estão presentes em diversos cosméticos que devem ser evitados.
Cremes hidratantes, para dores ou voltados para as áreas das pernas e pés podem conter ingredientes como cânfora e ureia, e dependendo da concentração apresentada, não são recomendados durante a gravidez.
É possível encontrar, entretanto, produtos feitos especialmente para gestantes e que não apresentam risco. Alguns tipos de protetores solares, especialmente os que levam metoxicinamato em sua receita, também podem ser trocados por equivalentes que usam no lugar esse ingrediente, óxido de zinco.
Produtos usados em cremes e tratamentos anti-idade, como o ácido glicólico, o ácido retinóico e outros derivados da vitamina A também devem ser evitados durante a gestação. Para continuar cuidando das rugas e linhas de expressão, uma sugestão é usar os Adesivos Antissinais Supérbia. Eles não fazem uso de medicamento e não são invasivos, sendo completamente seguros para mulheres grávidas.
Tratamentos
Já no âmbito dos tratamentos, também existem alguns cuidados que devem ser tomados. Na maioria das vezes é possível encontrar uma forma de contornar as restrições que acabam aparecendo durante a gravidez. Um exemplo disso é o caso da drenagem linfática: ao invés de passar nove meses sem ter acesso a esse procedimento, as grávidas podem esperar passar apenas o primeiro trimestre. Após esse período, o ideal é que ela procure um profissional especializado em gravidez.
Alguns tratamentos de pele, como o antiacne, podem não usar produtos com ingredientes como ácido salicílico ou hidroquinona, substituindo-os por produtos formulados para gestantes. Os peelings químicos não são indicados também, mas ao invés deles, é possível fazer peelings mecânicos, como o de cristal e o de diamante, que não oferecem riscos.
Já nos cuidados com os cabelos, o primeiro trimestre também é o trimestre de risco, em que é recomendado evitar pintar o cabelo. A partir do quarto mês de gravidez a mamãe pode realizar a coloração dos fios desde que use produtos que não contém chumbo, amônia ou derivados de fenilenodiamina e parafenilenodiamina.
E você, mamãe, quais são seus cuidados com a beleza no período de gestação? Conte pra gente nos comentários.