Colo amassado? Descubra como garantir um decote impecável!

6 minutos para ler

Muitas vezes, mantemos uma rotina regrada de cuidados com a pele do rosto, mas acabamos nos esquecendo que isso também deve ser estendido para as regiões do pescoço e do colo. O resultado é um rosto jovem e bonito, mas um colo amassado, ressecado, com manchas e rugas.

Isso acontece porque a pele dessa região é muito fina e frágil, o que faz com que ela sofra mais com os sinais do envelhecimento precoce. Então, para evitar que a pele do seu rosto destoe do seu colo, listamos aqui algumas dicas de cuidados básicos para você tratar dessa parte do corpo. Continue lendo e confira!

Hidrate a região diariamente

A região do colo e do pescoço fica exposta diariamente a várias agressões externas, como vento, poluição e atrito com roupas e bolsas, o que enfraquece a barreira de proteção da pele, causando ressecamentos e rugas. Para minimizar esses efeitos, é importante manter a pele sempre hidratada e estender os cuidados do rosto também para o pescoço e o colo.

Aplique o hidratante diariamente, logo após o banho, para que sua pele absorva o produto com mais facilidade. Além disso, procure produtos específicos para colo amassado, que contem com ativos pró-idade e previnam o surgimento de rugas e flacidez.

Utilize adesivos de silicone

Outro fator que influencia o surgimento de rugas no colo é a posição que você dorme, provocando as marcas do sono, também conhecidas como “sleep lines”. Você já dormiu de lado e percebeu que acordou com o colo amassado e cheio de linhas? Com o passar dos anos, esses vincos podem se tornar definitivos, deixando o colo enrugado e com uma aparência envelhecida.

Para contornar esse problema de colo amassado, é possível utilizar os adesivos de silicone. Esse tipo de produto atua de forma mecânica e não invasiva, mantendo a pele esticada durante o sono e proporcionando o alisamento e a hidratação do local. Entenda melhor:

Faça uma boa ingestão de água

Diferentemente da pele do rosto, as regiões do pescoço e do colo contam com uma quantidade menor de glândulas sebáceas, o que prejudica muito a sua capacidade de hidratação. Imagine isso, então, nos casos em que a pessoa não ingere a quantidade necessária de líquidos durante o dia!

Para evitar o aparecimento de rugas precoces e marcas horizontais na região, é fundamental associar os cuidados diários da pele com uma boa ingestão de água e outros líquidos. Evite também o consumo excessivo de açúcar na sua alimentação, para amenizar a rigidez das proteínas da pele e o acúmulo de gorduras.

Evite a exposição excessiva ao sol

Além de poderem causar câncer de pele, os raios ultravioletas são responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos, provocando rugas e sinais de idade. Por isso, evite a exposição direta aos raios solares entre as dez horas da manhã e as quatro da tarde.

Outra dica importante é não utilizar perfumes na região do pescoço em dias de sol forte. As substâncias contidas em sua formulação costumam reagir aos raios solares, causando manchas, alergias e ressecamentos na pele. Prefira, portanto, borrifar o produto na nuca ou atrás das orelhas, para garantir uma boa fixação sem danos.

Utilize o protetor solar diariamente

Muitas pessoas se esquecem disso, mas o colo e o pescoço ficam constantemente expostos ao sol, mesmo que você não esteja na praia. Por isso, não deixe de aplicar o protetor solar diariamente, para evitar manchas, rugas e uma coloração diferente da pele do rosto.

Caso tenha a pele clara, dê preferência a produtos com FPS 30 ou mais. Morenas e negras já podem optar por um protetor com FPS 15. Lembre-se, ainda, de reaplicar o filtro durante o dia, principalmente se precisar se deslocar nos horários em que o sol está mais forte.

Leve os cuidados para o banho

Como dissemos, a pele do colo e do pescoço é mais fina e frágil do que a do resto do corpo, sendo assim mais sensível a agressões. Então, evite tomar banhos com água muito quente, para que a barreira protetora desses tecidos não seja danificada.

O uso de esponjas muito agressivas também não é indicado. O ideal é fazer a esfoliação com um produto específico, no máximo, uma vez por semana. Na hora de se secar, não esfregue a toalha na região; seque a pele delicadamente.

Aposte em ativos poderosos

Utilizar os dermocosméticos certos no colo amassado também pode ajudar você a minimizar a aparência das rugas e prevenir o aparecimento de novas marcas.

Fórmulas antiflacidez com ativos como arginina e serina, por exemplo, melhoram a firmeza e a elasticidade dessa região. Além disso, você pode apostar nos antioxidantes, que potencializam a ação contra os radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce e a degradação das fibras de colágeno e elastina.

Busque bons procedimentos estéticos

Nos casos em que as rugas já estão instaladas e somente a prevenção não é suficiente, você pode buscar tratamentos estéticos que lhe ajudem a recuperar a beleza da pele. A seguir, listamos os mais recomendados para tratar o colo amassado.

Laser

Nesse caso, ocorre a estimulação da produção de colágeno por meio do calor, o que deixa a pele mais firme e lisa, atenuando rugas e linhas de expressão. A melhora aqui é significativa, mas pode ser necessário realizar várias sessões, dependendo do caso.

Ácido hialurônico

Para quem quer melhorar a textura da pele de forma rápida, os dermatologistas recomendam as injeções de ácido hialurônico, que atuam como um hidratante injetável. Elas são aplicadas diretamente nas zonas mais marcadas do colo, e o resultado é praticamente imediato, com toda a pele da área ficando mais hidratada e firme.

Radiofrequência

As ondas eletromagnéticas emitidas pelo aparelho de radiofrequência aquecem a derme e a hipoderme. Assim, provoca-se a contração das fibras de colágeno, estimulando sua produção e melhorando significativamente a flacidez do colo e pescoço.

Enfim, a pele das áreas do colo e pescoço também precisa de cuidados diários, assim como o rosto. Por isso, procure manter essa região sempre hidratada e protegida do sol, e utilize os adesivos de silicone para não acordar com o colo amassado e impedir a formação de vincos profundos. Assim, você evita os sinais do envelhecimento precoce e garante uma pele mais uniforme e bonita!

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e mostre às suas amigas quais são os cuidados necessários para exibir um decote impecável!

Posts relacionados

3 comentários em “Colo amassado? Descubra como garantir um decote impecável!

Deixe um comentário