Quarentena: 10 coisas para fazer em casa que deixarão seus dias mais agradáveis

6 minutos para ler

Estamos vivendo uma pandemia de Covid-19. Nesse momento, a alternativa mais viável para desacelerar o contágio da doença é manter o isolamento social. Nesse cenário, muitas pessoas ficam mais ansiosas e tensas com o grande volume de informações divulgadas pela mídia e compartilhadas nas redes sociais.

Investir o tempo extra em atividades úteis e produtivas pode ser a chave para que você passe por esse período de maneira mais tranquila e mantenha sua saúde física e mental. Para ajudar nessa missão, listamos dez dicas de coisas para fazer em casa que deixarão seus dias mais agradáveis. Confira!

1. Assistir a vídeos e ouvir podcasts está no topo da lista de coisas para fazer em casa

Sabe aquele assunto em que você sempre teve interesse, mas deixava de lado por falta de tempo? A quarentena pode ser um bom momento para pesquisar mais sobre ele e aumentar seus conhecimentos.

Finanças, sustentabilidade, programação neurolinguística… É possível encontrar vídeos e podcasts sobre os mais variados assuntos e aproveitar para aprender coisas novas durante esse período. A vantagem dos podcasts é que você pode deixá-los tocando enquanto limpa a casa, por exemplo.

2. Preparar um momento de spa

Dedicar algumas horas do dia para o autocuidado é uma forma de cuidar da saúde mental, relaxar e manter a pele bonita.

Lembre-se de fazer a higienização do rosto diariamente, de manhã e a noite, com a Loção de Limpeza Facial para remover a oleosidade e as impurezas da pele. Além disso, faça a hidratação todos os dias, após lavar o rosto.

Nossa dica é aplicar sempre o Primer Hidratante com Ácido Hialurônico e utilizar os adesivos de silicone durante a noite, assim, você garante mais hidratação da pele e previne o aparecimento de rugas.

Para um tratamento de spa completo em casa, experimente esfoliar todo o corpo com o Creme Esfoliante Mineral e, em seguida, aplicar o Óleo Hidratante Corporal para Banho. Assim, você desfrutará de uma deliciosa sensação de hidratação e relaxamento.

3. Montar uma mini-horta em casa

Com a impossibilidade de sair sempre e os supermercados menos abastecidos, uma dica interessante é plantar seus temperos favoritos em uma mini-horta para desfrutar de ervas frescas em suas receitas.

Algumas ervas como alecrim, hortelã e manjericão, crescem bem rápido e requerem cuidados simples. Aproveite também para plantar algumas flores ou cactos, que alegram a casa.

4. Planejar atividades com as crianças

Se para os adultos já é difícil ficar sem sair de casa, para os pequenos o isolamento pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, é importante planejar atividades e passatempos para entretê-los.

Brincadeiras que incentivem a criatividade e a coordenação são as mais interessantes para gastar a energia dos pequenos e continuar estimulando seu desenvolvimento. Pense em competições que envolvam toda a família como invenção de histórias, jogos de tabuleiro e, até mesmo, campeonatos de videogame.

5. Iniciar um novo curso de seu interesse

Aproveite que diversas instituições estão disponibilizando cursos on-line, que antes eram pagos, de forma gratuita e use esse período para aprender coisas novas e desenvolver suas habilidades.

A quarentena também pode ser um momento interessante para realizar cursos de idiomas. Existem diversas plataformas on-line que possibilitam, inclusive, a conversação com estrangeiros para aperfeiçoar a pronúncia.

6. Reproduzir uma receita nova

Para quem nunca se aventura na cozinha por falta de habilidade ou tempo, essa também será uma boa oportunidade. Aproveite as redes sociais e os vídeos de culinária para experimentar novas receitas e utilizar ingredientes diferentes.

Quem tem crianças em casa pode usar essa atividade para criar um momento divertido de interação contando com a ajuda delas. Passar uma tarde assando e decorando biscoitos, por exemplo, é uma boa pedida.

7. Assistir a filmes interessantes

Que tal aproveitar a quarentena para assistir aos grandes clássicos do cinema? Ou, quem sabe, aquelas comédias românticas que suas amigas amaram, mas você não teve tempo para ver? Seja qual for o seu estilo preferido, existe um catálogo gigante para maratonar.

Durante esse período, muitos canais por assinatura e serviços de streaming disponibilizaram conteúdos gratuitos e anteciparam a chegada de filmes aos catálogos. Quer uma dica? Pesquise pelos indicados ao Oscar nos últimos anos e faça uma sessão de cinema em casa com a família.

8. Usar a tecnologia para aproximar as pessoas

Apesar de o isolamento social ser muito necessário, você não tem obrigação de passar por esse momento totalmente só. Aproveite a tecnologia para conseguir superar as distâncias e manter contato com as pessoas que estão longe.

Seja por videochamada, redes sociais ou simplesmente fazendo ligações, comunicar-se com seus amigos e familiares pode ser uma verdadeira terapia, aliviando o estresse e o medo.

Essa dica é importante principalmente para quem tem familiares idosos que moram sozinhos. Durante a quarentena, é fundamental que essas pessoas tenham companhia e cuidados, e esse contato não precisa ser presencial.

9. Fazer exercícios físicos

Manter o corpo ativo é essencial para garantir o bom funcionamento do organismo e a saúde mental. Se você está sofrendo com a academia fechada, uma das dicas para a quarentena é seguir aulas on-line ou realizar exercícios simples por conta própria, como agachamentos e abdominais.

Yoga e alongamento também são atividades simples que podem ser realizadas mesmo em espaços pequenos, e você encontra facilmente algumas dicas e aulas gratuitas na internet.

Quer outra ideia divertida? Que tal apostar nos jogos de videogame de dança e se movimentar de uma maneira mais animada?

10. Por fim, finalizamos a lista de coisas para fazer em casa indicando a leitura de um bom livro

Por fim, tire algum tempo na semana para colocar a leitura em dia e ler aquele livro que ficou esquecido na estante. A quarentena é uma boa oportunidade para conhecer autores novos e se aventurar em gêneros diferentes.

Quem não sabe por onde começar, pode participar de um clube de leitura on-line ou de desafios de leitura com metas para cada semana. Escolha, também, algumas obras infantis para manter os pequenos entretidos.

Durante o período de isolamento, é importante tentar manter uma rotina regrada, com horário certo para acordar e fazer suas refeições. Além disso, crie um planejamento e aproveite nossas dicas de coisas para fazer em casa, assim, você mantém a produtividade e ocupa sua mente.

Gostou dessas dicas para a quarentena? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos a passarem por esse período com mais tranquilidade.

Posts relacionados

Deixe um comentário