Tudo o que você precisa saber sobre cirurgias plásticas no inverno

3 minutos para ler

O inverno é a estação preferida para muitas pessoas que buscam fazer algum tipo de procedimento estético. De fato, alguns procedimentos são mais adequados ao inverno e com as cirurgias plásticas isso não é diferente. Estima-se que, durante a estação, o número de cirurgias realizadas aumenta em até 50%. A relação do inverno com os procedimentos pode provocar muitas dúvidas. Neste post, vamos esclarecer algumas das principais.

O inverno é a melhor época do ano para fazer cirurgias plásticas?

Sim! O inverno beneficia o pós-operatório de cirurgias plásticas por diversos fatores, entre eles a menor exposição dos raios solares e as temperaturas baixas, que causam contração dos vasos sanguíneos. Pessoas que têm tendência à retenção de líquidos sentem ainda maior alívio em dias frescos do que em dias quentes, pois o calor causa maior inchaço, gerando incômodo, enquanto o frio ajuda a reduzi-lo.

Se eu fizer a minha cirurgia no inverno, no verão já estarei recuperada para aproveitar o sol?

Em geral, a recuperação leva um período de aproximadamente três meses após a cirurgia, dependendo do tipo de procedimento e se não houver complicações. Portanto, se quiser exibir os resultados da cirurgia no verão, agendar o procedimento para os meses de inverno é uma boa ideia. Mas lembre-se sempre de seguir as recomendações do seu médico.

Existe, cirurgias plásticas que devem ser evitadas no inverno?

Não! Cirurgias plásticas exigem uma série de cuidados, mas não há nenhuma contraindicação em relação a estação ou época do ano. Apesar disso, algumas estações podem apresentar mais vantagens que outras, como é o caso do inverno.

Minha cirurgia exige o uso de cintas de compressão no pós-operatório. É melhor fazer o procedimento no inverno?

O uso de cintas de compressão é comum no pós-operatório de cirurgias como abdominoplastia e lipoaspiração. No inverno, essas cintas incomodam menos do que nos dias mais quentes. Isso acontece porque essa peça esquenta bastante o corpo, o que facilita o uso em dias frios. Além disso, as roupas de inverno, mais longas e largas, ajudam a deixar a cinta despercebida.

Fazer cirurgias plásticas no inverno traz resultados melhores?

Não! Os resultados de uma cirurgia não são afetados pela época do ano. O que traz bons resultados é ter um profissional qualificado e seguro fazendo a operação, seguir todas as orientações que ele te passar, respeitar o período de repouso e cumprir os intervalos corretos das medicações.

O inverno influencia de alguma forma na cicatrização da minha cirurgia?

Sim! Após a cirurgia é preciso evitar a exposição da pele aos raios solares, que prejudicam a cicatrização adequada. Com menos incidência desses raios e menor exposição da pele, a chance de acontecer algum problema, como a formação de manchas, por exemplo, é menor.

O inchaço pós-cirurgia diminui com maior facilidade no inverno?

Sim! Isso acontece porque o frio provoca uma contração dos vasos sanguíneos, o que por sua vez causa uma diminuição do inchaço e da retenção de líquidos que geralmente aparecem no pós-operatório. Com os inchaços e edemas amenizados, o desconforto causado pela cirurgia acaba sendo bem menor.

Posts relacionados

Deixe um comentário