Descubra como funciona o tratamento para cicatriz de cesárea

Descubra como funciona o tratamento para cicatriz de cesárea

Amenizar a aparência da cicatr

Amenizar a aparência da cicatriz de cesárea é uma grande preocupação tanto das mães que já deram à luz ao seu filho quanto de quem ainda está grávida. Apesar de ser uma marca que, na maioria das vezes, fica bem escondidinha, ela incomoda muitas mulheres.

O tempo de recuperação da cesárea varia muito para cada mulher. Enquanto algumas já conseguem ficar de pé em poucas horas após o parto, a maioria demora mais tempo. De todo modo, é uma cirurgia considerada de grande porte e o tempo médio de cicatrização gira em torno de 6 a 10 semanas. Durante esse período, é preciso tomar algumas precauções.

A boa notícia é que com alguns cuidados simples é possível amenizar a aparência da cicatriz de cesárea. Quer saber quais são eles? Acompanhe este post e saiba o que você deve fazer!

Que cuidados devo ter durante a cicatrização?

Os cuidados com a cicatriz de cesárea devem começar logo após o parto. Para isso, é preciso adotar alguns hábitos de acordo com o tempo de cirurgia. A seguir, confira quais são os principais.

Primeiros 7 dias

Na primeira semana após a cesárea, o recomendado é repousar e não fazer nenhum esforço. Durante esse período, não fique mexendo na cicatriz, pois como é muito recente, há o risco de infecção e de abertura dos pontos.

Caso você perceba que a cicatriz está muito avermelhada, com a região bem quente e saindo algum líquido, é importante consultar seu médico para que ele receite alguma pomada específica para o seu caso.

O ideal é dormir de barriga para cima. Dessa forma, não há pressão nem abafamento na área do corte. Quando a pele consegue respirar, a cicatrização é mais rápida e o bem-estar é garantido.

Entre a 2° e a 3° semana

Após a primeira semana, já é possível passar produtos cicatrizantes. Mas atenção: consulte sempre o seu médico, pois algumas substâncias não são indicadas durante o período de gestação e de amamentação.

Se o corte já estiver bem fechado e o seu médico autorizar, é possível fazer drenagem linfática para diminuir a dor e o inchaço da região. Além disso, tem a opção de usar óleos corporais durante a massagem, que hidratam a pele e estimulam a produção de colágeno, evitando a flacidez.

Após 20 dias

Depois de 20 dias após a cirurgia, as possibilidades de tratar a cicatriz de cesárea aumentam. Afinal, é possível buscar tratamentos estéticos, como laser, endermologia ou radiofrequência.

Se a cicatriz ficou com aspecto em relevo, a radiofrequência é bastante eficaz. Lembre-se de quanto antes for tratada, maiores são as chances de eliminar a marca.

Após 3 meses

Se as possibilidades de tratamento aumentam após os 20 dias da cesárea, elas se multiplicam após 90 dias. Nesse período, pode-se usar também ácidos na região da cicatriz.

No entanto, é sempre importante que você consulte o médico que acompanha seu pós-parto e um dermatologista de confiança. Como são produtos fortes, qualquer erro de aplicação ou de escolha de ácido pode piorar o aspecto da cicatriz.

O que fazer para minimizar a cicatriz de cesárea?

Além dos cuidados de acordo com o tempo de cirurgia, há outros que você pode — e deve! — manter até que o processo de cicatrização esteja completo. A seguir, listamos os mais importantes. Confira!

Preste atenção nos sinais do corpo

Ninguém conhece melhor o seu corpo do que você. Por isso, é importante prestar muita atenção a qualquer alteração, principalmente na região da cicatriz.

tratamento-de-cicatrizes

Se perceber qualquer mudança no aspecto do corte ou sentir incômodo ou dor, você deve procurar o seu médico de confiança para que ele analise o caso e, se preciso, indique o tratamento mais adequado.

Além disso, geralmente entre 15 a 30 dias após o parto, a mulher está liberada para retomar algumas atividades. No entanto, se o seu abdômen doer, significa que você chegou ao limite e, como seu organismo ainda está se recuperando, é importante fazer repouso imediatamente.

Repouse

Durante as seis semanas seguintes ao parto, o recomendado é que a mulher evite fazer esforços. Ou seja, o ideal é que ele se dedique apenas à sua recuperação, ao seu bem-estar, à amamentação e aos cuidados com o bebê.

Desse modo, é importante que, sempre que possível, você tenha ajuda nesse período, não apenas no que se refere às atividades domésticas, como também com os cuidados com o neném.

Lembre-se de que você precisa descansar e evitar se esforçar, pois isso pode comprometer a recuperação e, como consequência, gerar uma cicatriz mais marcada.

Evite a luz solar

Tomar um pouquinho de sol pela manhã realmente é muito bom, tanto para a mãe quanto para o bebê. Porém, tome cuidado para que a luz não afete a cicatriz. Isso porque o sol pode deixá-la escura, tornando o seu tratamento mais difícil. Em alguns casos, pode até mesmo ser irreversível.

Durante a cicatrização, a pele ainda está sensível e os raios ultravioletas prejudicam o processo, pois dificultam a recuperação e interferem na pigmentação da epiderme. Então, evite tomar sol na cicatriz de cesárea.

Capriche na hidratação

A hidratação da pele é fundamental durante o processo de cicatrização. Afinal, melhora a espessura e a maciez da pele, reduzindo as chances de resultar em uma cicatriz hipertrófica ou queloide, que são salientes, maiores que a região do corte, com uma camada de pele mais dura e, em alguns casos, mais escuras.

Para evitar que isso aconteça, passe diariamente um bom hidratante corporal na região. Mas, atenção: como você ainda está se recuperando, é indispensável escolher um hidratante específico para peles que estão em processo de cicatrização.

Além disso, é importante se hidratar de dentro para fora. Então, não deixe de beber de 2 a 3 litros de água por dia. Aliás, isso vai ajudar também na produção de leite materno.

Cuide do corte

Durante o processo de recuperação, recomenda-se limpar a cicatriz apenas com água e sabonete neutro, cuidando para manter o corte sempre limpo e seco. Isso ajudará na cicatrização e evitará infecção, que pode resultar em uma cicatriz mais evidente.

Se tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico se é preciso passar algum medicamento. Caso contrário, apenas esses cuidados são suficientes.

Utilize fita cicatrizante

As fitas de silicone são grandes aliadas no tratamento da cicatriz de cesárea. Elas ajudam na recuperação do tecido, evitam o surgimento de queloide, mantêm a hidratação da região (que é fundamental para que a pele se regenere) e, ainda, protegem a área.

Sem contar que são muito fáceis de serem utilizadas. Basta higienizar bem a pele e aplicar a fita adesiva de silicone no local. Depois, é só retirar apenas para tomar banho. Outra grande vantagem é que você poderá utilizar o mesmo produto por até 30 vezes, desde que o mantenha sempre bem limpo.

Além disso, a fita de silicone pode ser usada apenas quando a lesão estiver completamente cicatrizada, ok? No processo de cicatrização seu uso não é recomendado.

Viu como cuidar da cicatriz de cesárea é bem fácil? Os cuidados são simples e ajudam a amenizar bastante a marca na região. Se você quiser um resultado ainda melhor, use as fitas de silicone da Supérbia, que são feitas com material de altíssima qualidade, hipoalergênicas, dermatologicamente testadas e aprovadas pela Anvisa.

Gostou da ideia? Então, visite o nosso site e conheça as fitas para amenizar as cicatrizes, além de vários outros produtos para o seu bem-estar!

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

Pop Up Image

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Se inscreva aqui!X