Bolsa embaixo dos olhos: como cuidar deste problema?

7 minutos para ler

A região ao redor dos olhos apresenta uma pele delicada e fina, que, ao longo do tempo, acaba sofrendo com alguns problemas e maus hábitos, como reações alérgicas, pouca ingestão de água e má alimentação. Os resultados disso são as rugas, olheiras e a temida bolsa embaixo dos olhos.

Por mudar o aspecto do olhar, muitos se perguntam os motivos do seu surgimento. Esse problema é causado geralmente por envelhecimento ou hereditariedade. A melhor maneira de se prevenir é evitar os fatores que causam o fotoenvelhecimento, como estresse, tabagismo e exposição solar, além de aderir aos famosos tratamentos dermatológicos.

Se você deseja conhecer as causas e como tratar a bolsa embaixo dos olhos, não perca o nosso post. Boa leitura!

Quais são as causas da bolsa embaixo dos olhos?

A posição em que dormimos pode favorecer o acúmulo de líquido na face, de modo que é normal acordarmos com o rosto todo inchado, não é mesmo? No entanto, o efeito desaparece após lavar a região ou tomar um banho.

Já para as pessoas que sofrem com noites maldormidas, o problema é agravado, pois isso contribui para o acúmulo de líquido na região, embora não seja esta a única causa. Várias pessoas pensam que o problema está atrelado somente ao cansaço, porém, em muitos casos, o seu aparecimento se dá por outros motivos, como:

  • questões genéticas;
  • má alimentação;
  • pouco consumo de água;
  • ingestão de bebida alcoólica;
  • alergias;
  • envelhecimento.

Quais são os tratamentos para a bolsa embaixo dos olhos?

Existem várias opções de tratamento para amenizar a aparência da bolsa embaixo dos olhos. Quer saber quais são? Então, confira a seguir.

Preenchimento com ácido hialurônico

Esse tratamento é uma boa alternativa para acabar com a bolsa embaixo dos olhos, principalmente nos casos em que ela está acentuada pela presença de flacidez na região ou por sulcos na pele. Para isso, a substância é injetada na área dos olhos.

São aplicadas injeções superficiais, mediante o uso de uma agulha bem fina e pequena, provocando nenhuma ou pouca dor ao paciente. Antes disso, um anestésico tópico é aplicado para garantir um conforto maior.

No entanto, caso a pessoa não queira passar por esse procedimento, uma boa opção é usar um primer facial com ácido hialurônico. Por isso, opte por um que seja desenvolvido com os melhores componentes e que amenize a aparência da bolsa embaixo dos olhos. Além disso, ele deve preservar o colágeno natural da pele, reduzindo a aparência de rugas e linhas finas.

Compressas frias

A temperatura baixa ajuda na vasoconstrição, auxiliando a reabsorver os líquidos e reduzir o inchaço na área dos olhos. A compressa pode ser feita de muitas maneiras, como:

  • fatias de pepino: corte os pepinos em rodelas e deixe-os no congelador, colocando-os depois sobre os olhos por cerca de 10 minutos;
  • soro fisiológico: leve um pedaço de algodão embebido com soro fisiológico ao freezer e, depois, aplique sobre a bolsa;
  • chá de camomila: essa planta apresenta propriedades calmantes, sendo muito benéfica para esse caso. Assim, faça um chá forte, leve os saquinhos ao congelador e, após isso, aplique sobre os olhos;
  • colher gelada: coloque duas colheres no congelador por cerca de 5 minutos e aplique-as sobre as bolsas em seguida, deixando agir por 7 minutos.

Limpeza da pele

A limpeza é a base de toda a rotina de beleza da pele. Com ela, é possível ativar a circulação e, com isso, mais oxigênio e nutrientes chegam às células, o que estimula as produções de elastina e colágeno. Por consequência, isso promove a suavização das bolsas.

Além disso, esse processo também é importante para que a pele receba bem os princípios ativos dos outros passos de cuidados. Uma boa alternativa para isso é adquirir produtos sustentáveis, como uma esponja demaquilante, que remove todas as impurezas da cútis somente com água. Para usar, basta molhar o produto com água morna e passar suavemente na área dos olhos até que toda a impureza seja removida.

Para deixar a pele hidratada e macia, use uma loção de limpeza facial. Quando esse processo é feito diariamente, pode evitar o surgimento de acnes e envelhecimento precoce, além de diminuir a aparência da bolsa embaixo dos olhos.

Cosméticos

Cosméticos à base de géis, pomadas ou cremes são úteis para ajudar no tratamento da bolsa embaixo dos olhos. Isso porque eles apresentam propriedades hidratantes que aumentam a suavidade e elasticidade da pele e auxiliam na firmeza da cútis, além de terem efeitos drenantes, que eliminam o acúmulo de líquido na região.

Uma boa opção é escolher um creme esfoliante para o rosto, já que auxilia a eliminar as células mortas, controla a oleosidade e recupera a vitalidade da região. Para a bolsa embaixo dos olhos, por exemplo, use uma quantidade maior de água para que a esfoliação seja suave, de maneira que a pele sensível dessa área não seja agredida.

Massagens

Para as pessoas que têm tendência de reter líquidos e apresentar inchaço, é importante adotar uma rotina de massagens, como a drenagem linfática, para evitar que a bolsa apareça e, também, para estimular a circulação.

Esse método pode ser aplicado na área dos olhos e na testa para auxiliar na microcirculação local, favorecendo o direcionamento do líquido acumulado para os gânglios linfáticos e sua eliminação pela urina.

Adesivos de silicone

Os adesivos antissinais são placas de silicone de grau médico. Eles deixam a pele mais esticada e facilitam a chegada de água na camada da derme, preenchendo os sulcos e deixando a cútis mais viçosa, uniforme, hidratada e lisa.

Além de todos esses benefícios, eles também diminuem as bolsas embaixo dos olhos. Os adesivos permitem uma regulação hídrica na região e a compressão faz o inchaço no loca diminuir, amenizando as bolsas. Entenda melhor outras vantagens:

  • previnem o surgimento de rugas;
  • hidrata a região dos olhos;
  • fecha os poros e deixa a pele mais saudável;
  • aumenta a uniformidade da pele.

Veja alguns resultados reais:

   

Peeling químico

O peeling químico é feito por meio da aplicação de um ácido que, ao entrar em contato com a pele, promove uma descamação das suas camadas externas. Esse método acelera a renovação da derme e estimula a produção de elastina e colágeno, o que resulta na diminuição da flacidez na área dos olhos.

No caso mais brando de bolsa embaixo dos olhos, o peeling químico pode ser uma boa alternativa para eliminar esse incômodo. O tratamento necessita de cuidados posteriores, como aplicação de água termal, uso de cremes com efeito cicatrizante e calmante, além da utilização de protetor solar.

Como foi visto, a bolsa embaixo dos olhos pode apresentar várias causas, como má alimentação, genética, desidratação, entre outras. Por isso, não deixe de seguir as dicas que selecionamos para o tratamento e lembre-se de adquirir os nossos produtos para auxiliar na diminuição da aparência desse incômodo.

Gostou deste post e tem alguma dúvida? Então, entre em contato conosco. Será um prazer respondê-lo!

Posts relacionados

Deixe um comentário