Conheça os benefícios das frutas para o cabelo e para a pele

4 minutos para ler

Para cuidar adequadamente da pele e do cabelo, é ideal contar com os benefícios das frutas. Esse tipo de alimento, além de ser muito saboroso, oferece uma variedade de nutrientes essenciais que ajudam a manter o viço da beleza e a saúde em dia.

Por isso, não é novidade que uma alimentação saudável é indispensável para esses fatores. Vamos apresentar, neste post, 4 frutas que não podem faltar na sua dieta para preservar a beleza e a saúde dos cabelos e da pele, bem como seus principais benefícios.

Continue a leitura!

1. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e outras, estão no grupo dos melhores alimentos para quem quer cuidar da pele e do cabelo. Entre os seus benefícios, destacamos a presença de flavonoides, que são substâncias antioxidantes, ótimas para combater as ações negativas dos radicais livres.

Além disso, o consumo desse tipo de fruta contribui para controlar a oleosidade da pele e, consequentemente, para prevenir a acne. As frutas vermelhas também são ricas em vitamina C, portanto, estimulam a produção natural de colágeno no corpo.

Essa proteína influencia diretamente na elasticidade da pele, agindo na prevenção de rugas, de estrias e do envelhecimento precoce. Quanto ao cabelo, evita a queda e a quebra dos fios.

2. Abacate

Além da vitamina C — que já teve os seus efeitos mencionados acima —, o abacate é rico em vitamina E e em gorduras boas.

Ele auxilia no combate aos radicais livres e, como resultado, previne o envelhecimento. Ademais, ele estimula a hidratação do cabelo e da pele. Como resultado, proporciona mais firmeza às células e diminui a flacidez.

Quem consome essa fruta regularmente, combinada com uma alimentação balanceada, geralmente tem uma pele mais bonita e os cabelos bem hidratados. Devido à flexibilidade que o abacate proporciona à cútis, é possível notar a diminuição de novas estrias e a fruta pode, inclusive, combater a celulite.

3. Kiwi

Quem busca uma pele mais iluminada, uniforme e sem inflamações, deve consumir mais kiwi. Essa fruta, assim como as outras citadas, também tem vitamina C, mas conta com outras propriedades como magnésio, potássio e ferro, por isso, traz tantos benefícios à pele e, claro, à saúde no geral.

A fruta oferece muitas vantagens para quem busca uma pele com uma melhor aparência, como as prevenções de inflamações causadas pela acne e de hiperpigmentação. Tanto no couro cabeludo quanto no rosto, o kiwi ajuda a diminuir a produção de sebo em excesso, evitando a oleosidade. Essas ações ajudam a manter a pele e o cabelo rejuvenescidos por mais tempo.

4. Laranja

É outra fruta rica em vitamina C. Por isso, ela contribui bastante para estimular o colágeno e ajuda no combate ao envelhecimento precoce.

Contudo, entre os seus benefícios, destacamos a melhora da cor e da textura da pele, pois a laranja tem propriedades que colaboram positivamente para preservar a tonalidade, a firmeza e a saúde da cútis.

Beber um copo de suco natural da fruta por dia, por exemplo, ou ingerir uma laranja diariamente pode trazer resultados incríveis à pele. Nesse sentido, a tangerina, inclusive, também é uma opção que traz os mesmos efeitos à saúde.

Como visto, os benefícios das frutas são praticamente incontáveis e ajudam na saúde em geral. Para ter resultados ainda melhores, mantenha uma alimentação saudável, pratique atividades físicas, use filtro solar e conte com cosméticos que ajudam a complementar a rotina de skincare.

Agora que você aprendeu mais sobre como cuidar da sua pele consumindo algumas frutas específicas, aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais para que mais pessoas conheçam a influência da alimentação sobre a saúde em geral.

Posts relacionados

Deixe um comentário