Bem-estar materno: a importância do autocuidado na maternidade

8 minutos para ler

Você já pensou em ter um espaço aconchegante em que possa passar por tratamentos estéticos na gravidez e no pós-parto com tranquilidade? É comum grávidas e mamães fugirem de locais agitados, pois eles nem sempre são preparados para recebê-las e aos seus pequenos. A boa notícia é que isso tem uma solução!

A maternidade é um misto de sensações. Ao mesmo tempo em que apreciamos o presente que é ser mãe, nos deparamos com as dificuldades da gestação, do pós-parto e de ser responsável por um ser tão pequenino. Além disso, desempenhamos tantas funções que deixamos o autocuidado em último lugar — principalmente porque, muitas vezes, não nos sentimos acolhidas nessa fase da vida.

Pois, neste post, trouxemos uma dica valiosa sobre um lugar que abraça as mamães e está voltado a recuperar a autoestima e o autocuidado delas. Quem vai contar tudo é Helga Calheiros, gerente geral. Vamos lá?

A importância do bem-estar materno

A autoestima é a nossa capacidade de gostarmos de nós mesmos do jeitinho que somos, por dentro e por fora. Para alcançá-la, o caminho é o autocuidado, que nada mais é do que o carinho que temos por nós, pelo nosso corpo, pelos nossos sentimentos. Você já ouviu falar que quem ama cuida? Pois então: se nos amamos, devemos nos cuidar.

Bom, tudo isso é lindo — mas sabemos que, na maternidade, nem sempre é possível. Nosso corpo passa por diversas mudanças, a insegurança e o receio tomam conta, nossos afazeres dobram e tudo é uma novidade, seja você uma mãe de primeira, de segunda ou de mais viagens.

Além disso, a pressão (interna e externa) para ser uma mãe perfeita e ainda manter a boa forma após o nascimento do bebê também pesa a maternidade. E somando o turbilhão de hormônios a todos esses fatores, o resultado é uma sobrecarga materna, podendo até causar a depressão pós-parto.

É justamente por isso que o bem-estar materno é tão importante. São tantos acontecimentos ao mesmo tempo que, geralmente, deixamos de fazer algo por nós pensando no bem de quem amamos, principalmente da família e dos pequenos. O problema é que, se não estamos nos sentindo bem — sem as energias carregadas e a saúde em dia, sem o prazer de nos sentirmos felizes na própria pele — como podemos cuidar de alguém?

Uma gestante que se sente bem tem uma gravidez mais tranquila, evitando possíveis complicações. Uma mamãe feliz passa pelas adversidades com mais facilidade, e sabe captar melhor os momentos incríveis que a maternidade proporciona.

O conceito do espaço Amamãe

Gostar do reflexo que você vê no espelho é uma das maneiras de conquistar o tão sonhado bem-estar. Para isso, é interessante cuidar do corpo. Praticar atividades físicas regularmente, passar por procedimentos estéticos e tratamentos corporais e dar aquele up no visual, arrumando os cabelos, as unhas etc.

No entanto, sendo gestante ou mamãe tudo isso fica bem difícil. Os salões comuns, por exemplo, não contam com espaços para crianças, e ficamos expostas a produtos químicos não recomendados na gestação. Além disso, algumas mamães não conseguem praticar atividades físicas ou tratamentos estéticos porque não têm uma rede de apoio com quem deixar os filhos.

Foi pensando nessas e outras mulheres que o espaço Amamãe foi criado. Segundo a Helga, trata-se de ambiente acolhedor que oferece serviços especializados em gestantes, pós-parto e até mamães de crianças maiores. Há um berçário e um espaço kids com cuidadoras, sem custo adicional algum — sensacional, não é mesmo? O local conta ainda com uma equipe multidisciplinar especializada, que promove todos os serviços de maneira segura para essa fase tão delicada da vida da mulher.

Diferenciais

Os diferenciais do espaço Amamãe são muitos. A começar, o berçário é apropriado para amamentação e tem trocadores, tapetes adequados para engatinhar, berços confortáveis e câmeras, para as mamães acompanharem os pequenos enquanto praticam o autocuidado. No ambiente para as crianças maiores também há câmeras para que as mães vejam toda a diversão.

Durante as férias há oficinas de culinária, artesanatos e brincadeiras. Há até um salão de beleza kids onde, além de arrumar os cabelos e as unhas da turminha, é oferecido o serviço de festa infantil, com buffet e decoração!

Helga ainda conta mais vantagens do local:

Pensando nas mães de São Paulo precisamos refletir sobre a segurança de estacionar seu carro e ter tranquilidade para colocar ou tirar seu filho da cadeirinha, ter um ambiente acolhedor e com cuidado para brincar ou tirar uma soneca faz toda diferença para uma mãe poder fazer um tratamento estético ou não.

Atividades

Também são muitas as atividades que o espaço Amamãe proporciona às gestantes e mamães, com uma combinação de procedimentos sempre adequada para a fase em que cada uma se encontra. E fique tranquila, pois os profissionais são especializados e só prescrevem tratamentos seguros à saúde de mães e filhos!

Os serviços são:

  • gestantes — drenagem linfática com maca especial para acomodar a barriga e os seios, pilates, treinamento funcional, fisioterapia pélvica, psicóloga, nutricionista, hidratação facial e tratamentos capilares sem formol ou substâncias prejudiciais;
  • pós-parto e lactantes — massagens, tratamentos para redução de diástase abdominal, treinamento funcional, tratamentos de beleza e atendimentos de pediatria, fisioterapia, quiropraxia, nutrição e psicologia;
  • mamães de crianças mais velhas — todos os serviços podem ser feitos, inclusive a prática de muay thai.

Experiências

Cá entre nós, somente uma mãe para entender a outra, não é verdade? Por ser dominado por mamães, o espaço Amamãe oferece uma ótima oportunidade de trocar experiências, e esse apoio é incrível! Muitas amizades são feitas ali, e não apenas pelas mulheres, mas também pelas crianças que o frequentam esse ambiente. Helga também fala mais um pouco sobre como é essa colaboração:

As mulheres se sentem em casa, pois todas estão na mesma fase de vida e passando pelas mesmas dificuldades que existem neste período. Torna-se um ambiente de apoio psicológico e de muitas amizades.

Os benefícios de equilibrar vida e maternidade

Equilibrar a maternidade e a vida é uma missão que precisa de apoio para ser conquistada. Então, nada é melhor do que ter a ajuda de quem entende do assunto, como os profissionais do espaço Amamãe! Entre os benefícios de praticar o autocuidado, podemos destacar:

  • controle do ganho de peso durante a gestação, prevenindo complicações como a diabetes gestacional e o aumento da pressão arterial;
  • manutenção da boa forma no pós-parto, ajudando a amenizar a diástase abdominal;
  • melhora do condicionamento físico, dando maior disposição, principalmente, no final da gestação;
  • melhora da função intestinal, que tanto fica prejudicada na gravidez;
  • redução do surgimento das dores comuns da gestação, como câimbras e dores na coluna;
  • diminuição do inchaço;
  • ajuda à viabilização do parto vaginal;
  • manutenção da autoestima e da qualidade de vida.

Helga ainda destaca mais algumas vantagens de poder contar com o espaço Amamãe:

Com a autoestima alta a mãe tem menos chance de desenvolver depressão pós-parto, aumentando a segurança das mães no relacionamento com os seus parceiros, além de propiciar uma manutenção do equilíbrio mental.

Com certeza, os tratamentos estéticos na gravidez e no pós-parto são mais do que uma melhora da aparência. São um sinal de carinho e autocuidado. Fazem bem para o corpo e para a mente, trazendo o tão desejado bem-estar materno. É por isso que a Supérbia, em parceria com o espaço Amamãe, oferece um voucher de 10% de desconto para todas as clientes do espaço na compra de qualquer produto!

Gostou da leitura? Se quiser continuar por dentro das nossas novidades, siga nossas páginas nas redes sociais e saiba de tudo em primeira mão! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube.

Posts relacionados

Deixe um comentário