Conheça as 8 melhores opções de atividades para terceira idade

Conheça as 8 melhores opções de atividades para terceira idade

22 de maio de 2019 0 Por admin

Todo mundo sabe que a prática regular de exercícios físicos traz muitos benefícios para corpo e mente, melhorando a saúde de maneira geral. Mas você conhece as melhores atividades para terceira idade?

Um tempo atrás, o idoso era visto sempre como aquele que repousava o dia todo. Quem não se recorda das imagens de avós que tinha um senhor ouvindo vitrola e uma senhora fazendo crochê?

Pois bem, hoje, felizmente, a melhor idade é ativa e colhe os bons frutos de manter as tarefas do dia a dia, inclusive as atividades físicas. Mais qualidade de vida e bem-estar são os resultados disso. Quer saber quais são as modalidades mais indicadas para quem já passou dos 60? Então, continue a leitura e confira 8 delas!

1. Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade muito prazerosa ao mesmo tempo em que trabalha todos os grupos musculares. As grandes vantagens dessa modalidade são o impacto mínimo nas articulações e a sensação de relaxamento de estar na água.

Mas não se engane! Embora pareça bem tranquila, a hidroginástica exige do nosso corpo e queima muitas calorias. São aproximadamente 500 calorias por hora de aula. Bom, não é mesmo?

2. Natação

Essa atividade é muito interessante, principalmente porque ajuda na melhora do sistema cardiovascular. Para as pessoas que têm algum problema respiratório, ela é muito indicada, pois ajuda a reduzir os sintomas de rinite, bronquite, sinusite e asma.

A natação também é ótima para o tônus muscular e para gastar muitas calorias. Em uma hora dá para perder 600 calorias. Além disso, ela não causa impacto nas articulações e é muito divertida. Que tal aprender a nadar?

3. Yoga

O Yoga é uma atividade que reúne o corpo e a mente. Os movimentos precisam de concentração e equilíbrio para ser executados, o que demanda tanto do cérebro quanto dos músculos.

Entre os benefícios da modalidade estão: a melhora da flexibilidade, o fortalecimento dos músculos, a melhora na postura, a prevenção de dores nas articulações, a ajuda no sistema cardiovascular e na saúde dos ossos.

4. Musculação

Engana-se quem acha que a musculação é só para os jovens que querem ficar sarados. A atividade é ótima para a terceira idade, pois fortalece os músculos e os ossos, prevenindo a osteoporose.

Além do mais, ela é capaz de melhorar a saúde do coração e o alívio das dores, prevenir quedas por ajudar no equilíbrio, auxiliar no controle dos níveis de colesterol e glicose e no tratamento de diversas doenças.

Mas atenção! Essa atividade para terceira idade deve ser orientada e supervisionada por um educador físico especializado em exercícios para idosos. Isso porque, nessa fase da vida, é preciso ter alguns cuidados maiores para não ter lesões e outros problemas.

5. Dança

A dança é realmente sensacional. Mexe com o corpo todo, traz todos os benefícios dos exercícios físicos e, de quebra, é muito divertida! Existem diversas modalidades, desde as que se dança sozinho ou em dupla até as em coletivo.

Ela é uma ótima opção para quem precisa se distrair, além de se exercitar. A interação social que ela proporciona ajuda também na saúde mental do idoso. Afinal, fazer amigos é muito bom. Com tantos ritmos por aí, com certeza existe um ou mais que vão lhe interessar!

6. Caminhada

Quer uma atividade sem custo algum e que traz muitas vantagens para a saúde do corpo e da mente? A caminhada é a escolha ideal! Com roupas adequadas e um par de tênis que absorve impacto, você estará pronto para andar por aí.

É importante escolher um lugar calmo e plano, para não forçar as articulações, como um parque. Estar em meio às árvores e belas paisagens é um incentivo e tanto, concorda? Não se esqueça de se proteger do sol com filtro solar, boné ou chapéu e óculos escuros, além de levar uma garrafinha de água para beber, ok?

7. Bicicleta

Assim como a caminhada, pedalar também é um ótimo exercício. Ele fornece diversos benefícios, como a melhora da saúde do coração, fortalecimento muscular e ósseo, queima de calorias e ajuda na manutenção do peso corporal saudável.

Para praticar o ciclismo, opte por uma bicicleta adequada e vá a um lugar tranquilo, sem carros ou outros inconvenientes que possam atrapalhar a atividade. Por ser ao ar livre, aqui vale a dica de cuidados com o sol e a hidratação.

8. Hobbies

Você não leu errado! Manter um hobby também faz parte da lista de atividades para terceira idade. Isso porque cuidar da mente é necessário para ter uma boa saúde global.

É muito comum as pessoas aposentadas se sentirem tristes por não exercerem mais as suas funções. Passar o dia inteiro vendo televisão não é uma opção saudável. Por isso, ter alguma atividade que dê prazer e distraia é muito importante para a saúde mental. A seguir, veja as nossas sugestões para manter o cérebro sempre ativo.

  • A ginástica cerebral é boa para manter a lucidez e a memória, além de prevenir doenças degenerativas;
  • restaurar objetos, pintar, costurar e outros trabalhos manuais são ótimos para manter a mente funcionando;
  • cultivar uma horta ou jardim: mexer com a terra é relaxante e espairece a cabeça, além dar orgulho do trabalho concluído;
  • aprender novos idiomas;
  • viajar e passear;
  • jogar xadrez;
  • praticar esportes.

Vale lembrar que é importante consultar um médico antes de iniciar qualquer exercício físico para saber se está tudo bem com o corpo. Além disso, as atividades devem ser orientadas e supervisionadas por educadores físicos para que não acarretem qualquer tipo de problema.

Existem tantas atividades para terceira idade que fica até difícil escolher uma só, não é mesmo? Entre nadar, caminhar, pedalar, dançar e outras, escolha as que mais lhe agradam e pratique com regularidade. Assim, você poderá usufruir de todos os benefícios que elas trazem, como longevidade, qualidade de vida e bem-estar.

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