Quais são os sintomas de alergia no rosto? Saiba como cuidar

Quais são os sintomas de alergia no rosto? Saiba como cuidar

Os sinais de alergia no rosto podem causar alguns incômodos em quem está passando pelo problema. Inclusive, eles podem surgir por vários fatores, de forma inesperada. O uso de determinados medicamentos e cosméticos, a ingestão de certos alimentos, o excesso de exposição ao sol e, até mesmo, o suor podem ser as origens dessas reações alérgicas.

Além disso, tem as alergias no rosto que são adquiridas por meio de contato com outra pele doente. Porém, em todo caso, os sintomas sempre são desagradáveis e os cuidados tanto para prevenir quanto para tratar, são indispensáveis.

Dependendo da situação, a própria pessoa consegue resolver em casa, já em outros, é necessário ir ao médico. Acompanhe, na leitura a seguir, os sintomas da alergia no rosto e entenda como cuidar!

Bolinhas vermelhas

As bolinhas vermelhas podem surgir por vários motivos e não se limitam apenas à face, pois também podem aparecer no pescoço, braços e pernas. Uma das causas da alergia no rosto é a consequência da reação de contato com agentes agressivos, atrito da pele seca, cosméticos com validade vencida, entre outros.

Geralmente, as bolinhas surgem na região da boca, nariz e testa. Contudo, pode ser um caso de foliculite. Por isso, como as bolinhas vermelhas são algo bastante amplo, é ideal procurar um dermatologista para fazer a análise correta para receitar a melhor solução, principalmente se o problema acompanhar um dos sintomas a seguir.

Coceira

A coceira é outra reação que causa bastante incômodo e é um dos principais sintomas de alergia na pele. A causa desse problema pode ter várias origens como pele ressecada, rejeição de cosméticos e alergia ao sol. Para tratar a coceira, é ideal manter a região bem hidratada, usando produtos adequados para sua pele. Além de, claro, usar o filtro solar.

Caso a origem do problema seja reação a algum cosmético, pare de usar, pois em poucos dias já deve amenizar o sintoma. Porém, se a coceira persistir, pode-se utilizar um antialérgico para pele ou procurar um médico, quando acompanhado de outros sintomas ou piora do quadro alérgico.

Vermelhidão e inchaço

Placas vermelhas na pele, geralmente, são reações alérgicas de contato com tintas, látex, picadas de insetos venenosos e outras substâncias nocivas. Em casos mais sérios, é comum aparecer algum inchaço na região ou, até mesmo, bolhas. Além disso, a pele pode ficar mais grossa, áspera e descamar.

Nessas situações em que a vermelhidão não diminuiu em poucos dias e é acompanhado do inchaço, não é recomendado fazer o autodiagnóstico. Afinal, a reação da substância, somada a algum tratamento inadequado, pode piorar a alergia no rosto e deixar manchas ou cicatrizes.

Sendo assim, é relevante ressaltar que, ao utilizar qualquer produto químico, procure proteger a sua pele. Quando for aplicar cosméticos, prefira sempre aqueles indicados para o seu tipo de pele, além de garantir que a marca é de qualidade, para evitar alergia no rosto, pescoço e colo. Por fim, faça sempre um acompanhamento com um dermatologista e, caso tenha algum desses sintomas, procure o profissional para receitar o melhor tratamento.

Este conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para ver nosso artigo sobre produtos para pele sensível!

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da beleza?

Se inscreva aqui!X