Para que serve a spirulina e quais os seus benefícios?

6 minutos para ler

De tempos em tempos, pesquisadores encontram superalimentos ricos em nutrientes que melhoram a vida e a saúde das pessoas. Um desses alimentos poderosos é a spirulina, um tipo de alga que, além de fortalecer o sistema imunológico, também ajuda na redução de peso.

Mas você sabe como utilizar e para que serve a spirulina? Convidamos a Dra. Carmem Verônica Alves José, médica e homeopata que atua com medicina funcional, para tirar todas as suas dúvidas e explicar um pouco mais sobre esse superalimento. Se interessou? Então continue lendo.

O que é a spirulina?

Dra. Carmem explica que a spirulina é uma alga verde microscópica que cresce em lagos tropicais e subtropicais na América Central, América do Sul, África e Ásia. Devido a sua rica composição, esse tipo de alga é utilizado como suplemento nutricional e considerado, inclusive, um superalimento.

“Sua composição nutricional é bastante rica e tem de 60 a 70% de proteínas”, afirma a médica. Além disso, a spirulina contém um ativo chamado ficocianobilina, um antioxidante e anti-inflamatório que atua no combate aos radicais livres.

Abaixo, listamos outros nutrientes essenciais presentes nesse alimento:

  • aminoácidos importantes como metionina, fenilalanina, tirosina, cistina, entre outros;
  • 14 a 20% de carboidratos;
  • 6 a 7% de lipídios;
  • minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco e iodo;
  • betacaroteno;
  • vitamina A, E e K;
  • vitaminas do complexo B;
  • clorofila.

Por ser rica em proteínas, a spirulina é considerada uma opção proteica superior às proteínas vegetais. No entanto, quando comparada ao leite ou à carne, ela é uma fonte inferior.

Essa alga é comercializada em diversos formatos, como cápsula e pó, e pode ser ingerida com um pouco de água ou misturada com sucos. A compra pode ser feita em lojas de produtos naturais, farmácias, supermercados e lojas online.

Como consumir a spirulina?

“Para saber qual é a dose recomendada para cada paciente é importante procurar orientações médicas. Ingerir a alga em excesso não traz efeitos colaterais, já que ela é um alimento, porém, isso não é recomendado. O indicado é consumir até 2 g de spirulina por dia”, afirma Dra. Carmem.

Na hora da compra, é fundamental buscar por bons fornecedores e lojas com boa procedência, porque, se a spirulina for desenvolvida em um ambiente não controlado, pode ser contaminada com metais pesados e outras toxinas. Além disso, a embalagem deve ser bem vedada e armazenada de maneira adequada.

Sobre as contraindicações, Dra. Carmem afirma que não é recomendável que a spirulina seja utilizada por pessoas com fenilcetonúria, porque a alga tem níveis elevados de fenilalanina. Além disso, ela não deve ser consumida por gestantes, lactantes nem crianças.

Como usar a spirulina para um emagrecimento saudável?

“A spirulina conta com uma poderosa ação antiobesidade, pois aumenta a atividade da lipase lipoproteica, uma enzima responsável por hidrolisar os triglicerídeos, digerindo-os e modulando as reservas de gordura”, explica a médica.

Além disso, a alga estimula a sensação de saciedade devido à elevação dos níveis de aminoácidos no sangue, que estimulam a produção do hormônio colecistocinina, que atua no intestino, reduzindo a vontade de comer em quantidades excessivas.

Sua concentração de magnésio também auxilia na redução da vontade de comer doces, porque esse mineral consegue transformar o triptofano em serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar. A falta de serotonina é um dos motivos que levam o paciente a ter mais vontade de furar a dieta.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Para quem deseja utilizar a spirulina para auxiliar no emagrecimento, a dica da médica é ingerir uma cápsula uma hora antes das principais refeições, não excedendo duas cápsulas por dia.

Além da spirulina, é preciso incluir na rotina atividades físicas e uma dieta bem equilibrada, com frutas, verduras, legumes e carnes magras grelhadas. Alimentos açucarados e com alto índice calórico devem ser evitados.

Quais são as vantagens da spirulina?

Mas além do emagrecimento, para que serve a spirulina? Dra. Carmem explica que o uso do alimento pode trazer várias outras vantagens para o organismo. A seguir, listamos as principais.

Melhora a pele

A spirulina é rica em betacaroteno — substância responsável pelo pigmento de frutas e legumes, como a cenoura. Esse componente auxilia na preservação do colágeno, que garante firmeza e elasticidade à pele, e na produção de melanina, que ajuda a manter o bronzeado.

Além disso, a alga também conta com ação antioxidante, que combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele.

Alivia ansiedade e mudanças de humor

Como já mencionamos, a spirulina atua na formação do triptofano, um aminoácido que se transforma em serotonina. Associando o consumo da alga com vitamina B6 em altas doses, é possível aliviar os efeitos da ansiedade e da depressão e melhorar o humor. Nesses casos, a médica costuma recomendar o consumo de 4 cápsulas de 500 mg por dia.

Alivia sintomas físicos da rinite alérgica

Outro benefício do uso da spirulina é para pacientes que sofrem com rinite alérgica. Devido às propriedades anti-inflamatórias da alga, ela é capaz de inibir a liberação de histamina e reduzir significativamente os níveis de interleucina 4, aliviando sintomas físicos como congestão nasal, espirros, coceira e coriza.

Melhora o metabolismo

O consumo regular da spirulina auxilia na redução de peso e também na prevenção e tratamento de outras condições ligadas à obesidade, como diabetes, pré-diabetes, colesterol e hipertensão. Além disso, o zinco, presente nesse superalimento, tem poder anti-inflamatório e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Protege o fígado

A alga também apresenta efeito hepatoprotetor, protegendo o fígado de toxinas e evitando danos às células desse órgão. Além disso, a spirulina consegue reduzir a gordura acumulada no fígado.

Trata a anemia

A suplementação de spirulina melhora significativamente os parâmetros sanguíneos, aumentando o conteúdo de hemoglobina nos glóbulos vermelhos e melhorando quadros de anemia em adultos de ambos os sexos.

Dra. Carmem ressalta que a spirulina é um superalimento que conta com uma composição rica em nutrientes e traz diversos benefícios para o organismo. A alga, além de melhorar o metabolismo como um todo, também é uma grande aliada para quem procura perder peso e lutar contra a obesidade.

Agora que você já sabe para que serve a spirulina, acesse nosso site e adquira suas cápsulas para incluir esse superalimento em sua dieta.

 

Entrevistada

Dra. Carmen Verônica Alves José – CRM 66996

Telefones : (14) 34332111 e (14) 997404919

E-mail: [email protected]

Posts relacionados

Deixe um comentário