Entenda como criar uma rotina de cuidados com a pele

Entenda como criar uma rotina de cuidados com a pele

6 de junho de 2019 0 Por admin

Incorporar uma rotina de cuidados com a pele no seu dia a dia é o primeiro passo para alcançar uma cútis mais saudável e bonita. Esse ritual, que dura entre 5 e 10 minutos, pode fazer a diferença na sua pele e ainda se tornar um momento de relaxamento do corpo e mente.

A forma como você cria a sua rotina e quais os produtos escolhidos fica a seu critério e é importante que você tenha liberdade para mudá-los quando sentir necessidade. Para ajudar você a entender quais passos são importantes e qual a ordem de utilização, elaboramos este guia. Confira!

Limpeza

Ao longo do dia, nossa pele fica exposta a agentes externos, como a poluição, e acumula impurezas. A primeira etapa da rotina, portanto, é a higienização da pele, para que ela fique limpa e com a oleosidade equilibrada. Podemos separar a fase de limpeza em três pontos.

Demaquilante

Muito importante no período da noite para as usuárias de maquiagem, o demaquilante auxiliará a remover o excesso de make e protetor solar, retirando produtos à prova d’água que não sairiam facilmente com o sabonete ou gel de limpeza sem danificar a pele. O produto pode ser encontrado em versões como óleos, cremes, loções e lenços umedecidos.

Sabonete

Após o demaquilante, é a hora de lavar a pele com um sabonete, loção, gel ou espuma de limpeza facial. Essa etapa é responsável por retirar as impurezas da pele e o excesso de oleosidade. Deve ser realizada todos os dias, de manhã e à noite, com o produto específico para o seu tipo de pele.

Peles muito secas podem optar por limpezas em espumas hidratantes, enquanto as oleosas precisam de sabonetes em gel com ativos adstringentes, que retiram a oleosidade de forma mais profunda.

Tônico

Por fim, para encerrar a etapa de limpeza, utilizamos o tônico, responsável por reequilibrar o pH da pele e retirar qualquer resíduo e impureza que não tenha sido removido nas etapas anteriores. O produto pode ser utilizado com o auxílio de um algodão e deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele. Existem, no mercado, opções de tônicos hidratantes, calmantes e adstringentes, por exemplo.

Antioxidante

Essa etapa pode ser realizada após a higienização da pele. Os principais antioxidantes utilizados são as vitaminas C e E e o ácido ferúlico e podem ser encontrados em dermocosméticos, normalmente em formato de séruns.

O uso desse tipo de produto é importante porque ele combate os radicais livres, moléculas instáveis que danificam a pele e destroem as fibras de colágeno. Além disso, os antioxidantes estimulam a produção de novas fibras, evitam rugas e flacidez, auxiliam no clareamento de manchas e garantem uma pele mais luminosa, uniforme e viçosa.

Outra ação importante dessas substâncias é a potencialização da proteção contra os raios UV e os danos da poluição, pois elas criam uma barreira contra os agentes externos. Sendo assim, incluir cosméticos antioxidantes em sua rotina diária é importante para garantir que sua pele fique saudável e jovem por mais tempo.

Hidratação

Todas as peles precisam de hidratação e essa etapa é fundamental para repor a água e os nutrientes perdidos ao longo do dia. É nessa etapa, também, que podem entrar os tratamentos pró-idade, anti-acne e clareadores de manchas. 

Rosto

Ao escolher seu hidratante, leve em conta o seu tipo de pele. Peles oleosas ou mistas devem optar por produtos em gel-creme, que serão facilmente absorvidos sem deixar um aspecto oleoso. Já as peles secas preferem hidratantes mais densos e nutritivos, que deixarão um aspecto mais aveludado.

Ao escolher produtos de tratamento, é importante consultar um dermatologista e seguir à risca as instruções de uso. Produtos com ácido na composição, por exemplo, não devem ser utilizados durante o dia com o risco de mancharem a pele.

Área dos olhos

Essa é uma área mais sensível do rosto e tende a ser mais ressecada e marcar as linhas finas, por isso, precisa de hidratação constante com produtos específicos para a região. A aplicação do creme deve ser feita de forma suave, com leves batidinhas até que o produto seja completamente absorvido.

Lábios

Outra região delicada e que precisa de muita hidratação, principalmente em climas mais frios e secos. Inclua um hidratante labial na sua rotina e utilize sempre que sentir necessidade. Durante o dia, a dica é escolher hidratantes com proteção solar. Já no período da noite, utilize produtos mais densos e com alto poder hidratante.

Protetor Solar

O último passo da rotina diária deve ser o protetor solar. Ele deve ser utilizado diariamente, independentemente do clima. O protetor solar age como uma barreira contra os raios UVA e UVB protegendo, não só do envelhecimento precoce, mas também das doenças de pele e cânceres.

Opte sempre por protetores específicos para a pele do rosto, que apresentam uma fácil absorção e são livres de óleo. Em casos de exposição direta aos raios solares, é preciso que o produto seja reaplicado a cada duas horas.

Produtos adicionais

Se você quer incrementar a sua rotina, pode inserir alguns cuidados adicionais como a esfoliação uma vez por semana, que deve ser realizada durante a higienização, e as máscaras faciais, que apresentam uma gama diversa de objetivos como clareamento de manchas e ação calmante.

Peles com tendência a acne também podem precisar de maiores cuidados como o uso de loções secativas de espinhas, ácidos e outros tratamentos. Consulte sempre um dermatologista e entenda quais produtos podem ser utilizados e associados para conseguir os melhores resultados.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a ordem de aplicação dos produtos, a dica é começar sempre pelas fórmulas mais líquidas e, em seguida, aplicar os produtos mais densos e consistentes. É importante esperar que o primeiro produto seja todo absorvido antes de aplicar o próximo.

Com o passar dos anos, a sua rotina de cuidados com a pele deve mudar para atender às necessidades de reposição de nutrientes. Por isso, consultar um especialista regularmente é fundamental para entender suas demandas e manter a tez sempre saudável e bonita.

Gostou das dicas e quer receber mais informações? Assine nossa newsletter e recebe diretamente no seu e-mail.