Você sabe quais são os 4 benefícios do silicone para pele?

Você sabe quais são os 4 benefícios do silicone para pele?

22 de maio de 2019 0 Por admin

O silicone é um elemento que cada vez mais aparece nos cosméticos e produtos para cabelo. Isso porque, ele é um polímero sintético composto por uma harmonização entre silício e oxigênio, que permite uma excelente proteção da derme. Além de garantir um aspecto aveludado e macio ao longo do dia. Contudo, quais são as vantagens de utilizar o silicone para pele?

Muito além do toque aveludado, os cosméticos a base de silicone se tornaram de grande importância para as mulheres. Já que auxiliam na hidratação e proteção da pele, potencializando o resultado das outras substâncias presentes no creme ou primer aplicado.

Se você ainda não sabe quais são os melhores benefícios desse polímero para a pele, continue lendo nosso artigo! Separamos as principais informações para você manter a sua cútis sempre bela e saudável.

1. Intensifica a proteção da pele

Não é nenhum mistério que a proteção da derme é uma das principais preocupações que você deve ter na sua rotina de cuidados pessoais, certo? Afinal, uma pele bem protegida implica diretamente em uma derme mais saudável, que permite um envelhecimento de qualidade.

Quando utilizamos produtos à base de silicone, aumentamos a tensão superficial entre o cosmético e a pele, formando uma pequena camada protetora que evita a entrada de água e outros elementos nos poros. Isso faz com que qualquer produto que foi aplicado antes do silicone saia com facilidade.

Nesse sentido, é bastante comum que pessoas que não aplicam o silicone, após o protetor solar, tenham que retocá-lo com mais frequência para manter a derme livre da incidência dos raios UV. Por isso, dizemos que ele intensifica a proteção da derme, já que ele evita o contato de outros produtos com a água, fixando o filtro solar.

A dica de ouro é aplicar o protetor assim que realizar a sua limpeza facial matinal, passando uma leve camada do creme à base de silicone, para tirar o aspecto oleoso do protetor e mantê-lo por mais tempo na pele.

Lembre-se, no entanto, que isso não quer dizer que você está livre dos retoques, ok? Ainda que o silicone consiga fixá-lo na sua pele, ao longo do dia ele sai naturalmente em contato com a água e, para que sua cútis nunca sofra com os raios UV, o retoque se torna fundamental.

Outra opção é adquirir um filtro que já apresenta silicone na sua fórmula, conhecido por toque seco. Especialmente no verão, eles protegem mais a pele e garantem aquele aspecto aveludado, já que evitam o acúmulo de oleosidade nos poros, permitindo que a derme respire naturalmente.

2. Diminui o aspecto pegajoso

No tópico anterior, citamos um dos maiores benefícios do silicone para pele: o toque aveludado. Entretanto, como que isso acontece? Por ser um polímero de cadeia grande, suas substâncias se conectam durante a aplicação do produto, criando uma fina camada na pele em função da baixa tensão superficial, escondendo os poros de forma natural.

Isso traz diversos benefícios para todos os tipos de pele. Por exemplo, quem sofre com oleosidade excessiva, consegue diminuir a sensação pegajosa que ela causa, além de deixar a derme mais uniforme ao longo do dia.

Ainda, quem tem a cútis seca também se beneficia do silicone, já que ele diminui o efeito areia que outros produtos podem causar. Em outras palavras, ele evita que fragmentos da pele se juntem com outros cosméticos, como a base e o corretivo, evitando a formação de pequenos resquícios.

Vale lembrar, ainda, que para que esse benefício seja eficiente é preciso tomar cuidado com a sua aplicação. Isso porque, quando você utiliza o produto várias vezes ao longo do dia e em grande quantidade, ele pode ter o efeito contrário, acumulando as substâncias em função das finas camadas de proteção que ele cria.

Por isso, a dica é aplicá-lo logo após o protetor solar, realizando movimentos circulares na derme para que o produto fique bem espalhado e cubra a maior parte da superfície.

3. Evita a desidratação da cútis

A hidratação da pele é um dos principais cuidados que deve fazer parte da sua rotina diária. Afinal, uma cútis bem hidratada reflete em uma pele mais saudável e um bom envelhecimento, garantindo uma melhor autoestima ao longo do seu dia.

Você lembra que comentamos sobre a camada protetora que o silicone provoca? Pois é, além de proteger a pele, ela também evita a desidratação, já que mantém a lubrificação da cútis circulando por mais tempo.

E mais, quase todos os produtos apresentam agentes emolientes e hidratantes que potencializam o resultado da hidratação. Nesse sentido, além do silicone segurar a água já presente no nosso organismo, se você lançar mão de um cosmético produzido com essas substâncias, você consegue um resultado ainda melhor.

Vale ressaltar que, o silicone é um elemento tolerado pela maior parte da população. Em outras palavras, são poucos os organismos que apresentam casos de irritação ou alergia, permitindo uma democratização dos cosméticos compostos por esse elemento.

4. Suaviza as rugas e linhas de expressão

Com o passar do tempo, as rugas e linhas de expressão surgem de forma natural, em função da perda de colágeno e elastina que o nosso organismo apresenta. Muitas vezes, isso pode ser um grande incômodo na vida das mulheres, afetando a autoestima e o bem-estar.

Não é à toa que muitas mulheres buscam produtos e cosméticos como uma alternativa de envelhecer com qualidade e encontram o silicone como forma de ter uma pele mais lisa. Entretanto, como que ele mascara as rugas e linhas de expressão?

Da mesma forma que ele cria uma camada protetora na pele, ele também é capaz de preencher os sulcos que surgem com a perda do colágeno e elastina, servindo como uma ação temporária contra o desenvolvimento das rugas.

Vale lembrar que os silicones dificilmente penetram nos poros da pele, já que sua molécula é grande, apresentando diferentes substituintes na sua composição. Isso quer dizer que, além de ser capaz de mascarar as linhas de expressão, ele não obstrui os poros, permitindo uma boa circulação de ar e evitando que o crescimento de bactérias e fungos aconteça.

É importante ter em mente, no entanto, que ele não pode ser utilizado como forma de tratamento contra acne, já que ele não é composto por substâncias que realmente combatem a oleosidade e o crescimento das bactérias. Para ter um resultado mais eficiente, o ideal é alinhar os cosméticos de tratamento com o creme à base de silicone para finalizar.

Você percebe como o silicone para pele apresenta diversos benefícios? Além de intensificar a proteção da cútis, ele previne a oleosidade, aumenta a hidratação e disfarça as rugas e linhas de expressão que surgem com o envelhecimento. Lembre-se de escolher um produto de qualidade para que você possa usufruir de todas as vantagens com segurança.

Então, gostou das nossas dicas? Aproveite para colocá-las em prática e confira os produtos que temos disponíveis para você!