Você sabe como tirar olheiras? Confira nossas dicas e se livre delas

Você sabe como tirar olheiras? Confira nossas dicas e se livre delas

14 de agosto de 2018 0 Por admin

Ter uma rotina corrida é algo muito comum na vida das mulheres e, muitas vezes, existe uma dificuldade em colocar o autocuidado nas tarefas diárias. Essa falta faz com que alguns incômodos estéticos surjam, como as olheiras, que trazem uma aparência cansada e abatida ao rosto. Contudo, a falta de tratamentos eficazes gera uma dúvida muito comum: como tirar olheiras?

Um rosto saudável pode fazer toda a diferença na confiança de uma pessoa, assim como na imagem que é passada para os outros. É muito importante ter um tempo para cuidar de si.

Por isso, neste post, trazemos as melhores dicas para tirar olheiras. São atitudes práticas e fáceis de encaixar no seu cotidiano. Confira!

O que são as olheiras?

Para conhecer os melhores tratamentos, é preciso saber o que são as olheiras e como elas são formadas.  Em resumo, trata-se de um problema estético que acomete a região dos olhos, podendo aparecer tanto em homens quanto em mulheres de diferentes idades.

Elas são formadas por manchas escuras embaixo dos olhos e apresentam diversas causas. Abaixo, separamos as cinco mais comuns para você conhecer:

  • hereditariedade: é possível que as olheiras tenham uma origem genética, então, há um acúmulo maior de vasos sanguíneos nas pálpebras, que adquirem um tom avermelhado e escuro, que pode se agravar com o cansaço e até com a menstruação;
  • pigmentação extra: um nível mais alto de melanina na pele é um fator que propicia o surgimento de olheiras;
  • bolsas de gordura: elas são responsáveis por protegerem o globo ocular, porém, com o tempo, podem ceder junto com a musculatura da pálpebra e ocasionar a olheira;
  • sulcos profundos: o emagrecimento excessivo ou rápido pode reduzir a gordura da região malar — aquela que sustenta os canais lacrimais —, permitindo o aparecimento das manchas escuras com mais facilidade;
  • congestionamento de vasos: com o tempo e a má alimentação, alguns vasos podem congestionar, o que causa o surgimento da aparência fadigada.

Ainda, além desses fatores, existem outras causas que podem originar a olheira, como idade, pele ressecada, níveis altos de estresse físico e mental, insônia, excesso de trabalho, má alimentação, alergias, anemia e até tabagismo.

Embora a olheira tenha diferentes causas, não provoca nenhum problema grave de saúde.

Como disfarçar as olheiras?

Quem tem olheiras sabe que conviver com elas não é fácil. Além de se destacarem na face, elas podem passar a impressão de que a pessoa está cansada ou doente. Contudo, algumas dicas para tirar olheiras podem ajudar e proporcionar uma melhora na autoestima. Confira.

Creme para os olhos

Os cremes para os olhos são ótimas opções para disfarçar olheiras e melhorar o aspecto da pele. Eles contêm propriedades calmantes, que diminuem as bolsas abaixo dos olhos. Muitas vezes também amenizam as manchas, escondem os vasos e clareiam as olheiras mais escuras.

Para encontrar o melhor creme para você, o ideal é procurar um dermatologista. Atualmente, existem diversas opções de cosméticos produzidos especialmente para o tratamento dos olhos e das olheiras. Mas lembre-se: muitos desses produtos têm efeito momentâneo, ou seja, o resultado pode sumir com o passar do tempo.

Protetor solar

O protetor solar é um produto importante para a saúde da pele. No caso das olheiras, não poderia ser diferente. A derme abaixo dos olhos é muito fina e por isso pode ficar pigmentada com mais facilidade. Portanto, as chances de adquirir manchas pela exposição ao sol são grandes.

Para que isso não aconteça, aplique o protetor solar facial diariamente na região e reaplique o produto ao longo do dia. No mercado já existem protetores específicos para todos os tipos de pele, além da opção com cor, que ajuda a uniformizar o tom da cútis.

Água fria

A água fria é uma ótima aliada para disfarçar olheiras, isso porque a baixa temperatura acalma a pele, ajuda a fechar os poros e evita que as manchas escuras se acentuem. Por isso, na hora de lavar o rosto, opte sempre pela temperatura mais baixa. Outra dica é fazer uso de compressas de gelo ou até mesmo de uma colher gelada assim que acordar ou 30 minutos antes de sair de casa.

Corretivos

O corretivo é o método para disfarçar olheiras mais conhecido e utilizado. Isso porque ele camufla as manchas e auxilia na diminuição das bolsas. Existem diversos tipos de corretivos no mercado, mas os mais indicados para disfarçar olheiras são os coloridos.

Os corretivos coloridos servem para anular as cores das olheiras. Para isso, existem diversos tons do produto:

  • roxo ou lilás: é ideal para marcas marrons ou laranjadas, como manchas de sol e espinhas inflamadas;
  • verde: é indicado para pontos com vermelhidão, como acne, cicatrizes e vasinhos;
  • amarelo: disfarça manchas arroxeadas, hematomas e tons mais escuros;
  • laranja ou salmão: disfarça tons azulados, como veias, e proporciona maior cobertura para peles negras.

Maquiagem

Assim como os corretivos coloridos, a maquiagem em geral é muito indicada para disfarçar olheiras. Bases, corretivos cor de pele e pó compacto, quando usados corretamente, podem disfarçar todos os tipos de imperfeições da cútis.

Para isso, basta encontrar o tom ideal e o tipo de produto que vai funcionar para você (alta cobertura, matte, hidratante etc). Alguns métodos de aplicação também podem ajudar na hora de se maquiar, por isso procure por tutoriais e dicas com os melhores métodos.

Alimentos

Alguns alimentos podem ajudar a disfarçar olheiras, além de prevenir o escurecimento dessa parte do rosto. Isso porque eles são ricos em nutrientes e vitaminas que ajudam a manter a derme viçosa, bonita e saudável. Por isso, mantenha uma dieta balanceada com alimentos saudáveis, como couve, amêndoa, morango e batata-doce.

Qual o tratamento mais adequado?

Para ajudá-lo a cuidar das olheiras, selecionamos os melhores tratamentos para você não ter mais problemas com as manchas e o inchaço! Vamos lá?

Compressa com pepino

O pepino tem muitas propriedades benéficas que auxiliam no tratamento e na hidratação da pele e, ainda, apresenta muita praticidade na sua utilização. Além de ser calmante, tem nutrientes como vitamina C e ácido fólico, que trazem uma sensação de frescor ao rosto e são adstringentes, ajudando a clarear as manchas ao redor dos olhos ao regenerar as células da pele.

Para aplicá-lo, basta cortar o pepino em pequenas fatias e colocá-las na geladeira por 30 minutos. Se preferir, deixe o vegetal no congelador por tempo reduzido, assim você consegue conciliar o tratamento com uma rotina mais corrida. Depois, deixe agir nas áreas escuras por 10 minutos.

Lembre-se de que, para que você atinja melhores resultados, é preciso fazer o procedimento duas vezes ao dia. Assim, é possível notar a diferença com mais rapidez.

Compressa com camomila e chá-verde

Assim como o pepino, tanto a camomila como o chá-verde têm propriedades benéficas para o organismo. A camomila apresenta funções calmantes e anti-inflamatórias e o chá-verde é antioxidante. Mas o que isso quer dizer?

A compressa feita com a camomila será capaz de tirar as olheiras com maior rapidez, já que ela contrai os vasos sanguíneos. Nesse caso, é fundamental posicionar a cabeça arqueada, para potencializar o processo e aumentar o resultado.

Já o chá-verde, por ser antioxidante, regula a quantidade de radicais livres no organismo, isto é, impede a oxidação e a redução das células saudáveis. Essa característica é capaz de compensar as deficiências do corpo que atingem a região dos olhos, auxiliando, então, no tratamento das olheiras.

Para a aplicação, depois de fazer o chá, coloque o saquinho no congelador por alguns minutos para diminuir a temperatura e use o próprio sachê para fazer a compressa, aplicando-o na região por, pelo menos, 10 minutos. Lembre-se de manter a área limpa antes e depois do tratamento.

Cremes específicos

Os cremes para tratamento estético talvez sejam os mais conhecidos no mercado. Contudo, existem muitos que têm pouca eficácia e não produzem o efeito esperado. Por isso, é importante que eles sejam prescritos por um dermatologista, assim, ajudarão a diminuir e a descongestionar os vasos sanguíneos. Além disso, podem clarear a área e reduzir o inchaço.

De maneira geral, é importante prestar atenção na composição do produto para que ele tenha mais efeito. Se o seu objetivo é descongestionar os vasos, produtos com cafeína e vitamina K1 são mais indicados. Agora, apenas para clarear a região, cremes com vitamina C e Arbutim são ideais.

Tratamentos estéticos

Os tratamentos estéticos são indicados para quem tem manchas mais profundas e precisa de uma intervenção mais específica. Nesses casos, o tipo de olheira influencia diretamente o tipo de tratamento.

Por exemplo, para olheiras causadas por bolsas de gordura em excesso, o método mais indicado é a cirurgia plástica. Agora, para aquelas formadas em função da flacidez da pele, o melhor tratamento é feito com laser, peeling químico ou carboxiterapia. Já para as manchas com sulcos profundos, o ideal é fazer um tratamento com ácido hialurônico.

Tenha em mente que esses procedimentos devem ser realizados por profissionais especializados, como dermatologistas, para que não ocorra nenhum problema e nem prejuízos à saúde.

Adesivos para o rosto

Por fim, mas não menos importante, os adesivos para o rosto ajudam — e como! — no tratamento das olheiras. Muito usados para rejuvenescer peles flácidas e com rugas, os adesivos podem ser aplicados durante a noite, alisando as marcas de expressão e impedindo que a pele amasse. Assim, permitem uma nutrição mais profunda na cútis.

É a partir dessa nutrição e hidratação natural que as olheiras diminuem, sendo um procedimento fácil e rápido. De maneira geral, os adesivos podem ser usados entre 20 e 30 vezes, apresentando um ótimo custo-benefício.

As manchas escuras criam uma aparência cansada nas pessoas, mas ter uma pele saudável e bem hidratada não precisa ser um problema. Existem diversos tratamentos que podem ser feitos para resolver a situação, basta encontrar aquele mais adequado para você!

A prevenção é sempre o melhor remédio em relação a qualquer doença. No caso das olheiras, essa afirmação também é verdadeira. Por isso, no dia a dia, siga nossas dicas para tirar olheiras, cuide bem da pele com cremes e hidratantes, beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e evite a exposição excessiva ao sol.

E então, gostou do conteúdo? Acha que as informações foram úteis para você? Então, aproveite e assine nossa newsletter para receber mais dicas como essas!